slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO ( Primeiras Aproximações ao Tema) PowerPoint Presentation
Download Presentation
PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO ( Primeiras Aproximações ao Tema)

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 21

PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO ( Primeiras Aproximações ao Tema) - PowerPoint PPT Presentation


  • 97 Views
  • Uploaded on

“ Uma VISÃO sem ação é somente um sonho. Uma AÇÃO sem visão é apenas um passatempo. Uma VISÃO com AÇÃO pode transformar o mundo. “ ( Autor desconhecido). PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO ( Primeiras Aproximações ao Tema). PLANEJAR

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO ( Primeiras Aproximações ao Tema)' - asa


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

“ Uma VISÃO sem ação é somente um sonho.Uma AÇÃO sem visão é apenas um passatempo.Uma VISÃO com AÇÃO pode transformar o mundo. “( Autor desconhecido)

planejamento e programa o primeiras aproxima es ao tema
PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO (Primeiras Aproximações ao Tema)

PLANEJAR

“ Arte de elaborar o plano para um processo de mudança ou para a manutenção de uma dada situação”.

Compreende um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos ordenados de tal modo que possibilitam interagir com a realidade, programar estratégias e ações, na perspectiva de viabilizar o alcance dos objetivos e metas desejadas.

alguns conceitos de planejamento
Alguns CONCEITOS de Planejamento:
  • Transformar a realidade numa direção escolhida;
  • Organizar a própria ação ( grupo);
  • Implantar processo de intervenção sobre a realidade;
  • Agir racionalmente;
  • Dar clareza e precisão à própria ação (grupal);
  • Explicitar os fundamentos da ação do grupo;
  • Pôr em ação um conjunto de técnicas para racionalizar a ação;
  • Realizar ações propostas para aproximar uma realidade de um ideal, etc.
slide4
“ Tentativa de antecipar e ordenar decisões que deverão ser tomadas, visando atingir algum conjunto de objetivos especificado”
  • “ Proporcionar os meios para que se possa tomar decisões corretas dentro de uma estrutura... “
  • “ Processo que consiste em preparar um conjunto de decisões, tendo em vista o agir, posteriormente, para atingir determinados objetivos”.
slide5
CONSTATAÇÕES:

1. Todo planejamento possui uma Teoriaque lhe dá sustentação e que se encontra alicerçada em um conjunto de crenças e valores. Não é Neutra e tem objetivos e finalidades a alcançar;

2. O ato de planejar exige uma Tomada deDecisão – estabelecimento de prioridades;

  • É um Processo, uma ação contínua e globalizante;
  • Encerra uma Ação. O agir visa um produto – transformar ou manter uma dada realidade.
slide6

PLANEJAR

É

Levantar Maior

a situação eficiência

atual

Estabelecer Maior

o que se exatidão

deseja mudar determinação

A fim de

se obter

Organizar a Maiores e

ação futura melhores

resultados

Maximização

dos esforços

e gastos

CONCEITO DE PLANEJAMENTO

slide7
ELEMENTOS BÁSICOS COMUNS

Elementos componentes de um processo mental único e global:

  • RACIONALIDADE
  • TOMADA DE DECISÃO
  • FUTURISMO

Embora interdependentes DE e NO processo, ocorrem de maneira indissociável.

slide8
RACIONALIDADE: Racionalizar significa tornar reflexivo, empregar o raciocínio para resolver problemas. Trata-se de uma operação mental complexa que consiste em estabelecer relações entre elementos dados.

Significa tornar mais eficiente uma ação mediante a adoção do método científico.

2. TOMADA DE DECISÃO:A Tomada de Decisão é que respalda a construção do futuro segundo uma visão daquilo que se espera obter.

slide9
Corresponde, antes de tudo, ao estabelecimento de um compromisso de ação sem a qual o que se espera não se converterá em realidade.
  • Esse compromisso será tanto mais sólido, quanto mais seja fundamentado em uma visão crítica da realidade na qual nos incluimos. Implica em ação objetiva e determinada para tornar concretas as situações vislumbradas no plano das idéias.
  • A tomada de decisão não é possível sem uma análise racional e objetiva do quadro a que se referir, dos seus problemas e das alternativas de ação sobre os mesmos.

Está calcada na competência de quem planeja.

slide10
FUTURISMO:O Planejamento, embora considere o passado e o presente, orienta-se na prespectiva de superá-los, frente à construção de uma realidade futura de sentido melhor.

