1 / 17

Quem não é contra, é a nosso favor. Se tua mão te leva a pecar, corta-a!

Quem não é contra, é a nosso favor. Se tua mão te leva a pecar, corta-a!. 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM 30 de setembro de 2012. Aprofundando os textos bíblicos: Números 11,25-29 Salmo 19(18); Tiago 5,1-6 Marcos 9,38- 43.45.47-48.

Download Presentation

Quem não é contra, é a nosso favor. Se tua mão te leva a pecar, corta-a!

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Quem não é contra, é a nosso favor. Se tua mão te leva a pecar, corta-a!

  2. 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM 30 de setembro de 2012

  3. Aprofundando os textos bíblicos: Números 11,25-29 Salmo 19(18); Tiago 5,1-6 Marcos 9,38- 43.45.47-48

  4. Os discípulos ainda não se abriram à mensagem de Jesus. Eles tentam impedir a ação libertadora de alguém, apenas porque não pertencia ao seu grupo. Sua fé continua insuficiente para libertar do mal e cuidar dos doentes (9,18-19). Jesus ensina a acolher todos os que fazem o bem, dizendo: Não o impeçais.

  5. Jesus ensina a acolher todos os que fazem o bem, dizendo: Não o impeçais. Quem não é contra nós está a nosso favor (vv.39-40). A ação do Espírito de Deus é sem fronteiras e desperta as pessoas para gestos solidários, como oferecer um copo de água para beber.

  6. A 1ª leitura Números 11,25-29; evoca a caminhada pelo deserto, quando os setenta anciãos são investidos com a força do Espírito e se tornam cooperadores de Moisés. Moisés reconhece a ação profética de Eldad e Medad apesar de não pertencerem ao grupo dos anciãos: Oxalá que todo o povo do Senhor fosse profeta (v.29) O valor absoluto do Reino é simbolizado pelas imagens do pé, da mão e dos olhos. O ser humano todo é chamado a entrar no Reino de Deus, ou seja, na vida plena, assumindo opções coerentes com a mensagem libertadora de Jesus

  7. A 1ª leitura Números 11,25-29; evoca a caminhada pelo deserto, quando os setenta anciãos são investidos com a força do Espírito e se tornam cooperadores de Moisés. Moisés reconhece a ação profética de Eldad e Medad apesar de não pertencerem ao grupo dos anciãos: Oxalá que todo o povo do Senhor fosse profeta (v.29) A 1ª leitura ,Números 11,25-29 evoca a caminhada pelo deserto, quando os setenta anciãos são investidos com a força do Espírito e se tornam cooperadores de Moisés. Moisés reconhece a ação profética de Eldad e Medad apesar de não pertencerem ao grupo dos anciãos:

  8. Ensina também que o Espírito de Deus sopra onde quer e sobre quem quer, sem estar limitado por regras, por interesses pessoais ou por privilégios de grupo. O verdadeiro cristão é aquele que, como Moisés, reconhece a presença de Deus nos gestos proféticos que vê acontecer à sua volta...

  9. . O salmo 19(18); ressalta que a lei do Senhor ilumina e enriquece quem a segue.

  10. A 2ª leitura Tiago 5,1-6; exorta profeticamente a partilhar os bens com os necessitados, a não explorar os trabalhadores, privando-os do salário digno para viver. Convida os cristãos a não colocarem a sua confiança e a sua esperança nos bens materiais,

  11. pois eles são valores perecíveis e que não asseguram a vida plena para o homem. Mais: as injustiças cometidas por quem faz da acumulação dos bens materiais a finalidade da sua existência afastá-lo-ão da comunidade dos eleitos de Deus.

  12. No Evangelho Marcos 9,38- 43.45.47-48 temos uma instrução, através da qual Jesus procura ajudar os discípulos a situarem-se na órbita do Reino. Nesse sentido, convida-os a constituírem uma comunidade que, sem arrogância, sem ciúmes, sem presunção de posse exclusiva do bem e da verdade,

  13. procura acolher, apoiar e estimular todos aqueles que atuam em favor da libertação dos irmãos; convida-os também a não excluírem da dinâmica comunitária os pequenos e os pobres; convida-os ainda a arrancarem da própria vida todos os sentimentos e atitudes que são incompatíveis com a opção pelo Reino.

  14. Atualizando A palavra e atuação de Jesus comprometem a trabalhar em favor da libertação de todas as formas do mal no mundo. O seguimento abre os horizontes da comunidade para a comunhão com todos os que colocam suas vidas a serviço da humanidade.

  15. A palavra de Deus na celebraçãoInterpelada pela Palavra de Deus, sem prender o Espírito que age onde quer, a comunidade de fé é convidada a ser sinal de unidade e comunhão nas diferenças. A Eucaristia, como sacramento da unidade e da comunhão eclesial, levamos a um empenho ecumênico e inter-religioso.

  16. A palavra de Deus na celebração Interpelada pela Palavra de Deus, sem prender o Espírito que age onde quer, a comunidade de fé é convidada a ser sinal de unidade e comunhão nas diferenças. A Eucaristia, como sacramento da unidade e da comunhão eclesial, levanos a um empenho ecumênico e inter-religioso. TEXTOS EXTRAIDOS DA : REVISTA DE LITURGIA Ir. Veronice FernandesIr. Helena Ghiggi PORTAL DAHONIANOS Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)

  17. Marine ves Jesus de Lima

More Related