1 / 23

Fósseis

Fósseis. Fósseis . restos de organismos: - ossos dentes troncos chifres etc. vestígios (ou marcas) da actividade de organismos: - Deslocação: pegadas Habitação: galerias Reprodução: ovos fosseis Nutrição: coprólitos (fezes fossilizadas). organismos Totalmente

ailani
Download Presentation

Fósseis

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Fósseis

  2. Fósseis • restos de • organismos: • - ossos • dentes • troncos • chifres • etc. • vestígios (ou marcas) da • actividade de organismos: • - Deslocação: pegadas • Habitação: galerias • Reprodução: ovos fosseis • Nutrição: coprólitos (fezes fossilizadas) organismos Totalmente conservados Organismos que viveram em épocas geológicas anteriores à actual!

  3. Encontrei fósseis... ossos de dinossauro! Para que se forme um fóssil é necessário que as evidências sofram uma série de transformações químicas e físicas ao longo de um período de tempo. Assim, só se consideram fósseis os vestígios orgânicos com mais de 13.000 anos.

  4. Trilobite fossilizada Troncos de árvores mineralizados Esqueleto de Archaeopterix Crânio do Smilodon Exemplos de fósseis (restos de organismos)

  5. Mosquito preservado em âmbar. O âmbar isola o organismo do contacto com o exterior. Flor do Miocénico excepcionalmente preservada em sedimentos finos (Florissant, Colorado, EUA) Mamute preservado em gelo descoberto na Sibéria. O gelo interrompe a actividade dos microorganismos decompositores e retarda a decomposição físico-química. Garra de ave (Moa) com partes moles preservadas. A preservação ocorreu no interior de uma gruta com atmosfera seca e estéril. Borboleta preservada em sedimentos finos. É notável o grau de conservação de quase todo o organismo. Miocénico de Florissant, Colorado, EUA Exemplos de fósseis (organismos totalmente preservados)

  6. Ovos fossilizados pegadas Coprólitos galerias Exemplos de fósseis (vestígios da actividade dos organismos)

  7. MUMIFICAÇÃO OU CONSERVAÇÃO TOTAL MINERALIZAÇÃO MOLDAGEM Consiste na cópia da forma interna ou externa de um resto orgânico Consiste na substituição da matéria que constituía o organismo, por certos minerais que o “petrificam”, mas mantêm-se as suas características Consiste na conservação total de um organismo, por ter sido envolvido, de imediato, por uma substância que impede a sua decomposição Processos/Tipos de Fossilização

  8. Formação de Pegadas

  9. A Ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia [nome que deriva do grego palaios (antigo)+ontos (ser)+logos (tratado)]. Esta ciência estuda os organismos que viveram no passado da Terra sob todos os aspectos. Procura especialmente conhecer as relações entre os seres vivos, entre estes e o meio ambiente, e a sua ordem no tempo. A Paleontologia pretende conhecer do modo mais completo possível os seres vivos que antecederam os actuais: o seu modo de vida, as condições ambientais e bióticas nas quais se desenvolveram, as causas da morte ou da sua extinção, e as possíveis relações evolutivas entre eles.

  10. Vida de paleontólogo... 2 1 3 4 5

  11. A formação de um fóssil...

  12. condições vantajosas para que ocorra fossilização... • a existência de uma esqueleto ou parte duras • o ambiente de fossilização seja aquático (os sedimentos que se depositam sobre o ser, ou sobre os seus vestígios protegem-no de predadores e da erosão) • a abundância da espécie (quanto maior o nº de organismos, maior a possibilidade de fossilizarem)

  13. Actualmente os fósseis são considerados instrumentos fundamentais: -na datação das rochas (através dos fósseis de idade, ex: trilobites) -na reconstituição dos ambientes e espécies do passado (através dos fósseis de fácies, ex: amonites) -no estudo da evolução das espécies

  14. Náutilo Gingko “Fósseis” Vivos São seres vivos que se mantiveram praticamente inalterados na sua forma ao longo de milhões de anos.

  15. Escala do tempo geológico Quando nos referimos à história da Terra não faz sentido medir o tempo em anos, pois os fenómenos geológicos são de longa duração.

  16. Para medir o tempo, em Geologia, foi criada uma escala – A ESCALA DO TEMPO GEOLÓGICO Como é que foi criada essa escala? E no que é que ela se baseia?

  17. A escala do tempo geológico divide o tempo em ERAS e baseia-se em acontecimentos geológicos da história da Terra e no estudo dos fósseis Por exemplo a extinção dos dinossauros marca o fim do Mesozóico e o início do Cenozóico

  18. As Eras são ainda divididas em Períodos Por exemplo a Era Secundária ou Mesozóico divide-se em três períodos: Triássico Jurássico Cretácico O Jurássico foi a época em que reinaram os dinossauros, daí o nome do filme “Parque Jurássico”.

  19. Era Quaternária Era Terciária ou Cenozóico Era secundária ou Mesozóico Era Primária ou Paleozóico Pré-Câmbrico (1,5 M.a. até aos nossos dias)

More Related