a guerra fria 1947 1991 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
A GUERRA FRIA [1947-1991] PowerPoint Presentation
Download Presentation
A GUERRA FRIA [1947-1991]

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 10

A GUERRA FRIA [1947-1991] - PowerPoint PPT Presentation


  • 409 Views
  • Uploaded on

A GUERRA FRIA [1947-1991]. “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador Eric Hobsbawm Prof. Cap Queiroz. Guerra Fria.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

A GUERRA FRIA [1947-1991]


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Presentation Transcript
    1. A GUERRA FRIA [1947-1991] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador Eric Hobsbawm Prof. Cap Queiroz

    2. Guerra Fria • Conceito: conflito ideológico, diplomático e militar entre as potências do pós II Guerra [EUA versus URSS]– não envolvendo-as nunca diretamente na luta, em virtude da “arma fatal”; • A ONU – criada em substituição à Liga das Nações – enfrentou graves problemas internacionais em virtude da Guerra Fria; • A Doutrina Truman definiu os princípios da Guerra Fria para os americanos, que era o de preservar a hegemonia dos EUA e evitar o confronto entre países capitalistas a fim de isolar a URSS e seus aliados; • Os conflitos gerados pela Guerra Fria foram responsáveis pela divisão da Alemanha [Muro de Berlim 1961], a intervenção americana e soviética nos assuntos internacionais [exemplo: Guerra da Coréia e Vietnã] gerando constantes tensões entre os blocos capitalista e socialista.

    3. Acordos de Defesa Militar: OTAN [1949] e Pacto de Varsóvia [1955]; • As tensões na Guerra Fria não se limitaram ao campo político-militar, influenciaram também, o esporte e a cultura por meio do anticomunismo tresloucado.

    4. A Conferência de Yalta [1945] dividiu o mundo em esferas de influência: grosso modo, a Europa Ocidental, Canadá, América Latina [exceção de Cuba] e Japão se aliaram aos EUA enquanto que a Tchecoslováquia, Polônia, Hungria, Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Albânia, parte da Alemanha e a China, Coréia do Norte, Vietnã se uniram à URSS. • Ainda dentro do quadro da Guerra Fria, os EUA destinaram 17 milhões de dólares [Plano Marshall] para a reconstrução da Europa Ocidental afastando da perspectiva de poder os partidos comunistas; • O Plano Marshall facilitou a integração econômica da Europa. Foram criadas varias instituições a exemplo da CEE [Comunidade Econômica Européia];

    5. Na década de 50 e 60 houve a chamada corrida armamentista – paradoxalmente - para uma guerra absolutamente inviável; • Nos anos 60, EUA e URSS viveram a época da chamada coexistência pacífica, ou seja, amenização do conflito político-militar. Na década seguinte, Nixon e o dirigente soviético Brejnev, iniciaram uma distensão mundial assinando acordos para diminuir a corrida armamentista. • Nos anos 80 [Era Neoconservadora] essa cordialidade foi abandonada. Com a eleição de Ronald Reagan em 1981, iniciou-se novamente o acirramento entre as potências. Os americanos investiram alto no setor bélico deflagrando a chamada “Guerra nas Estrelas”.

    6. Apesar do contexto de reanimação da Guerra Fria, durante o segundo mandato de Reagan (1984 -1988), em 1987, foi assinado o tratado para eliminação de armas de médio e curto alcance (pois nessa época a URSS, sob o comando de Gorbachev, estava abrindo o regime soviético – Glasnost e Perestróica), diminuindo consideravelmente o medo anticomunista Ocidental.

    7. A Guerra Fria terminou por completo com o desmembramento do mundo socialista, a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989 e o fim da URSS em 1991 (destruída economicamente devido aos gastos com armamentos) representaram o ponto final de uma guerra fria que jamais poderia ser quente.