1 / 37

ORIGEM E NATUREZA DA IGREJA -- POVO DE DEUS - TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

Estudo do catecismo da Igreja catu00f3lica. Eu creio na Igreja una, santa, Catu00f3lica, Apostu00f3lica Romana

Hugo37
Download Presentation

ORIGEM E NATUREZA DA IGREJA -- POVO DE DEUS - TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA Credo insanctam Ecclésiam Cathólicam

  2. ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES Jesus, mestre divino, que chamastes apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossa famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos dos nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis na missão de apóstolos leigos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém

  3. OBJETIVO Apresentar ao catecúmeno a ORIGEM DA IGREJA POR SEU FUNDADOR e a NATUREZA e MISSÃO desta casa de FÉ. Igreja como local de encontro com DEUS e parte da nossa vida como membros do CORPO de CRISTO, onde por intermédio do ESPÍRITO SANTO caminhamos rumo ao Céu.

  4. Igreja = Ecclesia = Assembléia Igreja, do latim ecclesia, é um templo cristão, é o local da pregação dos ensinamentos de Cristo, obedecendo os princípios da ética cristã. Igreja é o conjunto de fiéis unidos pela mesma fé e que celebram as mesmas doutrinas religiosas.

  5. “Ao denominar-se Igreja, a primeira comunidade dos que criam em Cristo se reconhece herdeira dessa assembleia. Nela, Deus 'convoca' seu Povo de todos os confins da terra. “ (751)

  6. BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU POR AMOR A CRISTO

  7. Origem, fundação e missão da Igreja Credo insanctam Ecclésiam Cathólicam

  8. Um projeto nascido no coração do Pai 759. “O Pai eterno, por libérrimo e arcano desígnio de sua sabedoria e bondade, criou todo o universo; decidiu elevar os homens à comunhão da vida divina”, à qual chama todos os homens em seu Filho: “Todos os que creem em Cristo, o Pai quis chamá-los a formarem a santa Igreja”. Esta “família de Deus” se constitui e se realiza gradualmente ao longo das etapas da história humana, segundo as disposições do Pai. Com efeito, “desde a origem do mundo a Igreja foi prefigurada. Foi admiravelmente preparada na história do povo de Israel e na antiga aliança. Foi fundada nos últimos tempos. Foi manifestada pela efusão do Espírito. E no fim dos tempos será gloriosamente consumada”. CIC Lumem Gentium

  9. É através da Igreja visível que se recebem os sacramentos, as Sagradas Escrituras, a vida da graça.

  10. 'O mundo foi criado em vista da Igreja'

  11. O que é a Igreja para que seja tão importante, para que, dentro do projeto divino, seja anterior ao mundo?

  12. Ela é a vida de Deus na vida de suas criaturas. O homem é criatura de Deus e é convidado a viver a sua vida em Deus.

  13. . JESUS FUNDOU A IGREJA? I. “Igreja” em senso amplo e aberto (a comunidade dos que creem, esperam e amam, inaugurada pelo Pai no Espírito Santo mediante Cristo) é indubitável dar uma resposta positiva. 1. O desenvolvimento pós-pascal somente é possível com a história de Jesus pré-pascal. 2. O movimento de reunião inaugurado por Jesus em Israel e os sinais do advento do Reino de Deus por ele realizados e constitutivos de uma comunidade formam a base teológica objetiva e histórica da institucionalização pós-pascal da Igreja.

  14. DEUS VEIO VIVER A NOSSA VIDA PARA QUE PODERMOS VIVER A DELE Jesus é o fundamento da Igreja. Os mistérios salvíficos de Cristo são fundamento da Igreja. Os mistérios de Cristo foram preparados já desde as origens (Ecclesia ab Abel, LG 2) e estão articulados na sua encarnação, no seu mistério pascal e no envio do Espírito Santo. . Jesus é origem da Igreja. A Igreja na sua formação histórica é composta por um elemento divino e outro humano em analogia ao mistério do Verbo encarnado; ela é santa e, ao mesmo tempo, sempre necessitada de purificação

  15. Para se entender a Igreja, porém, não basta ir somente à sua origem. É preciso compreender o que ela é "realizada” A Igreja realizada chama-se "céu". Assim, quando se pensa em Igreja, não se pode ter diante dos olhos somente os escritórios do Vaticano, mas a multidão que a compõe. Multidão de santos e santas que indicam o caminho ao longo de todo o sempre.

  16. A palavra “Igreja” significa “convocação”. Designa a assembleia daqueles que a Palavra de Deus convoca para formarem o Povo de Deus e que, alimentados pelo Corpo de Cristo, se tornam Corpo de Cristo.

  17. A Igreja - Povo de Deus Templo do Espírito Santo Credo insanctam Ecclésiam Cathólicam

  18. Concílio Vaticano II propõe essas três figuras relacionadas à Santíssima Trindade: Povo de Deus - Pai; Corpo de Cristo - Filho; Templo do Espírito Santo - Espírito Santo.

