revis o 3 ano f sica professor demetrius n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
REVISÃO 3º ANO FÍSICA Professor: Demetrius PowerPoint Presentation
Download Presentation
REVISÃO 3º ANO FÍSICA Professor: Demetrius

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 19

REVISÃO 3º ANO FÍSICA Professor: Demetrius - PowerPoint PPT Presentation


  • 126 Views
  • Uploaded on

REVISÃO 3º ANO FÍSICA Professor: Demetrius. Física 1. Ímãs, Campo Magnético, Campo Magnético Uniforme, Ação de um Campo Magnético Uniforme Sobre um Ímã, Força Magnética Sobre uma Carga Móvel em Campo Magnético e Movimento de Uma carga em um Campo Magnético.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

REVISÃO 3º ANO FÍSICA Professor: Demetrius


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Presentation Transcript
    1. REVISÃO 3º ANO FÍSICAProfessor: Demetrius

    2. Física 1 • Ímãs, Campo Magnético, Campo Magnético Uniforme, Ação de um Campo Magnético Uniforme Sobre um Ímã, Força Magnética Sobre uma Carga Móvel em Campo Magnético e Movimento de Uma carga em um Campo Magnético.

    3. “A Terra é um grande ímã” William Gilbert

    4. Não se pode separar os pólos de um ímã! Quebrando um ímã, obtém-se dois ímãs com polos norte e sul.

    5. Algumas representações do vetor campo magnético (e outros também!) Vetor entrando no plano do “papel” Vetor saindo no plano do “papel”

    6. ESSA REGRA SÓ É VÁLIDA SE A PARTÍCULA TIVER CARGA POSITIVA. SE ELA FOR NEGATIVA, O SENTIDO DA FORÇA É OPOSTO 

    7. Onde: • F é a força magnética que a partícula sofre (N); • q é a carga elétrica da partícula (C); • B é a intensidade do campo magnético (T); • v é a velocidade da partícula (m/s); • ϴ é o ângulo formado entre o vetores velocidade e campo magnético.

    8. 1 - Determine a direção e o sentido da força magnética nas situações abaixo: B b) v a) + + v B v c) d) - B x v - B

    9. 2 - Caracterize a força magnética que age numa carga de 8 µC em movimento a 12 m/s em um campo magnético de intensidade 2 T. B 45° + v

    10. Movimento de uma carga em um Campo Magnético Uniforme (CMU)

    11. Em resumo: • Se a partícula se movimenta paralelamente ao campo magnético, não há força magnética. Logo, seu movimento é retilíneo e uniforme (MRU); • Se a partícula se movimenta perpendicularmente ao campo magnético, ela sofre a máxima força magnética, desviando continuamente sua trajetória, resultando em um movimento circular uniforme (MCU); • Se a partícula entra obliquamente no campo magnético, seu movimento é uma combinação de um MRU com um MCU, resultando em uma trajetória na forma de uma mola – um movimento helicoidal uniforme (MHU);

    12. 3 - Se a partícula A descreve uma trajetória circular em sentido horário e a B anti-horário, determine o sinal das cargas.

    13. 4 - Uma partícula de massa 2,0.10-6kg e carga 4 µCpenetra perpendicularmente em um campo magnético de indução 1,0 T com velocidade 60 m/s. Calcule o raio e o período da sua trajetória

    14. FÍSICA 2CORRENTE ELÉTRICA

    15. O que é mesmo uma corrente elétrica? • É caracterizada por um fluxo ordenado de elétrons. • Sua unidade de medida padrão é o Ampère.

    16. Q = n.e

    17. 5 - Num condutor passa uma corrente elétrica constituída por um fluxo constante de elétrons. Num intervalo de tempo de 40 s passam 5.1020 elétrons. Sendo e= 1,6.10-19 C o valor da carga elétrica elementar, determine: • a) A quantidade de eletricidade (Q) que passa pelo condutor nestes 40 s. • b) A intensidade da corrente elétrica.

    18. 6 – O gráfico abaixo representa a carga elétrica que atravessa um condutor. Determine:a) a carga que o atravessa até o instante 4 s;b) a quantidade de elétrons que passam pelo condutor em 4 s;c) a intensidade média da corrente que passa pelo condutor nesses 4 s.