1 / 17

O PODER DAS PALAVRAS

O PODER DAS PALAVRAS. INTRODUÇÃO

billie
Download Presentation

O PODER DAS PALAVRAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O PODER DAS PALAVRAS

  2. INTRODUÇÃO “DA TERRA FORMOU, POIS O SENHOR DEUS TODOS OS ANIMAIS DO CAMPO E TODAS AS AVES DO CÉU, E OS TROUXE AO HOMEM PARA VER COMO LHES CHAMARIA: E TUDO O QUE O HOMEM CHAMOU A TODO SER VIVENTE, ISSO É O SEU NOME . ASSIM O HOMEM DEU NOMES A TODOS OS ANIMAIS DOMÉSTICOS, AS AVES DO CÉU E A TODOS OS ANIMAIS DO CAMPO.” (GEN 2,19-20)

  3. TÓPICOS A SEREM TRATADOS • CONSIDERAÇÕES INICIAIS • CONCEITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO • INFLUÊNCIA DA PALAVRA • CONCLUSÃO

  4. CONSIDERAÇÕES INICIAIS “O HOMEM PÔS NOMES A TODOS OS ANIMAIS, A TODAS AS AVES DOS CÉUS E A TODOS OS ANIMAIS DOS CAMPOS”..MESMO SEM INQUIRIR OS “MOTIVOS” DE DEUS, É LICITO PERGUNTAR: POR QUAL RAZÃO TERIA SIDO NECESSÁRIO QUE ADÃO PUSESSE NOME EM CADA ANIMAL? A SAGRADA ESCRITURA DIZ AINDA”... E TODO O NOME QUE O HOMEM PÔS AOS ANIMAIS VIVOS, ESSE É O SEU NOME. TER UM NOME SIGNIFICA TER UMA EXISTÊNCIA”. E ESSA EXISTÊNCIA PRECISA TER UMA IDENTIDADE. TANTO QUE TODAS AS ESPÉCIES CONHECIDAS TEM NO GENOMA SUA ASSINATURA (AINDA QUE NÃO DE TODO DECIFRADA). QUANDO O CONHECIMENTO NÃO ESTAVA TÃO AVANÇADO, CADA ESPÉCIE VIVENTE JÁ ERA ESPECIFICAMENTE CARACTERIZADA POR PALAVRAS LATINAS, QUE LHE IMPRIMIAM UM SELO IDENTIFICADOR .ESSA NECESSIDADE É TÃO PRESENTE HOJE, QUE NOVAS ESPÉCIES SEGUEM O MESMO PADRÃO NOMINATIVO.

  5. CONSIDERAÇÕES INICIAIS ORA, SE ISSO É TÃO FUNDAMENTAL PARA A OBRA CRIADA, COMO UM TODO, EM TERMOS DE PALAVRAS, MUITO MAIS O SERÁ, E DE FORMA RADICAL, PARA O SER HUMANO. NÃO SE ADMITE QUE ALGUÉM NÃO TENHA NOME, SOBRENOME,FILIAÇÃO, NOME DO LOCAL DE NASCIMENTO E DA RUA ONDE MORA... PORTANTO, NÃO SE ENTENDE UMA PESSOA SEM ESTAR CERCADA DE PALAVRAS, DESDE SUA ORIGEM. ESSA CARACTERISTICA É SINGULAR DA RAÇA HUMANA. SOMOS CAPAZES DE ARTICULAR SONS, FORMAR PALAVRAS E POR MEIO DELAS, COMUNICARMO-NOS COM NOSSO SEMELHANTES. E ISSO É TÃO IMPORTANTE QUE O SENHOR ESCOLHEU FALAR-NOS ISTO PORQUE DE TODA A CRIAÇÃO, SOMENTE O SER HUMANO, IMAGEM DE DEUS, É DESTINADO A USAR A PALAVRA PARA LOUVOR DO SENHOR! ENTRETANTO, FALANDO DA LÍNGUA, SÃO TIAGO AO REPETIR O MESTRE NOS EXORTA A NÃO FAZER-MOS MAU USO DELA (S.TIAGO 3, 1-18).

