1 / 32

SETOR DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE

SETOR DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE. Programa de Apoio à Aprendizagem do Estudante - PAAE. Teresinha Scorsato – Coordenadora SAEs Tadeu F. de Souza - Coordenador PAAE. Cen á rio atual. Vivemos ideal cultura atual não (su)portamos. Era do conhecimento Avanços científicos

aulani
Download Presentation

SETOR DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SETOR DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE Programa de Apoio à Aprendizagem do Estudante - PAAE Teresinha Scorsato – Coordenadora SAEs Tadeu F. de Souza - Coordenador PAAE

  2. Cenário atual Vivemos ideal cultura atual não (su)portamos Era do conhecimento Avanços científicos Tecnologia disponível Felicidade – direitos Perfeição Normalidade Sucesso Juventude – imortalidade Falhas – limites Faltas – deveres “Anormalidade” “Fracasso” velho – mortal Narcisista – eu ideal Discurso totalizante Saber absoluto Não aliviou o sofrimento humano Não há garantias – Novos Paradigmas TEMPO /ESPAÇO Não há previsão do final: “Felizes para sempre” Falta é constituinte / construção e intenção continuada novos sentidos da vida

  3. JUSTIFICATIVA: • Grande índice de evasão, baixo desempenho, reprovação, dificuldade de aprender na metodologia proposta, produzindo situações de fracasso nas aprendizagens acadêmicas • Reformulação e reestruturação das aulas de reforço para aulas de apoio.

  4. A proposta sustenta-se numa teoria de aprendizagem interacionista onde o sujeito é agente do processo - Vigotsky (teoria sócio histórico), Jean Piaget (teoria construtivista) e Lacan (sujeito)

  5. OBJETIVO - GERAL Oportunizar o estudo, na modalidade de grupos, com aulas ministradas por professores e/ou alunos apoiadores de áreas básicas e específicas, com o objetivo de facilitar o contínuo avanço do acadêmico na trajetória do seu curso.

  6. Grupo: os alunos podem INTERAGIR, observar diferentes formas de pensar, registrar, discutir, dialogar, (re)pensar (abstração reflexiva) e (re)significar o seu lugar de aprendente, criando também laços afetivos importantes no processo.

  7. AULAS DE APOIO - Objetivo ☻ Resgatar o desejo de aprender expressos nas condutas de desatenção, desinteresse, indisciplina; ☻ Atender as dificuldades individuais para aqueles que não conseguem aprender na modalidade oferecida; ☻ Articular a cooperação no processo de ensino-aprendizagem entre os pares; ☻ Incentivar a autonomia no processo de aprendizagem; ☻Colaborar com os professores das disciplinas oferecidas.

  8. METODOLOGIA ☻Edição semestral do PAAE; ☻ Contato inicial com diretores, coordenadores/ professores de curso seguindo a divulgação em diferentes meios: intranet, mídia impressa e outros; ☻ Entrada dos alunos no programa, ocorre através de demanda espontânea e/ou encaminhamento, com entrevista de acolhimento; ☻ Formalização da demanda com o aceite do coordenador de curso; ☻ Contato e convite professores (alguns cadastrados) e alunos apoiadores para participarem do Programa PAAE ☻ Reserva de salas; Agendamento conjunto do cronograma; informação confirmando aos alunos; início das aulas; ☻ Primeiro encontro tem a presença de um representante do SAEs, que fará articulação do programa, estabelecendo o comprometimento com a proposta. Dialogo permanente, escuta das queixas e reivindicações do grupo, elencado as dificuldades mais significativas, redimensionando e organizando o programa das aulas.

  9. ☻ Conteúdo é ministrado de acordo com as dificuldades apresentadas pelos alunos em comum acordo com o professor, ou aluno apoiador; ☻ Programa é flexível e dinâmico - porque segue o ritmo de cada aluno, o conteúdo poderá ser modificado/reorganizado a qualquer tempo;

  10. Avaliação/ relatório/ novos estudos • Avaliação continua e participativa - alunos, professores e alunos apoiadores; • Relatório com levantamento estatístico dos dados para fins de novos estudos e fundamentos teóricos para revitalização do processo. • Pagamentos por efetividade para professores e atestado de horas complementares dos respectivos curso para os alunos apoiadores

  11. ALUNO APOIADOR ☻ Indicado pelos colegas, professores, coordenadores ou por livre iniciativa. ☻ Emerge da turma de alunos, expressando no seu desempenho e conduta, o desejo de aprender e o compromisso com seus colegas; ☻ Este aluno apoiador difere do aluno monitor, pois não é um auxiliar do docente e sim, um participante ativo do processo ora aluno ora professor; ☻ Entrevista inicial de acolhimento ao aluno, elucidando a proposta e organização do programa. ☻ Assina Termo de Compromisso. * Recebe Atestado com o número de horas/aula que pode ser aproveitado para as atividades complementares no seu curso.

  12. POR QUE UM ALUNO APOIADOR? ☻ Promove o debate e a discussão sobre o tema em estudo, Possibilita o intercâmbio e fortalecimento dos laços afetivos, das relações de trocas e na construção do conhecimento interagindo em grupo; ☻ Oportuniza o exercício da autonomia na interpretação da realidade, para adequar sua prática e (re)significar continuamente o processo de transformação ☻ Permiti aos alunos uma atividade acadêmica complementar; ☻ Favorece a vivência de atividades que envolve o ensinar e aprender, num grupo de colegas onde a pergunta e a resposta sempre são passíveis de discussão, investigação e aprofundamento teórico.

  13. Resultado Geral – PAAE: 2010/2

  14. Semestre – 2010/2

  15. Semestre – 2011/1

  16. Semestre – 2011/2

  17. Semestre - 2012/1

  18. CONCLUSÕES - UNIVERSIDADE • Séc.XI e XIII – Sócrates "o lugar onde o homem está à procura de si”. • Karl Jaspers "a procura da verdade na comunidade de pesquisadores e estudantes pautada pela "liberdade acadêmica, definida positivamente pela responsabilidade a respeito do saber”. • SABER e BUSCA DA VERDADE é o que faz laço entre professor e aluno. • Não é algo acabado e fechado – Processual: se constrói a medida que as necessidades humanas que vão requerendo conhecimentos mais avançados de acordo com a sua realidade social/econômica/política. • Ensinamos quando desejamos aprender. • Transmissão via da fala é alhures- crise e mal entendido próprio do processo, daí o continuo dialogo e construção.

  19. SETOR DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE 3316-8256 saes@upf.br Obrigada!

More Related