Funções Nitrogenadas - PowerPoint PPT Presentation

Mia_John
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Funções Nitrogenadas PowerPoint Presentation
Download Presentation
Funções Nitrogenadas

play fullscreen
1 / 30
Download Presentation
Funções Nitrogenadas
233 Views
Download Presentation

Funções Nitrogenadas

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Funções Nitrogenadas Prof:Lisandra C. Amaral

  2. Os compostos nitrogenados, apresentam pelo menos um átomo de nitrogênio em seus grupos funcionais. Dentro deste grupos podemos citar: • AMINAS • AMIDAS • NITRILAS

  3. AMINAS Compostos orgânicos derivados da amônia NH3pela troca de dois ou três hidrogênios por substituintes orgânicos

  4. NOMENCLATURA USUAL NOME DOS SUBSTITUINTES COM TERMINAÇÃO IL+ AMINA

  5. CLASSIFICAÇÃO Aminas são classificadas segundo dois critérios principais a)Pelos tipos de substituintes ligados ao nitrogênio AMINAS ALIFÁTICAS:Se nenhum substituinte é aromático AMINAS AROMÁTICAS:Se pelo menos um substituinte for aromático

  6. CLASSIFICAÇÃO b)Pelo número de hidrogênios substituídos por radicais

  7. Nomenclatura IUPAC Número indicando a posição do NH2+ prefixo nº de Carbonos+ intermediário +amina

  8. nomenclatura especial AIUPACRECONHECE A ANILINA COMO NOMENCLATURA OFICIAL

  9. APLICAÇÕES Anilina :é usada como matéria prima para corantes. São substâncias coloridas,relativamente resistentes a luz e a lavagem podendo fixar-se nas fibras dos tecidos a serem tingidos. O mecanismo de fixação de um corante na fibra varia conforme a estrutura das fibras (protéica,sintética,etc) e também dos corantes. Substituintes polares como OH fixam a molécula de corante sobre a superfície de uma fibra também polar,como lã algodão nylon, por meio de pontes de hidrogênio.

  10. APLICAÇÕES Aminas cíclicas encontradas no cérebro: Responsável pela sensação de bem estar. A deficiência de serotonina está relacionada à síndrome depressiva.

  11. APLICAÇÕES A noradrenalina está envolvida na ativação de glândulas e na contração de vasos sangüíneos.

  12. APLICAÇÕES A deficiência de dopamina resulta no mal de PARKINSON, doença caracterizada por tremores,distúrbios na fala e na contração dos músculos.

  13. LSD Ácido Lisérgico (DIETILAMIDA do ácido lisérgico) • Produzido nos laboratórios de pesquisa as indústria farmacêutica Suíça Sandoz em 1938 por Albert Hoffman que investigava substâncias produzidas por um tipo de bolor que atacava cereais como trigo e estavam associadas a uma estranha doença letal. Em 1943 Hoffman contaminou-se acidentalmente com uma solução de um dos derivados do ácido lisérgico e começou a ter alucinações e sensações de euforia. Na década de 1960 a patente industrial do LSD terminou e a droga passou a ser usada como parte do movimento contra cultura iniciado o que provocou sua difusão como experiência reveladora-mentor ex-psiquiatra de Harvard Leary.

  14. Apresentação O LSD é embebido em pedaços de papel poroso ou vendido em solução e até em pílulas. Ação É uma substância psicotrópica e possui estrutura semelhante ao neurotransmissor serotonina.O LSD se liga aos receptores de serotonina,aumentando sua concentração no espaço sináptico e alterando drasticamente seus efeitos.

  15. Efeitos físicos Em uma pessoa de 70Kg 0,070mg de LSD são suficientes para produzir alterações que podem durar até 12horas. Porém ao contrário de outras drogas o LSD desaparece da corrente sangüínea, em apenas 2 horas sugerindo que os efeitos sejam resultados de efeitos em cadeia. O LSD tem poucos efeitos no resto do corpo.Normal mente causa dilatação das pupilas e sensação de calor,acompanhada de sudorese. Em alguns casos,aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial,boca seca,náuseas e até convulsões. O uso prolongado da droga provoca danos permanentes ao cérebro.

  16. Efeitos Psíquicos O LSD provoca distorções a dos estímulos provenientes dos sentidos.Os principais deles são as alucinações visuais e sonoras e a sinestesia-mistura dos sentidos,causando sensações como ouvir cores e cheirar sons. Também podem causar delírios,diminuição da sensação de medo,ataques de pânico,psicose e em casos raros iniciar um ciclo maníaco depressivo.

  17. curiosidade No movimento contracultura da década de 1960, o LSD foi homenageado pelos Beatles com a canção Lucy in The Sky with Diamonds.

  18. Amidas As amidas são compostos orgânicos derivados do NH3formados pela substituição de um ou mais hidrogênios no NITROGÊNIO ligado a um grupo carbonila (C=O).

  19. estruturas

  20. IMPORTANTE Nossos objetos de estudo serão apenas as amidas primárias e as N-substituídas

  21. NOMENCLATURA AMIDAS PRIMÁRIAS:Trocamos a terminação óico do ácido correspondente pela palavra amida Ex:

  22. NOMENCLATURA AMIDAS N-substituída: Escrevemos a letra N,seguida do nome dos radicais e completamos o nome da amida primária correspondente.

  23. NOMENCLATURA EX 2:

  24. URÉIA APLICAÇÕES ATRAVÉS DA URINA NOS LIVRAMOS DE SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO EM EXCESSO E DAS SUBSTÂNCIAS TÓXICAS DE NOSSO ORGANISMO. Função da urina: eliminar amônia,que surge quando as células produzem proteínas. A amônia por ser tóxica deve ser eliminada rapidamente ,mas como ele é extremamente solúvel em água para jogá-la fora teríamos que desperdiçar muita água. Então o nosso organismo transporta a amônia e o gás carbônico até o fígado,onde são convertidos em uréia,menos solúvel e menos tóxica. Quando o sangue passa pelos rins,toda uréia,restos de amônia,excessos de sal e de ácido e todas impurezas solúveis em água são retirados por meio de uma filtragem e eliminados na forma de urina.Essafiltragem é importante pois equilibra a composição do sangue.

  25. URÉIA Assim se entende por que a urina é usada no testeantidoping,pois ela carrega todas as substâncias indesejáveis,inclusive a droga que porventura tenha sido usada. A urina contém em média 25g/L de uréia e 9g/L de sal,traços de amônia,ácido úrico e outras substâncias.

  26. NITRILAS São compostos que apresentam grupo funcional: R-CN RADICAIS AR-CN AROMÁTICOS

  27. NOMENCLATURA A IUPAC manda escrever o nome do hidrocarboneto seguido da palavra nitrilo

  28. NOMENCLATURA usual Cianeto de + radical

  29. NITROCOMPOSTOS SÃO COMPOSTOS QUE APRESENTAM GRUPOS FUNCIONAIS R-NO2 RADICAIS Ar-NO2 AROMÁTICOS

  30. NOMENCLATURA A nomenclatura oficial manda escrever a palavra NITROseguida do hidrocarboneto correspondente.