1 / 58

Prof. Luciano Vitório 2012

Prof. Luciano Vitório 2012 .

Patman
Download Presentation

Prof. Luciano Vitório 2012

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Prof. Luciano Vitório 2012

  2. BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V. Introdução à Engenharia. 2ª edição. Editora UFSC, 2006. BAZZO, V. A.; PEREIRA, L. T. V. Introdução à Engenharia: Conceitos, ferramentas e comportamento. Santa Catarina. UFSC, 2006. HOLTZAPPLE, M. T. Introdução à engenharia. 1ª edição. Editora LTC, 2006.

  3. Confunde-se com a história da própria humanidade e teve início há cerca de 7 milhões de anos. • Os primeiros hominídeos eram carnívoros e como não tinham dentes, eles precisavam de ferramentas. Aí teve início o desenvolvimento tecnológico. • O maior avanço tecnológico foi a habilidade adquirida em lidar com o fogo 600.000 anos atrás.

  4. O fogo significou calor e luz, possibilitando vencer o frio e a escuridão, e portanto, abriu caminho para o homem sobreviver em regiões mais frias, ampliando a ocupação espacial da terra, além de cozer os alimentos, tornando-os mais palatáveis. • Somente a partir de 50.000 anos os seres humanos começaram a produzir artefatos de caça mais elaborados, como os arpões, as lanças, e posteriormente o arco e a flecha.

  5. O surgimento da agricultura, que se deu provavelmente no ano 10.000 a.C., assim como o domínio do fogo ou o advento da fala, foram os acontecimentos mais marcantes da história da evolução humana. • Após a agricultura, veio a domesticação de animais, explorados de diversas maneiras, como por exemplo, a ordenha para aproveitamento de leite, a coleta de ovos, a tração animal, além de criar o estoque alimentar de reserva.

  6. Assim, não havia mais necessidade de mudanças freqüentes do local de residência para obtenção de alimentos. Nesse momento o homem passou a sedentário, e há aproximadamente 8 mil anos um ser humano não caçador não coletor, foi responsável pela origem das comunidades grandes e suficientemente permanentes para desenvolver uma arquitetura de tijolos e pedras.

  7. O mais desenvolvido é o de Tell es-Sultan (Jericó), no oriente próximo. Um vilarejo de quase mil habitantes numa área de no máximo 40 km.

  8. Outra mudança significativa que perpassa a era da civilização, foi a descoberta do uso do metal. A longo prazo, o metal mudou o mundo quase tanto quanto a agricultura. Entre 7.000 e 6.000 a.C. o cobre, o primeiro metal a ser aproveitado, foi aplicado inicialmente na elaboração de objetos para ornamentos, mas logo foi utilizado para fabricação de armas e ferramentas.

  9. O ferro passou a ser explorado no oriente próximo por volta de 1.500 a.C. e só foi amplamente divulgado depois do ano 1.000 a.C. • As primeiras civilizações propriamente ditas que se tem conhecimento surgiram entre os anos 3.500 e 500 a.C., e a primeira delas é a Suméria, no sul da Mesopotâmia.

  10. Os Sumérios foram o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, o atual Iraque, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates. O motivo da sua chegada ainda é ignorado, mas provavelmente tenha sido a falta de comida e água, já que os Sumérios viviam como nômades vagando pelo Planalto do Irã e no alto dos Montes Zagros.

  11. Os sumérios é povo responsável pelos primeiros templos e palácios monumentais, pela fundação das primeiras cidades-estado e provavelmente pela invenção da escrita (tudo no período de 3100 a 3000 a.C.)

  12. Pouco depois, sinais de civilização podem ser vistos também no Egito e datam de aproximadamente 3.000 anos a.C.. Sabe-se que os egípcios primitivos dominavam várias técnicas dentre as quais, as de construção de barcos de junco, de trabalhar pedra dura, de moldar o cobre, além de dominarem técnicas de irrigação. Praticavam também a criação do gado para tração e criavam aves. Construíram obras públicas em pedra, insuperáveis para a época, das quais as mais famosas são as pirâmides e o primeiro arquiteto conhecido foi Imhotep, chanceler real.

  13. Com o surgimento da escrita foi possível a armazenar e transmitir conhecimentos e experiências com mais facilidade e precisão, de uma geração a outra. A cultura e a tecnologia acumuladas gradualmente se tornaram mais efetivas como instrumentos para mudar o mundo. Ficaram então mais fáceis, o domínio das complexas técnicas de irrigar as terras, de fazer as colheitas e armazená-las e assim melhorar a eficiência na exploração dos recursos naturais.

