1 / 22

O Livro do Apocalipse e os escritos da 3a. geração

O Livro do Apocalipse e os escritos da 3a. geração. As seguidoras e os seguidores de Jesus de Nazaré no final do 1o. Século (anos 80 a 100). Contexto. Ano 64: Primeira perseguição aos cristãos pelo Imperador Nero; Ano 66: Início da Guerra Judaica contra os romanos;

Download Presentation

O Livro do Apocalipse e os escritos da 3a. geração

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Livro do Apocalipse e os escritos da 3a. geração As seguidoras e os seguidores de Jesus de Nazaré no final do 1o. Século (anos 80 a 100)

  2. Contexto Ano 64: Primeira perseguição aos cristãos pelo Imperador Nero; Ano 66: Início da Guerra Judaica contra os romanos; Ano 70: Destruição de Jerusalém e do Templo pelos romanos; Ano 95: Segunda perseguição aos cristãos pelo Imperador Domiciano;

  3. O movimento Apocalíptico Apocalipse vem do grego e significa revelação, isto é, tirar o véu. Ao tirar o véu que recobre os acontecimentos, o apocalipse clareia o caminho da esperança. No sentido do povo, apocalíptico significa catástrofe, confusão, desastre, fim do mundo, algo que ninguém é capaz de evitar, porque vem das forças ocultas e incontroláveis. Apocalipse traz sempre a idéia de algo que foge do normal.

  4. O Estilo Apocalíptico • Há várias maneiras de transmitir uma mensagem: cânticos, poesia, cordel, teatro, novela, dança, discurso, etc. A escolha depende do destinatário e do mensageiro. Na Bíblia, a Boa Nova é transmitida em várias formas: história, salmos, sabedoria, novelas, evangelhos, cartas e apocalipse.

  5. Um apocalipse era a forma apropriada em tempo de perseguição. Era a maneira de comunicar uma mensagem de conforto e esperança um povo ameaçado e perseguido, numa linguagem incompreensível para seus perseguidores. Por isso quem usa o apocalipse para incutir medo e aumentar o desânimo está totalmente errado.

  6. O apocalipse procura dividir a história em etapas: - Faz uma comparação - Volta ao passado - Olha para o futuro - situa o presente Além disso o apocalipse expressa tudo por meio de visões e imagens, inclusive imagens estranhas.

  7. Em resumo: O contexto em que é escrito é sempre de perseguição; • São escritos de profundo sentido de esperança, para animar; • Devido a perseguição, a linguagem é muito simbólica, nunca deve ser tomada ao "pé da letra" .

  8. O Apocalipse de João • O Apocalipse de João quer animar as comunidades do fim do Século 1 d. C. Foi escrito para iluminar a situação de sofrimento e reanimar a fé, a esperança e o amor das comunidades. O apocalipse é um livro do seu tempo, escrito para o seu tempo. Mas por sua atualidade, é válido para todas as épocas. • O autor se apresenta: "Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação" (Ap 1,9). Ele não invoca nenhum título: nem de apóstolo, nem de evangelista, nem de presbítero, nem de profeta. É apenas irmão e companheiro na tribulação. Sendo ele mesmo um perseguido, conhece o drama dos companheiros e por isso tem condições de anima-los.

  9. O nome João aparece quatro vezes: três na introdução (Ap 1, 1.4.9) e uma vez na conclusão (Ap 22,8). O que parece bem provável é que o Apocalipse tenha a mesma da mesma herança das comunidades do Evangelho de João e das Cartas. Mas os autores são diferentes. • Ao que tudo indica, o autor era um coordenador de comunidade, pois, confonne transparece nas cartas de João, estava por dentro da situação de cada uma das comunidades (Ap 2-3). Isso lhe dá autoridade para falar.

  10. O Livro do Apocalipse de João pode ser dividido da seguinte forma: • Capítulo 1 - Introdução; • Capítulos 2 ao 3 - Carta para as 7 igrejas; • Capítulos 4 ao 11 - Apocalipse I - 1o. Roteiro da caminhada do povo; • Capítulos 12 ao 22 - Apocalipse 11 - 2o. Roteiro da caminhada do povo;

  11. 1a. Redação do Livro do Apocalipse - Compreende os capítulos 4 ao 11 - anos 54 a 68 d. C. Escrito durante a grande perseguição do Imperador Nero. Tem a intenção de ajudar os cristãos a se situarem diante dos acontecimentos de martírio; • 2a. Redação do Livro do Apocalipse - Compreende os capítulos 12 ao 22 - em torno do ano 95 d.C. Escrito durante a perseguição de Domiciano. Traz uma nova leitura da realidade.

  12. Os símbolos no Apocalipse • Quem é Jesus? • Cristo - Libertador - Testemunha fiel- Filho do Homem - Primogênito dos Mortos - o Amém - Chefe dos Reis da Terra - Alfa e Ômega - Vivente.- Vivo para sempre - Filho de Deus - O Santo O Verdadeiro - cordeiro - Rebento de Davi - Pastor - Filho - Alguém - Templo - Rei dos reis Senhor dos Senhores e outras imagens.

