1 / 98

O Palavrão

O Palavrão. 1 - Como você define o palavrão? Um eco das cavernas, o rosnar do troglodita que ainda existe no comportamento humano. 2 - Conheço gente civilizada que diz palavrões. Destempero verbal, civilidade superficial. 3 - Seria uma educação de fachada?

belle
Download Presentation

O Palavrão

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Palavrão

  2. 1 - Como você define o palavrão? Um eco das cavernas, o rosnar do troglodita que ainda existe no comportamento humano.

  3. 2 - Conheço gente civilizada que diz palavrões. Destempero verbal, civilidade superficial.

  4. 3 - Seria uma educação de fachada? Sim. Não podemos confundir rótulo com conteúdo. É fácil cultivar urbanidade nos bons momentos. Mostramos quem somos quando nos pisam nos calos ou martelamos os dedos.

  5. 4 - Não seria razoável considerar que em circunstâncias assim o palavrão é útil, exprimindo indignação ou amenizando a dor? Há quem diga que nessas situações ele é mais eficiente do que uma oração. Só que a oração nos liga ao Céu. O palavrão nos coloca à mercê das sombras.

  6. 5 - Mas o que vale não é o sentimento, expresso na inflexão de voz? Posso fazer carinho com um palavrão ou agredir com palavras carinhosas. Não me parece do bom gosto demonstrar carinho com palavrões. imagine-se dando uma paulada carinhosa em alguém. Além disso há o problema vibratório.

  7. 6 - As palavras têm peso vibratório específico? Intrinsecamente não. No entanto, revestem-se de magnetismo compatível com o uso que fazemos delas. Há uma vibração sublime, que nos edifica e emociona, a envolver o Sermão da Montanha. Quando o lemos contritos, sintonizamos com a vibração sublime de milhões de cristãos que ao longo dos séculos se debruçaram sobre seus conceitos sublimes, em gloriosas reflexões.

  8. 7 - Considerando assim, imagino a carga deletéria que há no palavrão mais usado, em que “homenageamos” a mãe de nossos desafetos. Sem dúvida, além de nos colocar abaixo do comportamento do troglodita, já que este agredia seus desafetos, não a mãe deles.

  9. 8 - Você há de Convir que é difícil abolir o palavrão inteiramente. Há todo um processo de condicionamento, o ambiente. Lá em casa, por exemplo, ele corre solto. Isso é relativo. Venho de uma família de italianos da Calábria, um povo que cultua adoidado o palavrão. Alguns tios meus, em situação de irritação extrema, dirigiam impropérios a Deus. Desde cedo, vinculando-me ao Espiritismo, compreendi que esse tipo de linguajar não interessa ao bom relacionamento familiar e muito menos à nossa economia espiritual. (( Richard Simonetti ))

  10. O Tratamento pelo Passe começa aqui acompanhando o Estudo do Evangelho até o fim. Ao entrar para receber o Passe, esteja em harmonia com Jesus, tenha fé. Mantenhamos o pensamento elevado ao nosso Mestre Jesus.

  11. O Amanhã...

  12. Pare de idealizar o amanhã, de amaldiçoar sua vida, suas escolhas, veja que você fez o melhor que pôde, que foi capaz de tentar mais uma vez e mesmo que o resultado não tenha sido “satisfatório”, ele te ensinou coisas importantes, que hoje fazem a diferença em sua vida.

  13. Pare de se comparar com as outras pessoas, cada um é o que pode ser, cada um faz o que deseja fazer, você é original, você é único, você é seu maior patrimônio, valorize-se de forma exponencial, veja-se como a mais bela criação do universo, elogie-se como a mais bela imagem, dê-se todos os motivos para ter orgulho de suas escolhas, sejam quais forem elas.

  14. Seu melhor momento é agora, seu melhor dia é hoje, sua vida flui neste instante, acorde para a realidade de sua alma, mude seu foco de atenção para as intenções verdadeiras de seu espírito, que é ser apenas simples, ser apenas ele, sem cobranças, sem forçar situações, apenas seguindo os instintos de seu Eu superior que te mostra através das sensações, tudo que te é conveniente ou não.

  15. Através da conexão do seu espírito com seu corpo, neste paralelo de interação, siga o caminho mais fácil, as oportunidades mais leves, a vida pode e deve ser vivida com grande prazer e satisfação, isso só depende de onde você se coloca e para onde você direciona sua visão.

  16. A vida te trata como você se trata, a vida responde aos impulsos vindos do seu coração, a vida interage com suas vibrações, você tem o poder de decisão, de mudança, de transformação.

  17. Estabeleça hoje em seu âmago uma nova postura de conduta, seja firme e decidido, seja seu lema a felicidade e a motivação, seja esperto e atento às oportunidades que te cercam, seja convicto na presença do bem, e que somente o bem esteja em seu foco diário.

  18. Não espere mais para ser feliz, a felicidade plena está dentro de você, quando pensa e age positivamente, quando contempla coisas lindas, quando sorri, quando se emociona, quantas coisas maravilhosas te acontecem sempre, isso é felicidade, ver o bem em tudo, ver a solução em meio ao caos, rir dos infortúnios, tirar a importância dos traumas e frustrações e dar importância à paz, ao amor e a tudo que te faz sentir bem.

