1 / 23

Slide métodos contraceptivos

Slide mu00e9todos contraceptivos

Valria1
Download Presentation

Slide métodos contraceptivos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROFESSORA VALÉRIA DESTER METÓDOS CONTRACEPTIVOS CIÊNCIAS

  2. O QUE É ? Contraceção ou contracepção são os métodos ou dispositivos usados para prevenir uma gravidez. A escolha, a disponibilidade e a forma de utilização de contracetivos denomina-se planeamento familiar. Algumas culturas limitam ou desincentivam o acesso a métodos contracetivos por razões morais, religiosas ou políticas.

  3. MÉTODOS CONTRACEPTIVOS Pílula anticoncepcional Implante anticoncepcional Dispositivo intrauterino (DIU) Camisinha masculina e feminina Adesivo anticoncepcional Anel vaginal Anticoncepcional injetável Laqueadura ou Vasectomia

  4. PILULA ANTICONCEPCINAL O anticoncepcional hormonal combinado oral (AHCO) ou pílula anticoncepcional é um comprimido que contém uma combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. O anticoncepcional oral também modifica o muco cervical, tornando-o hostil ao espermatozoide.

  5. IMPLANTES ANTICONCEPCIONAIS O implante contraceptivo, como o Implanon e o Organon, é um método contraceptivo que é introduzido no braço da mulher entre o 1º e 5º dia do ciclo menstrual, sob anestesia local, e que atua liberando hormônios na corrente sanguínea de forma contínua de modo a prevenir a ovulação e promover a atrofia do endométrio, o que evita a gravidez.

  6. IMPLANTES ANTICONCEPCIONAIS O implante anticoncepcional consiste em um pequeno tudo de de silicone, com cerca de 3 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro, que deve ser aplicado pelo ginecologista no consultório após avaliação da saúde geral da mulher e análise das vantagens e desvantagens.

  7. DIU O dispositivo intrauterino, conhecido por DIU, é um método contraceptivo de plástico em forma de T que é introduzido no útero pelo ginecologista e que pode permanecer durante cerca de 5 anos mantendo a sua eficácia. Esta técnica anticoncepcional é muito eficaz e não causa desconforto, impedindo a gravidez por ação do cobre ou libertação de hormônios que dificultam a fecundação.

  8. CAMISINHA MASCULINA E FEMININA O preservativo é um método anticoncepcional excelente para evitar a gravidez, além de ser o único método que protege do contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como Aids ou sífilis. Porém, para ser eficaz é necessário colocar a camisinha corretamente antes de cada contato intimo, impedindo o contato direto entre o pênis e a vagina, evitando que os espermatozoides chegam ao útero.

  9. ANEL VAGINAL O anel é um dispositivo de borracha que é introduzido na vagina pela mulher que libera progressivamente hormônios e a sua colocação é semelhante à introdução de um absorventes interno. A mulher deve permanecer com o anel durante 3 semanas e depois deve retirar e fazer uma pausa de 7 dias para a menstruação descer, voltando a colocar um anel novo.

  10. ANTICOCEPCIONAL INJETÁVEL A injeção anticoncepcional, como Depo-Provera, deve ser aplicada no músculo do braço ou perna 1 vez por mês ou de 3 em 3 meses por um enfermeiro no posto de saúde. A injeção vai libertando lentamente hormônios que impedem a ovulação, porém o seu uso prolongado pode provocar atraso na fertilidade, aumento do apetite, o que pode conduzir ao aumento de peso, além de dores de cabeça, acne e queda de cabelo, por exemplo.

  11. ADESIVO TRANSDÉRMICO O adesivo anticoncepcional é um método contraceptivo baseado na administração dos hormônios estrogênio e progesterona através de um adesivo que precisa ser aplicado à pele. Ele é composto de material plástico, fino, na cor bege, de tamanho 4 cm x 4 cm. .

  12. ADESIVO TRANSDÉRMICO O adesivo anticoncepcional funciona assim como as pílulas anticoncepcionais, mas com forma de administração diferente, por meio da pele. Os hormônios (estrogênio e progesterona) liberados pelo adesivo são capazes de bloquear a ovulação e deixar o muco cervical mais espesso, evitando que os espermatozoides consigam chegar até o útero, diminuindo as chances de gravidez. Além disso, o adesivo contraceptivo também deixa o endométrio, camada interna do útero, impróprio para a implantação do embrião.

  13. LAQUEADURA A cirurgia é um método contraceptivo definitivo, impedindo a mulher ou o homem de ter filhos para o resto da vida, por isso, na maioria dos casos este método só é utilizado depois de decidir não ter mais filhos, sendo mais frequente em mulheres ou homens com mais de 40 anos. No caso da mulher é feita a laqueadura das trompas com anestesia geral, onde é feito um corte ou um torniquete nas trompas, que são fechadas, impedindo o encontro do espermatozoide com o óvulo.

  14. VASECTOMIA É a cirurgia realizada no homem, com anestesia local que demora cerca de 20 minutos, sendo feito um corte no canal por onde passam os espermatozoides dos testículos até às vesículas seminais, porém o homem embora deixe de ser fértil, continua ejaculando e não desenvolve impotência

More Related