  6. CONCEITO DE COMUNICAÇÃO . COMUNICAÇÃO É A CAPACIDADE QUE O SERES VIVOS ANIMAIS TEM PARA SE RELACIONAR MUTUAMENTE. AS FORMAS QUE USAM PARA TAL VARIAM MUITO. POR EXEMPLO: DETERMINADOS SONS EMITIDOS POR ELEFANTES PODEM SER OUVIDOS POR OUTROS DA SUA ESPÉCIE A 19 KM DE DISTÂNCIA! EXISTEM OUTROS, ENTRETANTO O HOMEM, DE TODOS OS ANIMAIS, O HOMEM É O ÚNICO QUE FALA, É O ÚNICO SER FALANTE! E “A FALA É A EXPRESSÃO DE ALGUMA IMPRESSÃO” POR ESSE MOTIVO É O PRINCIPAL MEIO DE QUE DISPOMOS PARA O RELACIONAMENTO, POIS A FALA É A PALAVRA EXPRESSA.

  7. CONCEITO DE COMUNICAÇÃO . b. EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE LINGUAGEM MUITAS NEM USAM A PALAVRA, MAS NÃO SÃO FUNDAMENTAIS A PONTO DE TORNAR IMPOSSÍVEL A VIDA, COMO HOJE A TEMOS, SEM ELAS! A PROPRIA LINGUAGEM VERBAL, PODE SER USADA DE MUITOS MODOS. ALÉM DELA, OUTRAS TAMBÉM POSSUEM VÁRIAS MANEIRAS DE EXPRESSÃO. ALGUMAS LINGUAGENS NEM SÃO VISUAIS, COMO A DA MÚSICA E A DA ESCRITA DOS CEGOS, HÁ TAMBÉM A LINGUAGEM PICTÓRICA E A DO TEATRO, DO CINEMA, DA DANÇA, DA ESCULTURA, DOS GESTOS, DAS ARTES GRÁFICAS, A DOS SINAIS , A DO TELÉGRAFO , MATEMÁTICA, INFORMÁTICA, MODA ETC....

  8. INFLUÊNCIA DA PALAVRA a. TODO CONHECIMENTO ESTA POSTO EM PALAVRAS, NOS MAIS DIVERSOS MODOS NECESSÁRIOS. TODA NOSSA FORMAÇÃO, EM QUALQUER ÁREA DE ATIVIDADE , É FEITA POR PALAVRAS. MUITOS PROBLEMAS TEM SIDO GERADOS EXATAMENTE POR DESENTENDIMENTOS VERBAIS, AS VEZES COM CONSEQUENCIAS DESASTROSAS: PALAVRAS BOAS, EM HORA ERRADA, ERRADAS EM BOA HORA, ERRADA EM MÁ HORA. OUTRAS VEZES, A QUESTÃO NÃO ESTA NO CONTEÚDO, MAS NA FORMA COMO É DITA ALGUMA COISA... EM ALGUNS IDIOMAS O SIGNIFICADO MUDA CONFORME O MODO COMO A PALAVRA É PRONUNCIADA. HÁ PODER NAS PALAVRAS, EO NÚMERO DELAS NEM PRECISA SER GRANDE. CERTAS AFIRMAÇÕES OU ACUSAÇÕES “PESAM” TANTO SOBRE DETERMINADAS PESSOAS – EM PARTICULAR AS MAIS INTIMAS -, QUE CHEGAM A MODIFICAR A VIDA, EM GERAL LIMITANDO-A. ESSE FATO, DADA SUA RELEVÂNCIA, MERECERÁ ADIANTE UM ESTUDO MAIOR.