  14. Os gregos com seus conhecimentos de matemática, deram grande contribuição para o progresso da humanidade e o filósofo Pitágoras (Século VI a.C.), foi uma das primeiras pessoas a argumentar e forma dedutiva, ou seja, aplicando argumentos puramente lógicos a princípios e axiomas. Foi na Alexandria egípcia que viveu Euclides, o homem que sistematizou a geometria e deu-lhe a forma que perdurou até o século XIX. Esta base matemática foi fundamental para o desenvolvimento dos cálculos, amplamente utilizados na engenharia.

  15. O império romano chegou a dominar todo o mundo mediterrâneo por volta de 50 a.C., e para tornar as cidades conquistadas mais confortáveis, os romanos construíram estradas, arenas de jogos, casas de banho, esgotos, aquedutos e cisternas de água potável. Os arquitetos foram os primeiros a se livrarem da necessidade de se apoiar grandes vãos de telhados em fileiras de pilares, inventando o teto em forma de abóbada.

  16. Durante a idade média, considerada a idade das trevas, o conhecimento ficou restrito ao círculo da Igreja e apresentou pequenos progressos. Neste período, as maiores contribuições foram nas áreas do aprimoramento da tração animal. Outro avanço ocorreu na construção civil, pois nesse período foram edificadas surpreendentes obras, que exigiram alta habilidade tanto de engenharia quanto de escultura em pedra, vistas até hoje nas igrejas paroquiais das ricas regiões italianas e inglesas.

  17. Os avanços científicos dos séculos XVI e XVII significaram uma revolução no pensamento, e os homens procuraram cada vez mais descobrir modos de manipular e explorar a natureza. A Revolução Industrial -–transição da economia agrária para a industrialização -–marcou o início de um novo período da história mundial. • A economia baseada na produção industrial foi a alteração mais importante na história da humanidade desde o advento da própria agricultura, ou até mesmo da descoberta do fogo.

  18. No século XIX as máquinas começaram a substituir o trabalho braçal e os resultados puderam ser vistos em diversos seguimentos da economia. O vapor passou a ser utilizado para movimentar máquinas e puxar arados. Carros, bondes e bicicletas podiam ser vistos nas ruas das principais cidades, e nas fábricas, via-se os teares, os tornos e as furadeiras; nos escritórios e lojas apareciam caixas registradoras e máquinas de escrever. O advento das máquinas reforçou a preocupação com a maneira pela qual o trabalho era organizado e como eram moldadas as atividades.

  19. A primeira associação formal de profissionais egressos de Universidades que se tem notícia é o Instituto dos Engenheiros de Londres, fundado em 1840. • No Brasil, as atividades de profissionais especializados teve início no próprio descobrimento, ocasião em que foram utilizados conhecimentos de engenharia naval, de astronomia, de matemática, de cartografia, de medicina, dentre outros, para conduzir a frota de Cabral até nossas praias. Em seguida, com o advento da descoberta de minerais como o ouro, as atividades relacionadas com a geologia e a engenharia de minas foram intensificadas. • Com a vinda da família imperial para o Brasil em 1808, o conhecimento foi incrementado pela existência de diversos tipos de profissionais na comitiva. Logo em seguida foram criadas as primeiras escolas técnicas na colônia.

  20. Com a vinda da família imperial para o Brasil em 1808, o conhecimento foi incrementado pela existência de diversos tipos de profissionais na comitiva. Logo em seguida foram criadas as primeiras escolas técnicas na colônia. • Até por volta de 1900, o exercício profissional era livre no país, mas a partir dessa data, o governo se viu pressionado a elaborar legislações que visavam exercer controle sobre determinadas atividades profissionais, tentando limitar o exercício ilegal de algumas profissões.

  21. Assim, a primeira profissão a ser regulamentada foi a de Engenheiro Agrimensor. Em 1933 regulamentou-se as profissões de Engenheiro Agrônomo e Engenheiro Civil. Nesse ano foi também criado o Sistema CONFEA/CREA'S. • Assim, a primeira profissão a ser regulamentada foi a de Engenheiro Agrimensor. Em 1933 regulamentou-se as profissões de Engenheiro Agrônomo e Engenheiro Civil. Nesse ano foi também criado o Sistema CONFEA/CREA'S.

  22. A Engenharia é uma ciência que surgiu há dez mil anos quando o homem abandonou as frias e úmidas cavernas. O "ingenarius" dos romanos mudou a face do mundo e terminou por se transformar no que hoje conhecemos por engenheiro.

  23. A engenharia brasileira é bastante jovem. Teve origem na área militar, em 1810, quando Dom João VI criou a Academia Real Militar do Rio de Janeiro, vindo a substituir a Real Academia de Artilharia Fortificações e Desenho. • A necessidade de desenvolvimento, principalmente nos setores de saneamento, ferroviário e de portos marítimos, motivou a fundação da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, em 1874, estendendo a profissão também aos civis.

  24. Também no segundo Império, foi criada a Escola de Minas de Ouro Preto. Em 12 de outubro de 1876; Em 1893 a Politécnica de São Paulo; A Escola de Engenharia do Recife; e em 1897 a Politécnica da Bahia e a Escola de Engenharia de Porto Alegre. • Hoje no Brasil já existem mais de 400 cursos.