  13. Os símbolos no Apocalipse • 7 - totalidade, perfeição; 07 espíritos e 7 olhos - plenitude do espírito de Deus; candelabros - as comunidades (igrejas); túnica - sacerdote; cinto de ouro - rei; cabelos brancos - divindade; olhos de fogo - tem a ciência de Deus para penetrar tudo, ver tudo; pés de bronze - firmeza; voz como as águas - poderoso; 7 estrelas - chefes das igrejas; anjos - animadores das igrejas; espada de 2 cortes - evangelho - julga a igreja e o mundo; rosto brilhante como o sol - a transfiguração; como morto - comunidades com medo das perseguições; primeiro e último - senhor da história; arco-íris - amor a misericórdia; brilho das pedras preciosas - santidade e transcendência de Deus;

  14. Os símbolos no Apocalipse • 24 anciãos - o povo de Deus; veste branca - ressurreição; coroa - vitória; relâmpagos, vozes e trovões - ação de Deus na história; mar de vidro - Deus governa todos os povos; 4 seres vivos - a criação; 4 - totalidade (pontos cardeais, elementos da natureza); olhos - vigilante; assaz - rapidez; sete selos - livro totalmente fechado; João chora - desespero das comunidades; está de pé ressuscitado; 4 selos - representam a história das pessoas dominadas pelo mal; 4 cavaleiros - símbolo do mal; os anjos seguram os 4 ventos - proteção ao povo de Deus; 12 tribos - o povo de Deus; 144.000 - povo de Deus incontável; grande tribulação - perseguição; tendas - sinal da aliança; abertura do 7o. selo - o livro do projeto de Deus está aberto; silêncio para meia hora - indica a importância do que vai acontecer;

  15. trombetas - sinal de alerta para o julgamento; incenso - o pedido dos mártires será atendido por Deus; terra, mar, rios, fontes e astros - o julgamento é universal; um terço - o julgamento acontece aos poucos, ao longo da história; pragas do Egito - a ação de Deus no passado em favor do seu povo; os gafanhotos - sa praga do Egito; as grandes potências Egito, Assíria, Pérsia, Gregos e Romanos; Rio Eufrates - rio de onde vinham os exércitos inimigos; • 6a. trombeta - apelo à conversão; anjo forte - grande intervenção de Deus; mar e terra - o julgamento atinge a todos; doce - anuncia a salvação; amargo - prova perseguição; medida – sinal de proteção e preservação; 7 cabeças e 7 coroas - total poder sobre os impérios do mundo;

  16. serpente, diabo, satanás - símbolos do mal; pantera, urso, leão - a besta (Roma) é uma superpotência; cabeça ferida e curada - o império parecia ter caído com Nero (cabeça ferida), mas depois volta a dominar (cabeça curada); 42 meses - a besta age até o fIm da história; falso profeta - segunda besta, propaganda mentirosa; cordeiro e dragão - mal com aparência de bem; mão direita - controla a ação; fonte - controle pensamento; comprar e vender - economia; 42 meses (1.260 dias) - 3 anos e meio - tempo de perseguição de Antíoco IV aos judeus; 4 selos - 1 ° selo - poder e conquista: 2° selo competição: 3° selo - fome, peste: 4° selo - doença, morte; 3 dias e meio - a vitória da besta é curta; 13 besta - imperador; 23 besta - propaganda do império; n° 666 - corresponde ao número de César/Nero - signifIca o máximo da imperfeição - indica a fraqueza das ditaduras;

  17. 7 cabeças - as 7 colinas de Roma, 7 reis do século I; 10 chifres - países dominados por Roma; nova Jerusalém nova humanidade; novo céu e nova terra - nova relação entre Deus e o povo; muralhas com 1.444 côvados - 12 portas com o nome das 12 tribos - 12 alicerces com o nome dos 12 apóstolos; cavaleiro - Jesus como o Senhor absoluto da história; primeira ressurreição - conversão, batismo; Segunda morte - morte defInitiva; verde - cor do cadáver que se apodrece; abaddon - destruição (hebraico);

  18. apollyon - destruidor (grego); asas de águia - proteção com eu Deus conduz seu povo; três e meio metade de 7 - incompleto, imperfeito; barulho de águas torrenciais - majestade e poder; • as coisas presentes - as 7 cartas para as comunidades; as coisas que devem acontecer depois delas - o testemunho da igreja ao mundo; 7 chifres - poder total; mulher - Eva, mãe da humanidade, povo de Israel, Maria, mãe de Jesus; comunidade - povo da nova aliança; prostituição - idolatria.

  19. Heranças das Comunidades Paulinas • Na segunda geração Cristã, os discípulos de Paulo continuaram o trabalho missionário da equipe de Paulo iniciado na geração anterior. • Continuaram a redação de textos em forma de carta e também de Evangelho. • Reuniram as cartas escritas na 1ª. geração para que não haviam sido perdidas. Estas inclusive passaram a ser conhecidas e adotadas por outras tradições de comunidades cristãs como as comunidades de Tiago e do discípulo amado. Divulgaram assim o jeito paulino de seguir Jesus de Nazaré.

  20. Heranças das Comunidades Paulinas • Na 3a. Geração são escritos de lideranças da era sub-apostólica sob influência das comunidades fundadas por Paulo. São elas: • Carta aos hebreus (Hb) em torno do ano 100 E.C. • Cartas Pastorais (1 e 2 Tm, Tt) em torno de 115 E.C. • 2 Pd em torno do ano 130 E.C.

  21. Herança das Comunidades Joaninas São comunidades formadas pelos seguidores e seguidoras de Jesus de Nazaré cuja herança se encontra nos texto de: - Jo (Evangelho atribuído a João); - 1, 2 e 3 Jo (as três cartas);

More Related