  9. INFLUÊNCIA DA PALAVRA AS PALAVRAS SÃO MEIO DE EXPRESSÃO DE EMOÇÕES E DE SENTIMENTOS. CONTUDO, A PALAVRA DE DEUS DIZ: “ QUEM VIGIA SUA BOCA GUARDA SUA VIDA; QUEM MUITO ABRE SEUS LÁBIOS SE PERDE”. MAS COMO É TRISTE CONSTATAR O MAU USO DA LÍNGUA, COMO É DESOLADOR CONHECER OS VARIADOS TIPOS DE EXPRESSÃO APLICADOS A CERTOS COMPORTAMENTOS VERBAIS: “ LÍNGUA DE TRAPO” , LÍNGUA DE VACA”, LÍNGUA FROUXA”, LÍNGUA SUJA”, LÍNGUA GRANDE ETC... O IDEAL SERIA QUE FOSSEMOS O QUE FALASSEMOS COMO PAULO DIZ: ..” NÃO PARA AGRADAR AOS HOMENS, E SIM A DEUS, QUE SONDA NOSSOS CORAÇÕES”. E PODERIAMOS SEMPRE TRANSMITIR O AMOR POR MEIO DE PALAVRAS QUE EDIFICAM, QUE ACOLHEM , E ACEITAM, QUE “RESSUCITAM” E ELEVAM, QUE ELOGIAM E CONSTROEM, QUE AJUDAM E ESTIMULAM, QUE AGRADECEM E ENALTECEM, QUE SOCORREM E ENCORAJAM, QUE ENSINAM, ACONSELHAM E EXORTAM, QUE BENDIZEM, LOUVAM E ADORAM!

  10. INFLUÊNCIA DA PALAVRA NOSSA REALIDADE, MUITAS VEZES, É BEM DIFERENTE: NÃO FALAMOS PARA AGRADAR AOS HOMENS MUITO MENOS A DEUS. QUANDO HÁ GRANDE INTERESSE, ENTRA EM JOGO OUTRA COISA MUITO TRISTE: A BAJULAÇÃO, AI SIM, TENTAMOS AGRADAR A ALGUÉM DE QUALQUER MANEIRA, MESMO DESAGRADANDO A DEUS!

  11. CONTINUAÇÃO.... D. HÁ PODER NAS PALAVRAS, TANTO NAS QUE OUVIMOS QUANTO NAS QUE DIZEMOS. PORTANTO, HÁ ENORME RESPONSABILIDADE, PARTICULARMENTE EM RELAÇÃO AS PESSOAS QUE NOS CERCAM, EM ESPECIAL AS CRIANÇAS. MUITAS VEZES, UMA ÚNICA PALAVRA, DITA, OUVIDA OU ENTENDIDA DE MODO “MAU”, TORNA-SE PERMANENTEMENTE UMA PALAVRA MALDITA ( MAL DITA), QUE PODE TRAZER SÉRIAS CONSEQUENCIAS. OS TRAUMAS RESULTANTES, FREQUENTEMENTE NÃO PERCEBIDOS, PODEM SER CAUSA INCONSCIENTEMENTE DE COMPORTAMENTOS PARA OS QUAIS NÃO SE ACHAM EXPLICAÇÕES.

  12. O PODER DA PALAVRA É ACENTUADO DE ACORDO COM A PESSOA QUE A PROFERIU, A AUTORIDADE OU O PESO EMOCIONAL QUE TINHA NO MOMENTO, A CIRCUNSTÂNCIA EM QUE OCORREU, O ESTADO DA “VITIMA” NA OCASIÃO E VÁRIOS OUTROS FATORES. COMO UM CORTE ACIDENTAL NA PELE LEVA UMA FRAÇÃO DE SEGUNDO PARA ACONTECER, MAS MUITO MAIS TEMPO PARA SARAR, ASSIM TAMBÉM OCORRE COM O TRAUMA, COM A AGRAVANTE DE NÃO SEGUIR O MESMO PADRÃO DA REGENERAÇÃO FISIOLÓGICA, QUE SE DÁ DE MODO “AUTOMÁTICO”. A EXPERIÊNCIA TEM SEGUIDAMENTE MOSTRADO AS CONSEQUENCIAS NO COMPORTAMENTO ADULTO DEVIDO AS PALAVRAS OUVIDAS NA INFÂNCIA EXEMPLOS A SEGUIR:

