1 / 23

Estrutura e constituição das moléculas

Estrutura e constituição das moléculas. Como são constituídas as moléculas e qual a sua massa?. Usamos a palavra molécula para descrever grupos de átomos. As moléculas de hélio e hidrogénio são mais leves do que as moléculas constituintes do ar.

agrata
Download Presentation

Estrutura e constituição das moléculas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Estrutura e constituição das moléculas Como são constituídas as moléculas e qual a sua massa? Usamos a palavra molécula para descrever grupos de átomos. As moléculas de hélio e hidrogénio são mais leves do que as moléculas constituintes do ar. Massa molecular relativa( Mr) – Número de vezes que uma molécula é mais pesada do que o átomo mais leve, H.

  2. Massa atómica relativa Massa atómica relativa (Ar) – Número de vezes que um átomo é mais pesado do que o átomo mais leve, o hidrogénio. O átomo de H, é o átomo de estrutura mais simples. É o mais leve, pois possui um só protão no núcleo e um só electrão na zona exterior, tendo uma massa praticamente igual à massa de um protão. Massa de um átomo H = 1,7 x 10-24 g

  3. Exercicío: Determina a massa molecular relativa da molécula de O2. Considera Ar (O) = 16.

  4. GEOMETRIA DAS MOLÉCULAS

  5. Geometria das moléculas Modelos de calotes – Dão uma ideia da forma e do tamanho relativo das moléculas. Modelos de varetas – fornecem uma indicação mais precisa da geometria molecular, isto é , da posição relativa dos respectivos núcleos atómicos.

  6. Geometria das moléculas A expressão geometria molecular está relacionada com distâncias e ângulos. Comprimento de ligação – Distância entre os núcleos de dois átomos ligados.

  7. Geometria das moléculas Ângulo de ligação – ângulo formado pelos segmentos de recta que unem o núcleo de um dos átomos ao núcleo dos dois átomos a ele ligados.

  8. Geometria das moléculas *Moléculas do tipo A2 (moléculas diatómicas -Têm 2 átomos)-Geometria linear:Ex: N2, O2…

  9. Geometria das moléculas Geometria linear:O átomo central não possui pares não ligantes. Ex: CO2 , BeCl2 . * Moléculas do tipo AX2 ou A3( moléculas triatómicas -Têm 3 átomos). O ângulo de ligação é 180º.

  10. Geometria das moléculas Geometria angular: O átomo central tem um ou mais pares não ligantes. Ex: H2O, H2S….

  11. Geometria das moléculas Moléculas do tipo AX3 ou AX2Y (moléculas tetratómicas- Têm 4 átomos) - Geometria triangular plana: O átomo central não possui pares não ligantes. O ângulo de ligação é de 120º.Ex: BF3, BH3…. -Geometria piramidal:O átomo central tem pares não ligantes. Ex: NH3, PH3…

  12. Geometria das moléculas Moléculas do tipo AX4 (Moléculas pentatómicas – têm 5 átomos)O ângulo de ligação da geometria tetraédrica é de 109,5º.-Geometria tetraédrica:Ex:CH4,CCl4 ….

  13. Polaridade das moléculas Moléculas polares – a densidade electrónica da molécula está mais concentrada num dos átomos, criando um pólo negativo num átomo e um pólo positivo no outro átomo. Esta ligação é constituída entre átomos de elementos diferentes. Ex: HF, HCl, H2O Moléculas apolares – a carga da nuvem electrónica da molécula distribui-se uniformemente pelos átomos que a constituem. Ligação constituída entre átomos do mesmo elemento. Ex: H2, Cl2, F2.

  14. Ligação química Ligação covalente: uma ligação diz-se covalente, quando é feita por partilha de electrões entre 2 átomos. Consoante se partilhe 1, 2 ou 3 pares de electrões de valência a ligação será covalente simples, dupla ou tripla. Regra do octeto – os átomos ligam-se uns aos outros para adquirirem maior estabilidade. Quando se formam ligações químicas, cada átomo tem tendência a ficar com oito electrões no último nível de energia. A única excepção a esta regra é o caso dos átomos com apenas um nível de energia, que têm tendência a ficar com dois electrões.

  15. Ligação covalente simples Ligação covalente simples - há partilha de um par de electrões

  16. Ligação covalente dupla Ligação covalente dupla: há partilha de dois pares de electrões.

  17. Ligação covalente tripla Ligação covalente tripla: há partilha de três pares de electrões.

  18. Ligação covalente apolar Ligação covalente apolar: os electrões partilhados são atraídos com a mesma intensidade por ambos os núcleos, pois a ligação é feita entre átomos do mesmo elemento.Exemplos: Cl2, F2,O2…

  19. Ligação covalente polar o par de electrões partilhado é atraído com mais intensidade por um dos núcleos, porque os átomos que fazem a ligação pertencem a elementos diferentes.

  20. Ligação iónica Ligação iónica:Quando dois átomos se aproximam, sendo de elementos diferentes, em que um tem tendência para captar electrões e o outro para perder electrões, pode acontecer uma ligação iónica. A ligação iónica é estabelecida entre iões e o composto resultante designa-se por composto iónico. Forma-se quando um dos elementos é um metal e o outro é um não-metal.

  21. Ligação metálica Os metais têm como característica possuírem poucos electrões de valência. Esses electrões tem a particularidade de se libertarem formando um “mar de electrões “, os quais, são atraídos não só pelo núcleo do átomo a que pertenciam, mas também pelo núcleo dos átomos vizinhos.Esses electrões, podem mover-se em todas as direcções e é essa propriedade que assegura nos metais a sua maleabilidade, ductibilidade, condutividade térmica e eléctrica.

  22. Compostos de carbono HidrocarbonetosSão compostos formados por átomos de carbono e hidrogénio.

More Related