  25. Em dezembro de 1933, no governo Getúlio Vargas, é promulgado o Decreto Federal n.º 23.569, regulamentando as profissões liberais de Engenheiros, Arquitetos e Agrimensores e instituindo os Conselhos Federal e Regional de Engenharia e Arquitetura.

  26. Alguns fatos históricos relativos à evolução das técnicas e da ciência têm importância marcante na definição do estágio atual de desenvolvimento da Engenharia. • 1620 – Bacon preconiza o método experimental; • 1637 – René de Descates publica o primeiro tratado da geometria analítica e formula leis da refração; • 1642 – Blaise Pascal constrói a primeira máquina de calcular;

  27. 1660 – é estabelecida a lei de Hooke, principio básico para o estudo da Resistência dos materiais, ciência fundamental das engenharias; • 1674 – o cálculo infinitesimal, ferramenta básica para a análise matemática, é inventado por Newton e Leibniz; • 1729 – Stephen Gray descobre que há corpos condutores e não condutores de eletricidade; • 1745 – Ewald Jurgen Von Kleist inventa o capacitor elétrico;

  28. 1764 – James Watt inventa o condensador, componente fundamental para o motor a vapor; • 1768 – Gaspar Monge cria a geometria descritiva; • 1775 – Pierre Simon inventa a turbina d’água; • 1789 – Lavoiser enuncia a lei da conservação da massa; • 1790 – O mesmo Lavoiser publica a tábua dos trinta e um primeiros elementos químicos;

  29. 1800 – Alessandro Volta constrói a primeira bateria de zinco e chapas de cobre; • 1802 – Joseph Gay Lussac formula a lei da dilatação dos gases; • 1805 – Joseph Fourier formula a teoria do desenvolvimento das funções em séries trigonométricas; • 1811 – Avogrado formula a hipótese sobre composição molecular dos gases; • 1814 – George Stephenson constrói a primeira locomotiva;

  30. 1819 – Hans Derstedt descobre o eletromagnetismo; • 1824 – Sadi Carnot cria a termodinâmica; • 1825 – Nielson constrói o primeiro auto-forno; • 1831 – Faraday descobre a indução eletromagnética; • 1834 – Charles Babbage inventa a máquina analítica – ancestral do computador. • 1837 – Samuel Morse inventa o telégrafo elétrico;

  31. 1860 – Construção do primeiro conversor Bessemer; • 1867 – Joseph Monier inventa o processo de construção do concreto reforçado; • 1878 – Thomas Edison inventa a lâmpada elétrica; • 1885 – Gottieb Daimler e Karl Benz constroem o primeiro automóvel; • 1891 – É construída a primeira linha de transmissão elétrica, em corrente alternada;

  32. 1892 – Rudolf Diesel estudo, inventa e patenteia, e em seguida produz industrialmente, o seu motor de combustão interna.

  33. Francis Bacon foi um dos mais conhecidos e influentes rosacruzes e também um alquimista, tendo ocupado o posto mais elevado da Ordem Rosacruz, o de Imperator. Estudiosos apontam como sendo o real autor dos famosos manifestos rosacruzes, Fama Fraternitatis (1614), Confessio Fraternitatis (1615) e Núpcias Alquímicas de Christian Rozenkreuz (1616).

  34. A Geometria Analítica de Descartes apareceu em 1637 no pequeno texto chamado A Geometria como um dos três apêndices do Discurso do método, obra considerada o marco inicial da filosofia moderna. Nela, em resumo, Descartes defende o método matemático como modelo para a aquisição de conhecimentos em todos os campos.

  35. Descartes é considerado o primeiro filósofo "moderno". • Em relação a Ciência, Descartes desenvolveu uma filosofia que influenciou muitos, até ser passada pela metodologia de Newton. Ele mantinha, por exemplo, que o universo era pleno e não poderia haver vácuo. Descartes acreditava que a matéria não possuía qualidades inerentes, mas era simplesmente o material bruto que ocupava o espaço

  36. É aquele que surge da adaptação ou variação de um produto já disponível no mercado. • Menores riscos de falhas, tendo, entretanto, menores possibilidades de competição, por apresentar poucas novidades ao consumidor

  37. É aquele que surge da aplicação de conhecimentos anteriormente não experimentados. • Resulta em novos produtos que, por falta de conhecimento do desempenho de produtos análogos, ocorrem maior risco de apresentar erros.

  38. Um projeto não começa com um profissional postado à frente de uma prancheta munido de papel, calculadora ou outro utensílio qualquer, como imagina o leigo. Os cálculos, esquemas, esboços, tomadas de decisão etc., são atividades decorrentes de inúmeras outras tarefas já cumpridas anteriormente.

More Related