A ótica futurista focaliza, prospectivamente, o sentido acelerado do conjunto de mudanças localizadas nos diversos segmentos da sociedade que, em conjunto, condicionam e promovem transformações significativas na sociedade como um todo.

slide11
RACIONALIZAÇÃO – TOMADA DE DECISÃO – FUTURISMO -

constituem um processo único que orienta

a ação dos grupos sociais na determinação do caminho a seguir e na disposição

das condições para favorecer o percurso.

slide12

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO MENTAL

É um processo dinâmico, contínuo e complexo, desenvolvido antes, durante e após a realização de intervenções sistematizadas e orientadas para a consecução de resultados.

Envolve Operações Mentais dentre as quais se destacam: IDENTIFICAÇÃO, ANÁLISE, PREVISÃO E DECISÃO a respeito do que, por que, para que, como, quando, onde (com) quem e para quem se quer promover, em relação a uma dada realidade.

slide13

Operações Mentais Envolvidas no Planejamento

O Que

Por Que

Para Que

Como

Quando

Onde

(Com) Quem

Para Quem

IDENTIFICAR

ANALISAR

SE QUER PROMOVER

PREVER

DECIDIR

slide15
Inicialmente caracterizado como processo eminentemente técnico-operacional, atualmente percebido como PROCESSO POLÍTICO, que impõe um tomada de decisão contínua, inscrita nas relações de poder.

Além do conteúdo tradicional de leitura da realidade, a apreensão das condições subjetivas do ambiente em que essa leitura ocorre é fundamental para que o planejado se efetive na direção desejada.

Nessa leitura é importante considerar: o jogo de vontades políticas; a correlação de forças; a articulação de grupos; as alianças ou incompatibilidades existentes entre os diversos segmentos.

slide16
Necessidade de operar o Planejamento a partir de uma perspectiva ESTRATÉGICA.

Planejar não é apenas tarefa de planejadores, mas sim de todo ou qualquer ator envolvido no processo.

Não é a mera declaração de intenções. Requer decisões e o enunciado de objetivos factíveis e alcançáveis.

Exige a ousadia de visualizar um futuro melhor.

Planejamento é instrumento de GESTÃO.

Processo TÉCNICO e POLÍTICO que envolve diferentes momentos que interagem e interalimentam de forma dinâmica no movimento contínuo de conhecimento da realidade, requerendo permanente negociação.

slide17
Esse conhecimento possibilita, além da visualização de propostas índices mais altos de viabilidade, a percepção e o manejo das dificuldades e das potencialidades para estabelecimento de parcerias, acordos, compromissos e de responsabilidades compartilhadas.
  • O domínio e a orientação do fluxo dos acontecimentos se pautam por um novo sentido de competência: além da COMPETÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA , deve ser desenvolvida uma COMPETÊNCIA ÉTICO-POLÍTICA.
  • Na interrelação entre o elemento técnico (concepção) e o elemento político (decisão), a função específica do técnico é representada pelo EQUACIONAMENTO e pela OPERACIONALIZAÇÃO DAS OPÇÕES assumidas pelo centro decisório, embora também possa assumir decisões.
slide18
Por ESTRATÉGIA entende-se a definição de um conjunto de meios e de forças, buscando realizar intencionalidades mais globais, que respondam a interesses e objetivos sociais, econômicos e políticos de determinadas forças sociais. ( Souza, 1984:17)

DECISÃO

EQUACIONAMENTO OPERACIONALIZAÇÃO

AÇÃO

slide19

EQUACIONAMENTO: conjunto de informações significativas para a tomada de decisão, encaminhadas pelos técnicos de planejamento aos centros decisórios.

  • Esta função não é exercida de maneira distanciada das opções do planejador no contexto das relações sociais. Relacionadas à visão de mundo e à fonte onde busca fundamentos no contexto das correntes teórico-metodológicas que incidem sobre os procedimentos, a delimitação do objeto de conhecimento e sobre a ação executada.
  • DECISÃO: corresponde às diferentes escolhas necessárias no decorrer do processo. O nível de envolvimento do planejador varia de acordo com seu posicionamento ante as questões que trabalha, suas opções
slide20

ideo-políticas e as particularidades de cada caso. As resultante dessas análises determinam a importância da participação de segmentos da população, como sujeito político, no processo decisório.

  • Preocupação em vincular o trabalho, ao processo de organização e mobilização da população ligada à problemática tratada. No planejamento tradicional a população entrava como usuária, demandante, cientela, nunca como SER HISTÓRICO. No planejamento atual a população é personagem central do processo.
  • “O Planejamento não é privilégio da força social dominante, representa uma tentativa de acumuação das forças políticas que constituem a sociedade”
  • Matus(apud Testa in Rivera, 1989:79)
slide21

OPERACIONALIZAÇÃO: relaciona-se ao detalhamento das atividades necessárias à efetivação das decisões tomadase, a ser consubstanciada em Planos, Programas e Projetos, e na sistematização das medidas para implementação.

  • AÇÃO: refere-se às providências que transformarão em realidade o que foi planejado.