1 / 14

Tânia Fischer

VI Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais. Educação Profissional e os Desafios do Desenvolvimento: O tempo das conexões. Tânia Fischer. Salvador, 2010. Objetivos da PG nos anos 2005/2010. Fortalecimento das base científica e tecnológica e de inovação

april
Download Presentation

Tânia Fischer

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. VI Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais Educação Profissional e os Desafios do Desenvolvimento: O tempo das conexões Tânia Fischer Salvador, 2010

  2. Objetivos da PG nos anos 2005/2010 • Fortalecimento das base científica e tecnológica e de inovação • Formação de docentes para todos os níveis de ensino; • Formação de quadros para mercados não acadêmicos

  3. Educação Profissional, o Elo Perdido • Uma política de Estado; • A formação de profissionais para o desenvolvimento; • A derrota do (pre)conceito; • Uma tendência mundial; • Conexão entre competências requeridas pelo mundo do trabalho e academia; • Espaço de inovação de modelos de ensino híbridos, articuladores dos espaços acadêmicos e profissionais.

  4. Que propostas para 2011/ 2020?

  5. Estrutura da Educação Brasileira

  6. PROPOSIÇÕES PARA O VI PNPG 1. Induzir programa estratégico específico de pós-graduação em educação profissional que articule os cursos de especialização, mestrado profissional e o doutorado para profissionais como um eixo estruturante de formação, em nível nacional, apoiado por rede interinstitucionalde agências em escala nacional, estadual e local.

  7. PROPOSIÇÕES 2. Investir na elaboração de designs curriculares nas modalidades de cursos profissionais de ensino de pós-graduação o que pressupõe: • Revitalizar a especialização; • Reposicionar o mestrado profissional ; • Investir em propostas de doutorado para profissionais; E também: • Analisar o aproveitamento de competências do mundo do trabalho.

  8. PROPOSIÇÕES 3. Garantir a qualidade de ofertas de cursos de natureza profissional na pós-graduação elaborando critérios e indicadores a partir da identidade destes cursos ( especialização, mestrado , doutorado) e dos impactos efetivos que a formação e produção científica – tecnológica tem no desenvolvimento em múltiplas escalas ( do local ao nacional).

  9. PROPOSIÇÕES 4. Apoiar a difusão de modalidades de pós-graduação em educação profissional considerando critérios de equalização de ofertas nos diferentes pólos de desenvolvimento do país

  10. PROPOSIÇÕES 5. Valorizar por meio de bolsas ou outros incentivos a participação de profissionais, no corpo docente dos cursos de educação profissional, estimulando a qualificação docente de profissionais atuantes em áreas estratégicas.

  11. PROPOSIÇÕES 6. Estimular o uso de recursos de tecnologia de informação e comunicação no ensino profissional na pós-graduação stricto e latu senso e graduação, de forma a se desenvolver modelos, estratégias e ferramentas de ensino profissional para cursos de diferentes níveis buscando a convergência e o uso multimodal de soluções tecnológicas.

  12. Síntese das Proposições para o VI PNPG • Valorizar a Educação Profissional como um eixo de formação com forte singularidade e identidade, como a formação acadêmica se constituiu. • Ampliar o o foco da educação profissional como uma estratégia integradora de múltiplas ações formativas em cursos de diferentes níveis, que vão do ensino básico à pós-graduação; • Os cursos profissionais de especialização, o mestrado profissional e o futuro doutorado com orientação profissional serão ressignificados como componentes das políticas e estratégias de educação profissional e articulados em um eixo de formação simétrico ao acadêmico e com articulação orgânica com este.

  13. Proposições sobre Educação Profissional em Nível de Pós-Graduação para o VI PNPG Elaboração: Tânia Fischer (CIAGS/ NPGA/ EAUFBA) Vice-Presidente do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais Este documento foi revisado no âmbito do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais Diretório do Fórum: Profª Cláudia Morgado (UFRJ) – Presidente Profª Ofélia Araújo (UFRJ) – Secretaria Executiva Prof. Mário Miyake (IPT) Coordenador Região Sudeste Profª Graziela Alperstedt (UDESC) – Coordenadora da Região Sul Profª Luiza Alonso (UCB) Coord. da Região Centro-Oeste

  14. MUITO OBRIGADA! www.gestaosocial.org.br taniafischer@ciags.org.br

More Related