slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
GEOGRAFIA ESTRUTURA DA TERRA E A GEMORFOLOGIA PowerPoint Presentation
Download Presentation
GEOGRAFIA ESTRUTURA DA TERRA E A GEMORFOLOGIA

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 24

GEOGRAFIA ESTRUTURA DA TERRA E A GEMORFOLOGIA - PowerPoint PPT Presentation


  • 1111 Views
  • Uploaded on

GEOGRAFIA ESTRUTURA DA TERRA E A GEMORFOLOGIA. FORMAÇÃO DO UNIVERSO - BIG BANG. UNIVERSO. Eras Geológicas. A TERRA. ESTRUTURA DA TERRA. A Terra é o terceiro planeta do sistema solar, tem idade de 4,5 a 5 bilhões de anos.É formada por três camadas principais:

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'GEOGRAFIA ESTRUTURA DA TERRA E A GEMORFOLOGIA' - andren


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1
GEOGRAFIA

ESTRUTURA DA TERRA

E A

GEMORFOLOGIA

slide8
A Terra é o terceiro planeta do sistema solar, tem idade de 4,5 a 5 bilhões de anos.É formada por três camadas principais:

*Crosta ou litosfera 0 a 60 km de profundidade e divide-se em 2 áreas, uma interna e outra externa pela descontinuidade de Mohorovic.A área interna possui uma constituição pastosa rica em rochas magmáticas e a área externa é constituída de por rochas sedimentares e graníticas ricas em silício e alumínio. A crosta é mais espessa nos continentes do que nos mares.

slide9
Estrutura da Terra:

*Manto ou Mesosfera:60 a 3000 km profundidade.

O manto, assim como a crosta, pode ser dividido em duas áreas: manto superior e manto inferior.O manto superior é rico em alumínio, e o manto inferior é rico em sílica e magnésio.

*Núcleo o Nife: 3000 a 5000 km de profundidade. O núcleo é rico em níquel e ferro, estando estes metais no estado líquido.

atividades end genas
ATIVIDADES ENDÓGENAS

Movimento da lava e das placas tectônicas – vídeo 2

tectonismo ou diastrofismo
Tectonismo ou diastrofismo

São movimentos que deformam as rochas lentamente pela ação das forças internas. Tais movimentos podem ser divididos em dois grupos:

  • Epirogenéticos: São movimentos verticais da crosta que provocam soerguimento e rebaixamento dos blocos continentais.
  • Orogenéticos: São movimentos horizontais da crosta que geram montanhas, dobras e falhas no relevo, dentre outras.
orog nese epirog nese
OROGÊNESE / EPIROGÊNESE
  • Formação do relevo
ilustra o vulc o de lama
ILUSTRAÇÃO VULCÃO DE LAMA

O termo vulcão de lama ou domo de lama é usado para se referir às estruturas vulcânicas criadas pela ejeção de gases, líquidos e lama, geralmente em áreas mais frias; portanto não são magmáticos. Os vulcões de lama possuem tamanhos que vão de alguns centímetros de altura até 700 metros e diâmetros de até 10 km.

slide15
RESULTADO DE MOVIMENTOS OROGÊNICOS

INTRUSÃO: é um corpo de rocha ígnea que cristalizou de um magma derretido sob a superfície da Terra. As massas de magma que solidificam em profundidade, antes de atingirem a superfície terrestre, são designados plutões, de Plutão, o deus romano do submundo.

Intrusão Um exemplo bem conhecido

de intrusão ígnea é o

Complexo do Pão de Açúcar,

no Rio de Janeiro, Brasil

slide16
Ígneas (ou magmáticas)

O granito, um exemplo de rocha ígnea.

  • Essas rochas são resultados da solidificação e consolidação do magma (ou lava), daí o nome rochas magmáticas. Também conhecida como rochas ígneas.
  • O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra. São as rochas formadas a partir do resfriamento do magma. Podem ser de dois tipos, a saber:Vulcânicas (ou extrusivas) - são formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um rápido processo de resfriamento na superfície. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pumes, cujo resfriamento dá-se na água. O vidro vulcânico é um tipo de rocha vulcânica de resfriamento rápido.
  • Plutônicas (ou intrusivas) - são formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos são o granito e o diabásio.
rochas sedimentares
Rochas sedimentares
  • As rochas sedimentares fazem parte de 75% da superficie dos continentes, são as rochas formadas através do acúmulo de detritos, que podem ser orgânicos ou gerados por outras rochas. Classificam-se em:
  • Detriticas - são as rochas formadas a partir de detritos de outras rochas. Alguns exemplos são o arenito, o argilito, o varvito e o folhelho.
  • Químiogénicas - resultam da precipitação de substâncias dissolvidas em àgua. Alguns exemplos são o sal gema, as estalactites e as estalagmites.
  • Biogénicas - são rochas formadas por restos de seres vivos. Alguns exemplos são o calcário conquifelo, formado através dos resíduos de conchas de animais marinhos, Possui o mineral cálcite.; e o carvão, formado a partir dos resíduos de vegetais.
ilustra o de rocha sedimentar
ILUSTRAÇÃO DE ROCHA SEDIMENTAR

Formação da rocha sedimentar

slide21
Metamórficas

O Quartzito, um exemplo de rocha metamórfica.São as rochas formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas, sedimentares e até mesmo outras rochas metamórficas, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão ou ambas simultâneamente. Alguns exemplos são o gnaisse, formado a partir do granito; a ardósia, formada a partir do xisto; o mármore, formado a partir do calcário, e o quartzito, formado a partir do arenito.

  • OBS.: As rochas mais antigas são as magmáticas seguidas pelas metamórficas. Elas datam das eras Pré-Cambriana e Paleozóica. Já as rochas sedimentares são de formação mais recente: datam das eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Essas rochas formam um verdadeiro capeoamento, ou seja, encobrem as rochas magmáticas e as metamórficas quando estas não estão afloradas à superfície da Terra.
slide24
GEMAS é um mineral, rocha ou material petrificado que quando cortado e facetado ou polido é colecionável ou pode ser usado em joalheria.
  • Uma seleção de seixos de gemas polidos por abrasão em tambor cilíndrico. O seixo maior tem 40 mm de comprimento .1 - Turquesa, 2 - Hematita, 3 - Crisocola, 4 - Olho de tigre 5 - Quartzo, 6 - Turmalina, 7 - Cornalina, 8 - Pirita, 9 - sugilite, 10 - Malaquita, 11 - Quartzo rosa, 12 - Obsidiana, 13 - Rubi, 14 - Ágata muscínea, 15 - Jaspe, 16 - Ametista, 17 - Ágata azul, 18 - Lápis-lazúli