100 likes | 211 Views
BRUMADO. Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no Desenvolvimento dos Processos de Trabalho que Garantam a Regulação. Caracterização do Território.
E N D
BRUMADO Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no Desenvolvimento dos Processos de Trabalho que Garantam a Regulação.
Caracterização do Território O município de Brumado está localizado na região do Sudoeste da Bahia, conhecida como a capital do minério, Brumado é o portão de entrada do alto sertão. Apresenta uma área de 2.147 Km², possui uma altitude de 422 m, clima semi-árido e temperatura média de 25°. Sua população está estimada em 64.487 habitantes. Quanto ao sistema de saúde, Brumado encontra-se na macrorrerião de saúde do Sudoeste da Bahia, Microrregião de Brumado, sendo Sede de Micro e estando na Gestão Plena do Sistema.
ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO A Central de Regulação de Consultas e Procedimentos de Brumado foi inaugurada em 2000, e atualmente regula exames, procedimentos e consultas para os seus munícipes e os dos municípios pactuados conforme os fluxogramas a seguir. Cabe destacar que o nosso software não é o mesmo dos municípios pactuados e não possuímos ainda a Central de Regulação de Leitos, atividade esta que vem sendo desenvolvida pelo hospital ou diretamente pelas clinicas que possuem o serviço de internação e que necessitam transferir os pacientes/usuários.
FAVOR ACOMPANHAR CONFORME OS FLUXOS IMPRESSOS. FLUXOGRAMS DE ATENDIMENTO
CONTRATUALIZAÇÃO Como Brumado está em Gestão Plena do Sistema, todos os contratos são realizados pelo município, contendo cláusulas que garantam a regulação, sempre sendo aplicadas quando necessárias.
REFLEXÕES • EFETIVAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DO CARTÃO SUS. • REVISÃO CONTÍNUA DA PPI • EFETIVAÇÃO DA REGULAÇÃO ESTADUAL • EFETIVAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL – SALVADOR • PORTA DE ENTRADA PARA CIRURGIAS ELETIVAS – NEUROCIRURGIA E ORTOPEDIA • ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE ONCOLOGIA NO ESTADO
REFLEXÕES “ A descentralização das funções de execução e, portanto, de controle, regulação e avaliação impõe aos gestores a superação de métodos e se referenciam principalmente ao controle de faturas (revisão) e instrumentos de avaliação com enfoque estrutural (vistorias) e do processo (procedimentos médicos); supervalorizados em detrimento do enfoque da avaliação dos resultados e da satisfação dos usuários.” Trecho extraído do anexo da Pt SAS 423 de 09/07/2002