1 / 121

Conceitos e Revisão

Conceitos e Revisão. SER VIVO. NUTRIÇÃO. Alimentos. MEIO AMBIENTE. Alimentação. Alimentação é um ato voluntário e consciente, e é através deste que o ser humano obtém produtos para o seu consumo; é totalmente dependente da vontade do indivíduo.

Download Presentation

Conceitos e Revisão

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Conceitos e Revisão

  2. SER VIVO NUTRIÇÃO Alimentos MEIO AMBIENTE

  3. Alimentação

  4. Alimentaçãoé um ato voluntário e consciente, e é através deste que o ser humano obtém produtos para o seu consumo; é totalmente dependente da vontade do indivíduo.

  5. É o processo onde todas as matérias sólidas e líquidas que levadas ao trato digestivo são usadas para manter e formar tecidos, regular processos e fornecer energia.

  6. Nutrição

  7. Nutrição: é a combinação de processos através dos quais, o organismo recebe e utiliza material necessário para obtenção de energia, para manutenção de suas funções e para formação e regeneração dos tecidos.

  8. A nutrição compreende 3 fases:

  9. A alimentação ou aporte de alimentos: que compreende desde o momento em que se escolhe um alimento até sua absorção pelas vilosidades intestinais (seleção, obtenção, preparo culinário, ingestão, digestão, absorção.

  10. O metabolismo: que se inicia a partir da absorção dos nutrientes até o momento em que o organismo os utiliza como: fonte de energia, para materiais das células ou, para deposita-los como reserva (assimilação);

  11. A excreção: que compreende a eliminação de parte do material utilizado e do material não utilizado. Esta eliminação se efetua através do tubo digestivo, dos rins, da pele e dos pulmões.

  12. Dietética

  13. Dietética: é a ciência e a arte de alimentar corretamente pessoas e coletividades Consiste na aplicação da ciência da Nutrição no planejamento e preparação de refeições adequadas.

  14. Dietética: Estuda e aplica os princípios e processos básicos da ciência da Nutrição no organismo humano, permitindo o planejamento, a execução e a avaliação de dietas adequadas às características biológicas, socioeconômicas, culturais e psicológicas dos indivíduos.

  15. Alimento

  16. Alimento é o material que o organismo recebe para satisfazer suas necessidades de manutenção, crescimento, trabalho e restauração dos tecidos. Não existe um alimento que, sozinho, forneça todos os nutrientes que o organismo precisa, portanto, é necessária uma alimentação variada

  17. Substâncias alimentaressão substâncias naturais dotadas de certas qualidades sensoriais (consciência, sabor, aroma), que excitam nosso apetite e encerram uma variedade de nutrientes, segundo sua composição química.

  18. Nutrientes ou nutrimentos ou substancia nutritivas: são todas as substâncias químicas indispensáveis à saúde e a atividade do organismo.

  19. Classificação dos nutrientes

  20. Nutrientes Construtores ou Plásticos - constroem e reparam tecidos orgânicos: proteínas, água Nutrientes Reguladores - regulam os processos orgânicos: água, minerais, celulose, vitaminas, proteínas. Nutrientes Energéticos - produzem calor e energia: carboidratos , lipídios, proteínas

  21. Classificação dos alimentos

  22. Alimentos Construtores:fundamentais na formação dos tecidos orgânicos. São os alimentos ricos em proteínas e cálcio. Alimentos Energéticos:são aqueles que fornecem energia para as atividades. São os alimentos ricos em gorduras e carboidratos. Alimentos Reguladores:são aqueles que regulam as funções normais do metabolismo orgânico. São os alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras.

  23. Os alimentos consumidos de três modos: “in natura” preparados = técnicas dietéticas industrializados= tecnologia de alimentos

  24. Técnica Dietética

  25. Técnica Dietética é a sistematização e o estudo dos procedimentos para tornar possível a utilização dos alimentos, visando à preservação do valor nutritivo e à obtenção dos caracteres sensoriais desejados.

  26. Objetivos da Técnica Dietética

  27. Consiste em adequar a forma de preparo dos alimentos da dieta às necessidades fisiopatológicas do indivíduo e da população.

  28. Dieta? Programa Alimentar ? Padrões Nutricionais?Requerimentos Nutricionais?

  29. Programa Alimentar e Padrões Nutricionais

  30. Dieta e Alimentação Dieta Plano e programa alimentar Atender todas as recomendações de nutrientes Período Condição de Saúde

  31. Controle quantitativo e qualitativo Nutrientes Alimentos

  32. Dieta Alimentação Padrão Habitual

  33. Ingestão alimentar: • Hábitos alimentares • Sensações de desejo e fome • Situação sócio econômica

  34. Por ter características individuais e específicas o Programa Alimentar não pode ser estendido a outros indivíduos ou grupos populacionais

  35. Alimentação para grupo populacionais Sistematizadas Acesso aos nutrientes organismo necessita

  36. “as necessidades de cada nutriente varia de individuo para individuo dentro da população e o teor de nutrientes também varia significativamente entre os alimentos”

  37. Indivíduos saudáveis = alimentação nutritiva e equilibrada

  38. Leis da Alimentação

  39. São quatro as Leis da Alimentação: • Lei da quantidade • Lei da qualidade • Lei da harmonia • Lei da adequação

  40. Leis da Quantidade • Fornecer ao indivíduo a quantidade de alimentos necessária ao funcionamento do organismo, buscando a preservação da espécie e manutenção da saúde.

  41. Ou • Os alimentos devem ser ingeridos na quantidade suficiente para atender às exigências calóricas e à manutenção do equilíbrio do balanço.

  42. Entende-se por “suficiência” e “equilíbrio do balanço” a manutenção do peso normal do indivíduo, mesmo estando o organismo exposto a situações variáveis e modificações ambientais constantes.

  43. Exemplo: • No verão necessita-se de mais água e menos energia para o aquecimento do corpo, ocorrendo o oposto no inverno. Um balanço negativo conduz à desidratação e ao emagrecimento, um positivo à indigestão e à obesidade

  44. Lei da Qualidade • Fornecer diariamente ao indivíduo a qualidade de nutrientes ao organismo. Deve também levar em consideração o grau de maturação e conservação, bem como as condições de consumo dos alimentos.

  45. Ou • O programa alimentar deve ser completo na sua composição, de forma a oferecer ao organismo, que é uma unidade indivisível, todas as substâncias que o integram.

  46. Porque • Os nutrientes encontram-se na formação do corpo humano em diversas combinações nas células, tecidos, órgãos, sistemas, etc. todos com funções bem específicas.

  47. O alimento deve ser selecionado em função do que o organismo necessita, evitando que este atinja o ponto de carência em determinado nutriente.

  48. Lei da Harmonia • Diz respeito ao equilíbrio que deve haver na ingestão dos alimentos, e, consequentemente, de nutrientes, resultando numa dieta equilibrada.

  49. Ou • a ração alimentar deve ser tal que respeite a relação proporcional que os nutrientes devem guardar entre si.

  50. 10 a 15 % de proteína, 25 a 30% de lipídios, 50 a 60 % de carboidratos • Equilíbrio nas quantidades de cálcio e fósforo e de sódio e potássio, dentre outros.

More Related