1 / 11

Virgem Maria, Presença de Cristo

Virgem Maria, Presença de Cristo.

bozica
Download Presentation

Virgem Maria, Presença de Cristo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Virgem Maria, Presença de Cristo

  2. A presença da Virgem Mãe de Cristo figura nos escritos dos primeiros cristãos, como nas venerandas fórmulas de fé. Ela é recordada em antigos textos concernentes ao Batismo e à Eucaristia. Outros indícios são o grafito da saudação do Anjo Gabriel a Maria encontrados nas escavações de Nazaré (II-III sec.), as figuras encontradas nas catacumbas romanas, a oração do Sub tuum praesidium ("Sob a vossaproteção”)(III século). 

  3. Para os Padres da Igreja dos primeiros séculos é indispensável referir-se à Maria para compreender a pessoa de Cristo: Aquele que se fez carne criou para si o prodígio de uma Virgem Mãe.  Não faltou nunca na Igreja a pregação da encarnação de Cristo no seio da Virgem, e ao mesmo tempo também a sua memória litúrgica, tornada explícita desde o século IV, na festividade do Natal, primeira festa também da Mãe de Deus.

  4. Ao reconhecimento de tal dignidade de Mãe de Deus no Concílio de Éfeso em 431, seguiu-se no Oriente e no Ocidente, um florescimento cultual para com Maria. A sua memória se estendeu aos dias anteriores e seguintes ao Natal, amadurecendo em muitas Igrejas uma festa em honra da Virgem Mãe. Maria, Mãe de Jesus Cristo e de seus discípulos, tem estado muito perto de nós, tem nos acolhido, tem cuidado de nós, sob sua maternal proteção.

  5. Temos pedido a ela, como mãe, perfeita discípula e catequista da evangelização, que nos ensine a ser filhos em seu Filho e a fazer o que Ele nos disser (CfJo 2,5). A virgem Maria é a imagem esplêndida da conformidade do projeto da Santíssima Trindade que se cumpre em Cristo.

  6. Desde a sua Concepção Imaculada até sua Assunção, recorda-nos que a beleza do ser humano está toda no vínculo do amor com a Trindade, e que a plenitude de nossa liberdade está na resposta positiva que lhe damos.

  7. Nos diferentes momentos da luta cotidiana, muitos recorrem a algum pequeno sinal do amor de Deus: um crucifixo, um rosário, uma vela que se acende um filho em sua enfermidade, um Pai Nosso recitado entre lágrimas, um olhar entranhável a uma imagem querida de Maria, um sorriso dirigido ao Céu em meio a uma alegria singela.

  8. Também encontram a ternura e o amor de Deus no rosto de Maria. Conhecendo sempre melhor Maria, tornamo-nos mais semelhantes ao Filho de Deus que se fez homem no seu seio. A Virgem de Nazaré teve uma missão única na historia da salvação, concebendo, educando e acompanhando seu Filho até seu sacrifício definitivo.

  9. Do alto da cruz, Jesus Cristo confiou a seus discípulos, representados por João, o dom da maternidade de Maria, que brota diretamente da hora pascal da sua morte. “E desse momento em diante, o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19, 27). Perseverando junto aos apóstolos a espera do Espírito Santo (cf. Atos 1,13-14), ela cooperou com o nascimento da Igreja missionária, imprimindo-lhe um selo mariano que a identifica profundamente.

  10. Maria é a grande missionária, continuadora da missão de seu Filho e formadora de missionários. Fala-nos o Papa Bento XVI: ”Maria Santíssima, a Virgem pura e sem mancha, é para nós escola de fé destinada a nos conduzir e a nos fortalecer no caminho que conduz ao encontro com o criador do céu e da terra. Permaneçam na escola de Maria. Inspirem-se em seus ensinamentos. Procurem acolher e guardar dentro do coração as luzes que ela, por mandato divino, envia a nós a partir do alto”.

  11. Texto – Dom Geraldo Majella Agnelo – Música – Ave Maria – Demis Roussus Imagens – Google – Formatação – Altair Castro 10/04/2011

More Related