  19. Seu melhor momento é agora, hoje há incontáveis surpresas te aguardando, nenhum dia é igual ao outro, isso é mágico! Viver cada novo amanhecer de forma diferente, conhecer novas pessoas e lugares, sentir novos sentimentos e sensações, descobrir o desconhecido, redescobrir nas coisas velhas uma nova visão.

  20. Seu maior presente é o Agora, viva-o intensamente! Paz e Luz..

  21. O Tratamento pelo Passe começa aqui acompanhando o Estudo do Evangelho até o fim. Ao entrar para receber o Passe, esteja em harmonia com Jesus, tenha fé. Mantenhamos o pensamento elevado ao nosso Mestre Jesus.

  22. Interpretação dos textos sagrados

  23. "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação."(II Pedro, 1:20.)

  24. Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Sua luz imperecível brilha sobre os milênios terrestres, como Verbo do princípio, penetrando o mundo, há mais de vinte séculos.

  25. Lutas sanguinárias, guerras de extermínio, calamidades sociais não lhe modificaram um til nas palavras que se atualizam, cada vez mais, com a evolução multiforme da Terra.

  26. Tempestades de sangue e lágrimas nada mais fizeram que avivar-lhes a grandeza. Entretanto, sempre tardios no aproveitamento das oportunidades preciosas, muitas vezes, no curso das existências renovadas, temos desprezado o Caminho, indiferentes ante os patrimônios da Verdade e da Vida.

  27. O Senhor, contudo, nunca nos deixou desamparados.

  28. Cada dia, reforma os títulos de tolerância para com as nossas dívidas; todavia, é de nosso próprio interesse levantar o padrão da vontade, estabelecer disciplinas para uso pessoal, reeducar a nós mesmos, ao contato do Mestre Divino. Ele é o Amigo Generoso, mas tantas vezes lhe olvidamos o conselho que somos suscetíveis de atingir obscuras zonas de adiamento indefinível de nossa iluminação interior para a vida eterna.

  29. No propósito de valorizar o ensejo de serviço, organizamos este humilde trabalho interpretativo¹, sem qualquer pretensão a exegese.

  30. Concatenamos apenas modesto conjunto de páginas soltas destinadas a meditações comuns.

  31. Muitos amigos estranhar-nos-ão talvez a atitude, isolando versículos e conferindo-lhes cor independente do capítulo evangélico a que pertencem.

  32. Em certas passagens, extraímos daí somente frases pequeninas, proporcionando-lhes fisionomia especial e, em determinadas circunstâncias, as nossas considerações desvaliosas parecem contrariar as disposições do capítulo em que se inspiram.

  33. Assim procedemos, porém ponderando que, num colar de pérolas, cada qual tem valor específico e que, no imenso conjunto de ensinamentos da Boa Nova, cada conceito do Cristo ou de seus colaboradores diretos adapta-se à determinada situação do Espírito, nas estradas da vida.

  34. A lição do Mestre, além disso, não constitui tão-somente um impositivo para os misteres da adoração. O Evangelho não se reduz a breviário para o genuflexório. É roteiro imprescindível para a legislação e administração, para o serviço e para a obediência.

  35. O Cristo não estabelece linhas divisórias entre o templo e a oficina. Toda a Terra é seu altar de oração e seu campo de trabalho, ao mesmo tempo.

  36. Por louvá-lo nas igrejas e menoscabá-lo nas ruas é que temos naufragado mil vezes, por nossa própria culpa. Todos os lugares, portanto, podem ser consagrados ao serviço divino.

  37. Muitos discípulos, nas várias escolas cristãs, entregaram-se a perquirições teológicas, transformando os ensinos do Senhor em relíquia morta dos altares de pedra; no entanto, espera o Cristo venhamos todos a converter-lhe o evangelho de Amor e Sabedoria em companheiro da prece, em livro escolar no aprendizado de cada dia, em fonte inspiradora de nossas mais humildes ações no trabalho comum e em código de boas maneiras no intercâmbio fraternal.

  38. Embora esclareça nossos singelos objetivos, noto, antecipadamente, ampla perplexidade nesse ou naquele grupo de crentes.

  39. Que fazer? Temos imensas distâncias a vencer no Caminho, para adquirir a Verdade e a Vida na significação integral.

  40. Compreendemos o respeito devido ao Cristo, mas, pela própria exemplificação do Mestre, sabemos que o labor do aprendiz fiel constitui-se de adoração e trabalho, de oração e esforço próprio.

  41. Quanto ao mais, consola-nos reconhecer que os Textos Sagrados são dádivas do Pai a todos os seus filhos e, por isso mesmo, aqui nos reportamos às palavras sábias de Simão Pedro: "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação“.

  42. Emmanuel / Chico XavierPedro Leopoldo, 2 de setembro de 1948.Obra: Caminho, Verdade e Vida

  43. O Tratamento pelo Passe começa aqui acompanhando o Estudo do Evangelho até o fim. Ao entrar para receber o Passe, esteja em harmonia com Jesus, tenha fé. Mantenhamos o pensamento elevado ao nosso Mestre Jesus.

  44. Sermão da Montanha

  45. Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:

  46. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos

  47. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

  48. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

  49. Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.

  50. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

More Related