IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES DA VEGETAÇÃO - PowerPoint PPT Presentation

alvis
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES DA VEGETAÇÃO PowerPoint Presentation
Download Presentation
IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES DA VEGETAÇÃO

play fullscreen
1 / 31
Download Presentation
IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES DA VEGETAÇÃO
107 Views
Download Presentation

IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES DA VEGETAÇÃO

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES DA VEGETAÇÃO PAISAGEM AMBIENTE PERCEPÇÃO ECOLOGIA

  2. 1 - ASPECTOS PAISAGÍSTICOS • CARACTERÍSTICAS GERAIS: • As espécies vegetais em cenários urbanos apropriados; • Verificar as edificações e o recinto urbano para receber as espécies; • As espécies estão condicionadas a fatores, tais como: •  Porte dos edifícios, paisagístico e ambiental urbanos. •  Às características climática e cultural da região. •  Formas, dimensões  combinação de volumes vegetais e edificados. • Nos passeios, juntos aos muros, a vegetação ajuda minimizar o aspectos edificado da paisagem, mas os muros estreitam o espaço da rua, é uma bar- reira para a ventilação ao nível do usuário e contribuem para o aumento da temperatura do ar ao recinto.

  3. Planos vegetais que organizam e dominam o espaço urbano Árvores que formam uma cobertura vegetal sem modificar o perfil da edificação

  4. Rua sem vegetação, os muros estreitam seu espaço. A vegetação protege o muro e amplia psicologicamente os espaços urbanos, melhorando sua ambiência.

  5. As palmeiras alinhadas ressaltam a perspectiva sem contribuir na ambiência

  6. Copas que se entrelaçam minimizam o efeito geométrico e aumentam o sombreamento.

  7. Os pedestres circulam confinados pela faixa estreita entre as árvores e o muro, definida como uma colunata.

  8. AGRUPAMENTOS ARBÓREOS • Funções: barreiras ambientais, definidores do espaço ou acontecimento espa cial(funções ornamentais) em um grande espaço aberto, como um parque.  Ocasiona diferentes efeitos na composição: Homogênea ou Heterogênea. Maciço heterogéneo: formado por diversos formatos de copa. E quanto projetada permite a passagem da brisa fresca no verão, além do sombreamento no verão.

  9. Maciço heterogênio organizado para permitir a ventilação.

  10. Maciço homogéneo, copas iguais

  11. Maciço homogéneo: enfatiza o potencial paisagístico, sombrea e permite a ventilação.

  12. COMPARAÇÃO ENTRE OS TIPOS DE AGRUPEMANTOS MACIÇO HOMEGÊNEO MACIÇO HETEROGÊNEO

  13. 0 espaço moldado pela vegetação se modifica através do ano: inverno. O espaço ocupado pela vegetação é diferente no verão.

  14. Maciço homogêneo, copas iguais Maciço homogéneo: enfatiza o potencial paisagístico, sombrea e permite a ventilação.

  15. ASPECTOS AMBIENTAIS • A vegetação atua nos microclimas contribuindo para melhorar ambiência urbana sob diversos aspectos.  Ameniza a radiação solar na estação quente;  Modifica a temperatura e a umidade relativa do ar / áreas sombreadas;  Modifica a velocidade e direção dos ventos;  Atua como barreira acústica. SOMBREAMENTO • Uma da funções mais importante da arborização no espaço urbano. • Regiões de condições climáticas tropical e subtropical úmido. • A cidade deve ser sombreada em período quente, limitando-se a incidência dos raios solares, principalmente em praças e caminho de pedestres.

  16. Exemplo de sombreamento usando diferentes tipos de vegetação. Exemplo de sombreamento combinando vegetação de portes diferentes e elementos construídos.

  17. Sombreamento de árvores caducifolias e perenes na situação de inverno.

  18. Sombreamento sobre a calçada de árvores caducifólias. perenes (b) na situação de verão, quase sem diferença de densidade foliar das espécies mas formato de copa diferente.

  19. Temperaturas superficiais de diferentes superfícies urbana Fator de céu visível Concreto ao sol Grama ao sol Concreto a sombra Grama a sombra Asfalto ao sol

  20. 35º 36º 37,5º 30,5º 27º 33º Cinamomo Sibipiruna Extremosa

  21. 40% 37% 37% 55% Liguste Sibipiruna Jacarandá . Diferenças de umidade relativa do ar entre áreas expostas à radiação solar e áreas sombreadas por 3 tipos de árvores no verão.

  22. OBSTRUÇÃO A distância da vegetação ao edifício modifica a velocidade e direção do vento, favorecendo ou impedindo a sua ventilação e a do espaço aberto.

  23. O perfil heterogéneo da avenida arborizada aleatoriamente, permite a deflexão do vento, quebrando o efeito de canal.

  24. Barreira vegetal ao vento formada pela associação de vegetação com diferentes formas e portes Quebra ventos integrados à declividade do terreno.

  25. Exemplo de barreira acústica vegetal densa com plantas de diferentes altura.

  26. Formação de barreiras acústicas combinando desníveis e vegetação. Via de alta intensidade de trânsito onde a estratégia foi colocá-la em uma trincheira formada por taludes gramados e barreira de árvores. Estacionamento onde a estratégia foi criar um canteiro sobre o gramado, elevado, e acima uma linha de árvores de sombra.

  27. FIM

  28. AVISO – ATIVIDADE PESO 1,0 1 -TEXTOS PARA LEITURA: ( Pasta Campus II ) A) ARBORIZAÇÃO URBANA (Antonio Silveira Ribeiro dos Santos) B) ARBORIZAÇÃO URBANA: FUNÇÃO HISTÓRICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS CENTROS URBANOS (Wellinson Severino). 1 - Trazer para a próxima aula dia 08/08/11, um único resumo incluindo os dois textos acima (No máximo 500 palavras), fazer discussão entre ambos. 2 - Configuração: Margens Superior e Esquerda 3,0cm; Inferior e Direita 2,5cm. Titulo centralizado MAIÚSCULO fonte Times New Roman, Tamanho 14, e logo abaixo nome do autor (dê um espaço). 3 – Parágrafo no início do texto (contínuo), mesma fonte e tamanho 12. 4 – Digitado em folha A4. 5 – NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO NA DATA DA ENTREGA.

  29. Trazer para próxima aula (5ª feira dia 02/09/10):  Elabore um texto resumo em que aborda as informações essenciais sobre todos os títulos acima. (mínimo 3 e máximo 5 laudas). Digitadas (peso 1,0).  Não receber em outra data.

  30. AVISO (Continuação) • E) ARBORIZAÇÃO URBANA: FUNÇAO HISTÓRICA E SUA • IMPORTÂNCIA PARA OS CENTROS URBANOS. • F) ARBORIZAÇÃO URBANA: CONCEPÇAO DE ESPAÇO • URBANO. •  Para a aula do dia 09/09/10. Atividade prática – apresentação.  SEMINÁRIO (Grupo: Máximo 5 e Mínimo 3 alunos). Leitura dos textos relacionados acima (Apresentação individual peso 2,0).  Por isso sugere que os componentes do grupo se organizem e planejam a forma de apresentação do seu trabalho.

  31. OBRIGADO A TODOS BOM RECESSO E FERIADO. “CURTI BEM A VIDA”, DIVERTAM MUITO, MAS NÃO ESQUEÇAM DAS OBRIGAÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. 30/08/2010