  19. Povo de Deus é um "povo sacerdotal, profético e régio" O que isso quer dizer?

  20. Assim como o povo de Israel é instrumento de salvação para a humanidade inteira, os cristãos, povo eleito de Deus, são também instrumento de salvação para o mundo inteiro. Portanto, existe algo de intermediário neste Povo, ou seja, na Igreja enquanto tal. Ela tem um sacerdócio e é intermediária para a salvação da humanidade, ela é ponte entre Deus e os homens.

  21. O sacerdócio se dá através do Corpo de Cristo. O povo sacerdotal supõe que exista um meio de se unir a Deus e essa ponte seria justamente Jesus Cristo. O povo é profético porque possui a Palavra e esta se fez Carne. A realeza do povo de Deus foi manifestada na Cruz, quando Jesus Cristo deu a vida para o resgate de muitos. Todos são chamados a dar também a própria vida.

  22. A Igreja é uma união dos homens com Deus. Por isso, o Catecismo expõe nos números seguintes, toda a realidade de "pertença" ao Corpo de Cristo. Um amor que não passará. Finalmente, a Igreja é o 'sacramento universal da salvação'. O grande sacramento de Deus é Cristo e, já que a Igreja é a continuação da encarnação de Cristo, ela é o mistério da encarnação ao longo dos séculos. Ela é o projeto visível do amor de Deus pelos homens, que quer que o gênero humano inteiro constitua o único povo de Deus, se congregue no único Corpo de Cristo, seja construído no único templo do Espírito Santo" (776).

  23. DEUS VEIO VIVER A NOSSA VIDA PARA QUE PODERMOS VIVER A DELE "Quem como a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (54-56). Trata-se do mistério da permanência mútua do fiel e da Igreja. É ele que possibilita chamar a Igreja de Corpo. Esta é a raiz desse grande mistério.

  24. "Alegremo-nos, portanto, e demos graças por termos tornado não somente cristãos, mas o próprio Cristo. Compreendeis, irmãos, a graça que Deus nos concedeu, ao dar-nos Cristo como Cabeça? Admirai e rejubilai, nós nos tornamos Cristo. Com efeito, uma vez que Ele é a Cabeça e nós os membros, o homem inteiro é constituído por Ele e nós. A plenitude de Cristo é, portanto, a Cabeça e os membros. O que significa isto: a Cabeça e os membros? Cristo e a Igreja». (Santo Agostinho)

  25. Qual a consequência disso ?

  26. A humanidade está unida a Ele na sua Páscoa. Ele morreu, a humanidade morreu também; Ele ressuscitou, também a humanidade ressuscitou. Assim, quando o indivíduo adquire uma verdadeira visão espiritual da sua própria identidade, entende que ao entrar na Igreja está entrando também na vida de Cristo.

  27. DEUS VEIO VIVER A NOSSA VIDA PARA QUE PODERMOS VIVER A DELE Chama a atenção também que as três imagens da Igreja estão ligadas aos sacramentos de iniciação cristã. Deus-batismo; corpo de Cristo-Eucaristia; templo do Espírito Santo-Confirmação.

  28. Igreja, como "Templo do Espírito Santo". O que é o nosso espírito, isto é, a nossa alma em relação a nossos membros, assim é o Espírito Santo em relação aos membros de Cristo, ao corpo de Cristo que é a Igreja." (797) O Espírito Santo não une o homem somente à Cabeça, que é Cristo, une também aos outros membros desse mesmo corpo. Os homens estão vinculados na "unidade do Espírito Santo".

  29. "Após termos mostrado que o Espírito Santo é a fonte e o doador de toda santidade, confessamos agora que foi Ele quem dotou a Igreja de santidade." Diz ainda que segundo a expressão dos Padres, “a Igreja é o lugar onde floresce o Espírito". (749)

  30. Portanto, não pertence à Igreja aquele que participa do corpo, mas não da alma e não será salvo. É um membro que será amputado antes de começar a ‘festa’.. "São incorporados plenamente à sociedade, que é a Igreja, os que, tendo o Espírito de cristo, aceitam a totalidade de sua organização e todos os meios de salvação nela instituídos e em sua estrutura visível - regida por Cristo por meio do Sumo Pontífice e dos Bispos - se unem com Ele pelos vínculos da profissão de fé, dos sacramentos, do regime eclesiástico e da comunhão. Contudo, não se salva, embora esteja incorporado à Igreja, aquele que, não perseverando na caridade, permanece dentro da Igreja ‘com o corpo’, mas não ‘com o coração’." (837)

  31. Só existe uma Igreja de Cristo que possui unidade na doutrina, unidade nos sacramentos e unidade no governo hierárquico. É a Igreja Católica. As igrejas protestantes não são a Igreja de Cristo, embora elas tenham elementos eclesiais.

More Related