1 / 17

Palavra de Vida

Palavra de Vida. Chiara Lubich – Janeiro de 2010. De 18 a 25 de janeiro em muitas partes do mundo se celebra a Semana de oração pela unidade dos cristãos, ao passo que em outras ela é celebrada no período de Pentecoste.

abdalla
Download Presentation

Palavra de Vida

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Palavrade Vida Chiara Lubich – Janeiro de 2010

  2. De 18 a 25 de janeiro em muitas partes do mundo se celebra a Semana de oração pela unidade dos cristãos, ao passo que em outras ela é celebrada no período de Pentecoste. Como recordamos, Chiara desejava comentar o versículo bíblico que era escolhido de ano em ano para essa ocasião, fazendo-o coincidir com a Palavra de vida do mês de janeiro.Este ano a frase bíblica para a Semana de oração é: “Vós sois as testemunhas de tudo isso”(Lc 24,48).Para nos ajudar a vivê-la, propomos este texto de Chiara como “convite insistente” a nós, cristãos, de testemunhar juntos a presença de Deus no mundo.

  3. "Deus habitará com eles, e eles serão o seu povo“ (Ap 21,3).

  4. A Palavra de Deus deste mês nos interpela. Se quisermos fazer parte do seu povo devemos deixar Deus viver entre nós.

  5. Mas como isso será possível, e como fazer para desfrutar um pouco, antecipando já nesta terra, daquela alegria sem fim, procedente da visão que teremos de Deus?

  6. Foi justamente isso que Jesus nos revelou; é precisamente este o sentido da sua vinda: comunicar-nos a sua vida de amor com o Pai, para que também nós a vivamos.

  7. Nós, cristãos, podemos viver esta frase desde já e ter Deus entre nós. Para tê-lo entre nós são necessárias certas condições, como afirmam os Padres da Igreja. para João Crisóstomo, é amar como Jesus amou, Para Basílio, é viver segundo a vontade de Deus, e para Orígenes, é o acordo de pensamento e de sentimentos para alcançar a concórdia que “une as pessoas e contém o Filho de Deus”. para Teodoro Estudita, é o amor mútuo,

  8. No ensinamento de Jesus está a chave para fazer com que Deus habite entre nós: «Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros». A chave da presença de Deus é o amor mútuo. «Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós» porque: «Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles», diz Jesus.

  9. "Deus habitará com eles, e eles serão o seu povo” (Ap 21,3).

  10. Portanto, não está tão longe e não é tão inatingível o dia que assinalará a realização de todas as promessas da Antiga Aliança: «A minha morada estará junto deles. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo».

  11. Tudo isso já se realiza em Jesus, que continua, para além da sua existência histórica, presente entre aqueles que vivem segundo a nova lei do amor recíproco, ou seja, segundo a norma que constitui o povo de Deus como um povo.

  12. Essa Palavra de Vida é, portanto, um convite insistente, sobretudo para nós, cristãos, a testemunharmos com o amor a presença de Deus. «Nisso reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros» (Jo 13,35). O mandamento novo vivido dessa forma coloca as premissas para que se atue a presença de Jesus entre os homens.

  13. Não podemos fazer nada, se essa presença não estiver garantida; presença que dá sentido à fraternidade sobrenatural que Jesus trouxe à Terra para toda a humanidade.

  14. "Deus habitará com eles, e eles serão o seu povo“.

  15. Mas cabe especialmente a nós, cristãos, mesmo pertencendo a diferentes comunidades eclesiais, dar ao mundo um espetáculo de um só povo composto por todas as etnias, raças e culturas, por adultos e crianças, por pessoas doentes e sadias. Um único povo sobre o qual se possa dizer, como se dizia dos primeiros cristãos: «Vede como se amam e estão prontos a dar a vida uns pelos outros».

  16. É este o “milagre” pelo qual a humanidade anseia para poder ainda ter esperança, e uma contribuição necessária ao progresso ecumênico, ao caminho rumo à unidade plena e visível dos cristãos. É um “milagre” que está ao nosso alcance, ou melhor, ao alcance Daquele que, morando entre os seus que estão unidos por meio do amor, pode transformar os destinos do mundo, levando toda a humanidade rumo à unidade.

  17. "Deus habitará com eles, e eles serão o seu povo”(cf Ap 21,3) “Palavra de Vida”, publicação mensal do Movimento dos Focolares. Texto de: Chiara Lubich, janeiro de 1999.Gráfica de Anna Lollo emcolaboração com padre Placido D’Omina (Sicília - Itália) Este comentário sobre a Palavra de vida é traduzido em 96 línguas e idiomas, e é recebida por milhões de pessoas no mundo inteiro através da imprensa, do rádio, da tv e pela internet – para informações www.focolare.orgO PPS é traduzido em várias línguas e publicado no site www.santuariosancalogero.org

More Related