For the benefit of business and people - PowerPoint PPT Presentation

slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
For the benefit of business and people PowerPoint Presentation
Download Presentation
For the benefit of business and people

play fullscreen
1 / 28
For the benefit of business and people
109 Views
Download Presentation
aurora
Download Presentation

For the benefit of business and people

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Sensibilização Ambiental Meio Ambiente ISO 14001:2004 Janeiro 2006 For the benefit of business and people

  2. Ø MEIO AMBIENTE

  3. MEIO AMBIENTE

  4. MEIO AMBIENTE É a circunvizinhança em que uma organização opera, incluido-se ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações (Conf. ISO 14001:2004 item 3.5)

  5. QUESTÕES AMBIENTAIS

  6. É o aumento da temperatura do Planeta Terra devido a elevada quantidade de lançamento de gases poluentes, principalmente proveniente de queima de combustíveis fosséis, por exemplo, Dióxido de Carbono (CO2) e Monóxido de Carbono (CO). Esses gases permitem a entrada de calor proveniente do Sol impedindo à Terra de devolver este respectivo calor ao espaço. EFEITO ESTUFA

  7. A camada de ozônio é uma capa de ozônio que envolve a Terra e a protege de vários tipos de radiações, sendo que a principal delas, é a radiação ultravioleta. No último século, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono (CFC). O CFC é um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição da camada. CAMADA DE OZÔNIO

  8. CHUVA ÁCIDA DIÓXIDO DE ENXOFRE ÓXIDOS DE NITROGÊNIO

  9. CHUVA ÁCIDA A Chuva Ácida é a combinação de Dióxido de Enxofre e/ou Óxido de Nitrogênio com o vapor d’agua, existente na atmosfera, gerando os Ácidos: Sulfúrico e Nítrico, respectivamente.

  10. Queima de combustíveis (gasolina e diesel) Emissões industriais POLUIÇÃO DO AR

  11. Resíduos Sólidos • CONTAMINAÇÃO DO SOLO • O solo vai perdento sua função filtradora, colocando em risco os lençóis freáticos, querepresentam um importante Recurso Natural. Resíduos Líquidos Disposições Inadequadas POLUIÇÃO DO SOLO

  12. POLUIÇÃO DA ÁGUA Falta de saneamento básico (Esgotos domésticos e industriais não tratados) Resíduos Sólidos (lixo doméstico) Agrotóxicos (atividades agrícolas) Chuva ácida

  13. Conscientização emudanças deatitude • Eco’92, no Rio de Janeiro  181 Países discutem Questões Ambientais • Agenda 21  Programa que estabelece metas de atuação buscando o Desenvolvimento Sustentável • Empresas  Sistemas de Gestão Ambiental (SGA´s). A RESPOSTA DO HOMEM

  14. SGA • ISO 14001:2004 • DEFINIÇÕES • VOCÊ E O SGA

  15. SGA SIGNIFICA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. • É UM INSTRUMENTO UTILIZADO PARA ORGANIZAR AS AÇÕES DA EMPRESA DESTINADA À PROTEÇÃO AMBIENTAL. O QUE É SGA???

  16. EM QUE O SGA PODE AJUDAR? • Melhorar continuamente nossas ações em relação as questões ambientais; • Contribuir para melhoria da qualidade de vida do Planeta Terra; • Ganhar competitividade através de preocupação e comprometimento com as questões ambientais.

  17. ISO ISO International Organization for Standardization (Organização Internacional para Normalização) 4 ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL. 4 ELABORA NORMAS DE APLICAÇÃO INTERNACIONAL. 4 FUNDADA EM 23/02/47 - SEDE EM GENEBRA (SUIÇA). 4 MAIS DE 90 PAÍSES PARTICIPAM DA ISO, REPRESENTANDO ISO 8402 / 1994 MAIS DE 95% DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO MUNDO. O QUE É ISO?

  18. ISO 14001:2004 É UM CONJUNTO DE NORMAS ESPECÍFICAS DEFINIDAS PELA ISO PARA PADRONIZAR O GERENCIAMENTO AMBIENTAL. A SÉRIE 14000 : SEIS GRUPOS QUE FALAM DE ASSUNTOS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE. A NORMA ISO14001 É A APLICÁVEL AO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL, POIS TRATA DAS ESPECIFICAÇÕES E DIRETRIZES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO SGA.

  19. PRINCIPAIS DEFINIÇÕES ASPECTO AMBIENTAL É o elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Exemplos: Consumo de água, consumo de energia elétrica, emissão de gases poluentes, geração de resíduos sólidos, geração de efluentes industriais, etc.

  20. PRINCIPAIS DEFINIÇÕES IMPACTO AMBIENTAL É qualquer alteração no meio ambiente seja adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais de uma organização. Exemplos: Contaminação de água, contaminação de solo, esgotamento de recursos naturais, etc.

  21. PRINCIPAIS DEFINIÇÕES POLÍTICA AMBIENTAL São intenções e princípios gerais de uma organização em relação ao desempenho ambiental conforme formalmente expresso pela Alta Direção. É um documento que reflete o comprometimento da organização com a preservação do Meio Ambiente e Melhoria Contínua. Os compromissos da política devem ser comprometidos, assimilados, implementados e mantidos por todos os funcionários que trabalhem ou atuem em nome da organização.

  22. PRINCIPAIS DEFINIÇÕES OBJETIVOS E METAS AMBIENTAIS Objetivo é um propósito ambiental geral, decorrente da política ambiental, que uma organização se propõe a atingir. Meta é o requisito de desempenho detalhado, aplicável à organização ou parte dela, resultante dos objetivos ambientais e que precisa ser estabelecido e atendido para que tais objetivos sejam atingidos.

  23. PRINCIPAIS DEFINIÇÕES MELHORIA CONTÍNUA É o processo recorrente de se avançar o sistema de gestão ambiental com o propósito de atingir o aprimoramento do desempenho ambiental coerente com a política ambiental da organização.

  24. PRINCIPAIS DEFINIÇÕES PARTE INTERESSADA É o indivíduo ou grupo interessado ou afetado pelo desempenho ambiental de uma organização.

  25. PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DESEMPENHO AMBIENTAL São os resultados mensuráveis da gestão de uma organização sobre seus aspectos ambientais.

  26. PRINCIPAIS DEFINIÇÕES PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO É o uso de processos, práticas, técnicas, materiais, produtos, serviços ou energia para evitar, reduzir ou controlar (de forma separada ou combinada) a geração, emissão ou descarga de qualquer tipo de poluente ou rejeito, para reduzir os impactos ambientais adversos.

  27. VOCÊ E O SGA • Conheça a Política Ambiental , os compromissos que ela estabelece e verifique qual o seu papel no cumprimento da mesma; • Fique atento a qualquer ocorrência ambiental de sua organização; • Dê idéias e sugestões; • Esteja atento as reclamações de partes interessadas.

  28. VENHA PARA O NOSSO TIME! PROCURE AGIR SEMPRE DE FORMA AMBIENTALMENTE CORRETA, POIS QUEM GANHA COM ISSO SOMOS NÓS E AS GERAÇÕES FUTURAS.