1 / 20

História dos Índios

História dos Índios. Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil , estima -se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios .

apria
Download Presentation

História dos Índios

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. História dos Índios

  2. Em 1500, quandoosportugueseschegaramaoBrasil, estima-se quehaviaporaquicerca de 6 milhões de índios. Passadosos tempos de matança, escravismo e catequizaçãoforçada. Nosanos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a populaçãoindígenabrasileiraestava entre 68.000 e 100.000 habitantes.

  3. Atualmentehácerca de 280.000 índios no Brasil. Contandoosquevivememcentrosurbanos, ultrapassamos 300.000. No total, quase 12% do territórionacional, pertenceaosíndios.QuandoosportugueseschegaramaoBrasil, haviaemtorno de 1.300 línguasindígenas. Atualmenteexistemapenas 170. O pior é quecerca de 35% dos 210 povos com culturasdiferentestêmmenos de 200 pessoas.

  4. Será o fim dos índios? Apesar do "Dia do Índio", que é comemorado no dia 19 de Abril, não tem nada para se comemorar. Algumastribosindígenasforamquaseexecutadasporinteironadécada de 70 emdiante, enquantoestavamfora de seu habitat, quasechegaram a extinção, foramameaçadosporepidemias, diarréia e estradas.

  5. Mas hoje, o quepareciaimpossívelestáacontecendo: o número de índios no Brasil e naAmazôniaestáaumentandocadavezmais. A taxa de crescimento da populaçãoindígena é de 3,5% aoano, superando a médianacional, que é de 1,3%. Emmelhorescondições de vida, algunsíndiosrecuperaram a sua auto-estima, reintroduziramosantigosrituais e aprenderamnovastécnicas, comopescar com anzol.

  6. Muitosjávoltarampara a matafechada, com umagrandequantidade de criançasindígenas. "O fenômeno é semelhanteaobaby boom do pós-guerra, emque as populações, depois da matançageral, tendem a recuperar as perdasreproduzindo-se maisrapidamente", diz a antropóloga Marta Azevedo, responsávelporumapesquisafeitapeloNúcleo de EstudosemPopulação da Universidade de Campinas.

  7. Com terrasgarantidas e populaçãocrescente, podeparecerque a situação dos índios se encontra agora sob controle. Mas não! O maiordesafio da atualidade é manter viva suariqueza cultural.

  8. Organização e sobrevivência do grupo Osíndiosbrasileirossobrevivemutilizandoosrecursosnaturaisoferecidospelomeioambiente com a ajuda de processosrudimentares. Elescaçam, plantam, pescam, coletam e produzemosinstrumentosnecessários a estasatividades.

  9. A terra pertence a todososmembros do grupo e cada um tiradelaseuprópriosustento. Existeumadivisão de tarefaporidade e porsexo: emgeralcabe a mulher o cuidado com a casa, das crianças e das roças; o homem é responsávelpeladefesa, pelacaça (quepodeser individual oucoletiva), e pelacolheita de alimentosnafloresta.

  10. Osmaisvelhos - homens e mulheres - adquiremgranderespeito da parte de todos. A experiênciaconseguidapelosanos de vidatransforma-osemsímbolos de tradições da tribo. O pajé é umaespécie de curandeiro e conselheiroespiritual. Garimpeirosinvadem as terrasindígenas

  11. Entre ospovosameaçadosestãoosIanomâmis, queforamosúltimos a tercontato com a civilização. Suapopulaçãoatualchega a poucomais de 8.000 pessoas. O encontro com garimpeiros, queinvademsuasterras, trazemdoenças, violência e alcoolismo. Entre osíndios, osgarimpeirossãoconhecidospor outro nome: os "comedores de terras". Calcula-se que 300.000 garimpeirosentraramilegalmenteemterrasindígenasnaAmazônia.

  12. Mas o problemanão é insolúvel. Na aldeiaNazaré, ondemoram 78 Ianomâmis, foramexpulsospelaPolícia Federal. Permanece a questão de comoficará o índionummundoglobalizado, mas pelomenosjá se sabe o que é precisopreservar.

  13. O chefe da tribo Osíndiosvivememaldeias e, muitasvezes, sãocomandadosporchefes, quesãochamados de cacique, tuxánasoumorubixabas. A transmissão da chefiapodeserhereditária (de paiparafilho) ounão. Oschefesdevemconduzir a aldeianasmudanças, naguerra, devemmanter a tradição, determinar as atividadesdiárias e responsabilizar-se pelocontato com outrasaldeiasou com oscivilizados. Muitasvezesele é assessoradopor um conselho de homensque o auxiliamemsuasdecisões.

  14. Alimento - pesca Além de um conhecimentoprofundo da vida e dos hábitos dos animais, osíndiospossuemtécnicasquevariam de povoparapovo. Na pesca, é comum o uso de substânciasvegetais (tingui e timbó, entre outras) queintoxicam e atordoamospeixes, tornando-ospresasmaisfáceis. Hátambémarmadilhasparapesca, como o pari dos teneteharas - um cestofundo com umaaberturapelaqual o peixeentraatrás da isca, mas nãoconseguesair. A maioria dos índios no Brasilpraticaagricultura.

  15. Algumastribosindígenas da AMAZONIA: Arara, Bororo, Gavião Katukina, Kayapó Kulína, Marubo, Sateré – Mawé, Tenharim, Tikuna Tukâno, Wai-Wai, Yanomami. Culturaindígena O esforço das autoridadesparamanter a diversidade cultural entre osíndiospodeevitar o desaparecimento de muitacoisainteressante. Um quarto de todas as drogasprescritaspelamedicinaocidentalvem das plantas das florestas, e três quartos foramcolhidos a partir de informações de povosindígenas.

  16. Na área da educação, a línguatucana, apesar do pequenonúmero de palavras, é comparadaporlingüistascomo a línguagrega, porsuariqueza estrutural – possui, porexemplo, doze formasdiferentesde conjugar o verbo no passado. Ritose mitos No Brasil, muitastribospraticamritos de passagem, quemarcam a passagem de um grupoouindivíduo de umasituaçãoparaoutra. Estes ritos se ligam a gestaçãoe aonascimento, à iniciaçãonavidaadulta, aocasamento, à morte e a outrassituações.

  17. Poucospovosacreditamnaexistência de um ser superior (supremo), a maior parte acreditaemheróismísticos, muitasvezesemdoisgêmeos, responsáveispelacriação de animais, plantas e costumes. Arte A arte se mistura a vidacotidiana. A pintura corporal, porexemplo, é um meio de distinguirosgruposemqueumasociedadeindígena se divide, comopodeserutilizadacomoenfeite. A tintavermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo.

  18. Para a corbranca, osíndiosutilizam o calcário. Ostrabalhosfeitos com penas e plumas de pássarosconstituem a arte plumáriaindígena. Algunsíndiosrealizamtrabalhosem madeira. A pintura e o desenhoindígenaestãosempreligados à cerâmica e à cestaria. Oscestossãocomunsemtodas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de quesãofeitos. Geralmente, osíndiosassociam a música instrumental ao canto e à dança.

  19. Uma coisaaprendidurante a minhavida, sofrernao e a piorcoisaqueexiste. Desobedecer a Deus e a pior de todas as coisas. Sinceramente, Fernanda Torres/2010 fftorres65@hotmail.com

  20. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. Romanos 13:10

More Related