1 / 17

DIFRAÇÃO

DIFRAÇÃO. Obstáculos Knife Edge ( gume de faca ). GUME DE FACA. É utilizado para obstáculos com um formato que se assemelha a uma faca ,isto é objetos íngremes não arredondados. Modelo Gume de Faca.

bryony
Download Presentation

DIFRAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIFRAÇÃO Obstáculos Knife Edge ( gume de faca )

  2. GUME DE FACA • É utilizado para obstáculos com um formato que se assemelha a uma faca ,isto é objetos íngremes não arredondados

  3. Modelo Gume de Faca • Em sistemas de telecomunicações é importante calcular a atenuação causada por difração em montanhas. • A fim de estimarmos estas perdas, utiliza-se o modelo gume de faca

  4. Gume de Faca • A curva ao lado dá o ganho de difração, em função do parâmetro de Fresnel, dado por: EM RADIANOS

  5. Gume de Faca Onde : H - a distância entre o topo do obstáculo e a linha de visada ,valor conheci- Do como folga de percurso.Quando o obstáculo ultrapassar a linha de visada ,toma- H positivo e em caso contrário ,tem-se H negativo. rm é o primeiro raio da zona de Fresnel

  6. Gume de Faca

  7. Gume de Faca • Considerando-se a altura h do obstáculo muito menor do que d1 e d2 e muito maior do que ao comprimento de onda, tem-se que a diferença de caminho é dada por:

  8. Exemplo • Considere a perda devido a difração para : • a)h = 15m ;b) h=0 ;c)h=-25m Compare os resultados usando os valores do gráfico com as equações dos ganhos . Para cada um dos casos identifique as zonas de Fresnell desbloqueadas .

  9. Solução G(Db) = -21,71dB

  10. Solução Com o valor encontrado de v = 2,74 entrando no gráfico podemos determinar o ganho em dB aproximadamente de 22 dB .

  11. Solução • A diferença de trajeto entre o raio que tangencia o pico da obstrução e o raio direto é dado por :

  12. Solução • Para determinarmos quais as zonas de Fresnell que são obstruidas pelo pico de gume de faca ,calculamos o inteiro n tal que satisfaça a relação Portanto ,há uma obstrução das tres primeiras zonas de Fresnell.

  13. Solução • B) h=0 Neste caso v =0 temos que as perdas por difração é de 6 dB. Como h =0 neste caso =0 e o pico Da obstrução está bem no meio da 1 Zona de FRESNELL.

  14. Solução • c) h=-25m v=-2,74 Pelo gráfico podemos notar que o ganho é de Aproximadamente de 1 Db E aplicando a equação obtemos um ganho de 0dB

  15. Exemplo 2

  16. Solução

  17. Solução Temos que as perdas por difração são de 25,5dB

More Related