  13. QUANTO A APARÊNCIA: 1- COITADINHA DA MINHA FILHINHA, TÃO FEINHA...” 2- VOCÊ PARECE UMA BALEIA 3- COM ESSAS PERNAS DE SARACURU, NUNCA VAI ARRANJAR NAMORADO! 5- QUE PENA TEM A FEIURA DO PAI! 6- GORDO FEITO UM PORCO!

  14. QUANTO Á INTELIGÊNCIA 1- VOCÊ É UM POÇO DE BURRICE! 2- VOCÊ NÃO APRENDE MESMO! 3- MAS VOCÊ É MUITO BURRO! 4- NUNCA VAI CONSEGUIR!! NÃO COM ESSA CABEÇA! 5- EU NÃO DISSE QUE VOCÊ IA SE DAR MAL! PRECISAMOS DE CURA E ESTAMOS AQUI.

  15. QUANTO AO COMPORTAMENTO 1- VOCÊ SÓ FAZ BESTEIRA! 2- VOCÊ É UM ESTRUPICIO! 3- VOCÊ SÓ FAZ COISA ERRADA NÃO POSSA MAIS CONFIAR! 4- O FULANO SIM QUE É BOM! 5- VOCÊ NÃO PRESTA PARA NADA! 6- VOCÊ ESTA SEMPRE ATRASADO! INFELIZMENTE, QUANTAS DESSAS EXPRESSÕES TEREMOS OUVIDO OU DITO? NOSSOS FERIMENTOS MAIS PROFUNDOS, AS FERIDAS MAIS DOLOROSAS TEM SUA ORIGEM NAS PALAVRAS. POR ISSO MESMO PRECISAMOS DE CURA E ESTAMOS AQUI.

  16. CONCLUSÃO VIU-SE QUE O USO DO NOME, DESDE ADÃO, CARACTERIZA A NECESSIDADE DA PALAVRA PARA IDENTIFICAR DESDE OS BICHOS ATÉ O HOMEM. SUA IMPORTÂNCIA ESTÁ AFIRMADA NO FATO DE O SENHOR NOS FALAR POR MEIO DA SUA PALAVRA, O VERBO ENCARNADO, JESUS. SOMENTE O HOMEM USA A LÍNGUA PARA FALAR, E TIAGO NOS ACONSELHA A DELA N ÃO FAZER MAU USO. O PRÓPRIO JESUS NOS DIZ QUE A PALAVRA É O QUE CONTAMINA O HOMEM, QUE TAMBÉM NÃO DEVE JULGAR PARA NÃO SER JULGADO.

  17. CONCLUSÃO VIU-SE, TAMBÉM, QUE HÁ VÁRIOS TIPOS DE LINGUAGEM, QUE A COMUNICAÇÃO É A CAPACIDADE DE RELACIONAR-SE COM OUTROS E O PRINCIPAL MEIO QUE O HOMEM USA PARA ISSO É A PALAVRA. ESTA ORGANIZA A REALIDADE, TORNA PRESENTE O AUSENTE, FAZ NOSSA COMUNICAÇÃO COM DEUS, POIS É DOADORA. VIU-SE, AINDA, QUE TODO CONHECIMENTO ESTÁ NAS PALAVRAS E QUE NELAS HÁ GRANDE PODER, POIS TAMBÉM EXPRESSA EMOÇÕES. A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE TEMOS DE VIGIAR NOSSA BOCA.

More Related