1 / 34

Como adventistas do sétimo dia, cremos no sacerdócio universal de todos os crentes.

Como adventistas do sétimo dia, cremos no sacerdócio universal de todos os crentes. Especialistas em crescimento de igreja têm enfatizado a importância de resgatar a metodologia bíblica do pastoreio dada por Deus a Moisés. Uma das atividades do pastoreio é a delegação de tarefas.

Download Presentation

Como adventistas do sétimo dia, cremos no sacerdócio universal de todos os crentes.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Como adventistas do sétimo dia, cremos no sacerdócio universal de todos os crentes.

  2. Especialistas em crescimento de igreja têm enfatizado a importância de resgatar a metodologia bíblica do pastoreio dada por Deus a Moisés

  3. Uma das atividades do pastoreio é a delegação de tarefas.

  4. Cada indivíduo no acampamento de Israel pertenceria a um grupo de dez, dirigido por algum oficial (Ex 18:13-23).

  5. Um grande líder, como Moisés, sempre investe na próxima geração porque sabe que, se não ajudar a reproduzir sua liderança, a geração seguinte terá problemas.

  6. Ele entende que,através do processo de mentorear ou discipular líderes potenciais de hoje, estará liderando para além de sua própria vida.

  7. No segundo chamado que Cristo fez a Pedro (Jo 21:15-17), encontramos o imperativo aos Seus seguidores: “apascenta os Meus cordeiros”.

  8. Após três anos e meio de treinamento, capacitação, testemunho vivo e inspiração, o pequeno grupo de doze homens liderados por Cristo estava pronto para o crescimento.

  9. O exemplo vivido por Cristo e Seus apóstolos no primeiro século e no início do movimento adventista atesta a excelência e a eficácia da estrutura estabelecida por Cristo para evangelizar o mundo.

  10. A prática de delegar responsabilidade e compartilhar o ministério também foi praticada pelos apóstolos.

  11. O resultado de delegar atividades e escolher homens para cuidar do povo, ministrar, pastorear, permitiu que os apóstolos dessem continuidade ao ministério importante que realizavam no meio do povo.

  12. A bênção de Deus continuou e aumentou. A igreja permanecia unida (At 6:5), a palavra se espalhava e a igreja se multiplicava.

  13. Deus chama todo o Seu povo para o ministério, chama pessoas diferentes para ministérios diferentes.

  14. Se membros e pastores não compreenderem suas funções, a igreja não alcançará a maturidade em Cristo, e o pastor sempre estará sobrecarregado, tendo um ministério superficial

  15. As igrejas modernas estão cheias de homens e mulheres frustrados.

  16. Como, então, uma igreja pode se transformar em um lugar onde cada membro tenha condições de viver o seu ministério e cumprir a grande comissão?

  17. Nos Pequenos Grupos o membro é pastoreado, transformado e encontra um ambiente propício para desenvolver seus dons

  18. O grupo serve como comunidade em que os cristãos podem prestar contas uns aos outros e manter total transparência entre si.

  19. Temos uma igreja voltada para si mesma, para suas próprias necessidades.

  20. Muitos entram nos templos, ouvem sermões, cantam, oram, entregam suas ofertas e não são percebidos, cada um vive a fé do seu jeito.

  21. “Pastoreai as minhas ovelhas, elas estão aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” (Jo 21:15-17).

  22. Na igreja em pequenos grupos as coisas não são assim. O pastor, o coordenador e o supervisor acompanham e orientam os líderes de Pequenos Grupos através de reuniões semanais ou quinzenais.

  23. A igreja que alcançou maturidade e compreensão do sacerdócio de todos os crentes e está convencida de que todos os crentes são chamados na tarefa de fazer discípulos...

  24. ... não encontrará outro ambiente melhor para cumprir com a grande comissão que os Pequenos Grupos.

  25. Dessa maneira, as necessidades do rebanho poderão ser sentidas e percebidas de perto.

  26. Todo membro de pequeno grupo se torna uma testemunha para outras pessoas.

  27. O pastor deve se reunir regularmente com os líderes dos pequenos grupos para se certificar de que eles permaneçam espiritualmente saudáveis.

  28. Já que o cuidado dos membros, no modelo novo, voltou à sua base bíblica no Pequeno Grupo, muito do tempo do pastor deve ficar livre, e deverá ser usado de duas maneiras:

  29. 1) Passando a visão pastoral aos líderes dos Pequenos Grupos. 2) Criando novos Pequenos Grupos

  30. Nesse modelo, os pastores seriam responsáveis perante a Associação pela multiplicação de seus grupos.

  31. “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

  32. Somente quando líderes leigos recebem poder, a igreja pode realmente se tornar a igreja de Jesus Cristo.

More Related