E N D
1a Biologia Matriz energética – fontes renováveis 2obimestre Aula 4 Ensino Médio
Matriz energética – fontes renováveis. • Compreender a matriz energética mundial; • Avaliar possibilidades da geração de energia.
Para começar No bimestre anterior, estudamos os ODS. Vimos que o Brasil mostrava avanços em alguns dos 17 ODS, sendo um deles o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível. Com base nisso, usando os seus conhecimentos, responda: O que é “energia limpa”? Na sua opinião, quais impactos ambientais as energias limpas podem causar? 3 minutos Ilustração oficial do ODS 7. Reprodução – NAÇÕES UNIDAS BRASIL, [s.d.]. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 1 nov. 2024.
Foco no conteúdo Energia O conceito de energia pode ser entendido como a capacidade de realizar trabalho ou provocar mudanças em um sistema. De maneira simples, a energia é o que permite que processos físicos, químicos e biológicos ocorram, como o movimento de um objeto, a geração de calor ou a produção de eletricidade. Fotografia de lâmpada acesa: para que haja emissão de energia luminosa (luz), é necessário energia elétrica. Reprodução – SERGEI FROLOV/WIKIMEDIA COMMONS, 2014. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:LED_lamp_flash_effect.JPG. Acesso em: 1 nov. 2024.
Foco no conteúdo As transformações da energia A energia, tanto na natureza quanto a que utilizamos em nossas atividades, passa por transformações. Um exemplo de transformação da energia é a fotossíntese. Nesse processo, a energia solar (radiação eletromagnética) se transforma em energia luminosa (luz) e, nas plantas, é transformada em energia química (glicose). Ou, no caso da lâmpada acesa, a energia elétrica que alimenta o equipamento pode ter sido gerada em uma usina hidrelétrica, onde há a transformação da energia cinética da água (movimento) em energia mecânica (execução de trabalho), quando a água gira as turbinas, que é transformada em energia elétrica (movimento de cargas elétricas). Fotografia de folha de planta contra o Sol: condição necessária para que haja fotossíntese. © Getty Images
Foco no conteúdo Classificando a energia – origem A classificação da energia de acordo com sua origem se baseia em como essa energia é gerada e se ela é renovável ou não. Dessa forma, a energia pode ser classificada em duas grandes categorias: energia renovável e energia não renovável. Energia renovável As fontes renováveis são aquelas que podem ser regeneradas naturalmente em um curto período e, por isso, são consideradas sustentáveis. São a Energia Solar, Energia Eólica, Energia Hidrelétrica, Energia da Biomassa e Energia Geotérmica. Energia não renovável São aquelas provenientes de fontes que se esgotam ao longo do tempo, pois não podem ser regeneradas em um curto período, como a Energia Fóssil (proveniente da queima de combustíveis fósseis) e a Energia Nuclear.
2 minutos Origens de energia Classifique, respectivamente, as fontes de energia: - Queima de combustível fóssil no motor de um veículo. - Uso de placas solares em uma residência. Renovável, renovável. Não renovável, não renovável. Renovável, não renovável. Não renovável, renovável.
Correção – Origens de energia Classifique, respectivamente, as fontes de energia: - Queima de combustível fóssil no motor de um veículo. - Uso de placas solares em uma residência. Renovável, renovável. Não renovável, não renovável. Renovável, não renovável. Não renovável, renovável.
Foco no conteúdo Energia limpa...? A pegada de carbono é a medida da quantidade total de emissões de gases de efeito estufa que são liberadas na atmosfera como resultado direto ou indireto das atividades humanas. As energias chamadas de limpas geram MENOS gases poluentes e produzem MENOS impactos ambientais quando comparados ao uso das energias de fontes não renováveis. Por emitir poucos gases do efeito estufa, essas energias auxiliam a diminuir a pegada de carbono no planeta. Vamos relembrar quais são e que recursos são utilizados nas energias renováveis: Produzido pela SEDUC-SP com imagens ©Getty Images.
2 minutos Transformações da energia Selecione a alternativa que contenha, respectivamente, os recursos naturais utilizados na geração de energia: - Na fotossíntese; - Nas usinas hidrelétricas; - Nas turbinas eólicas. Água, água e vento. Energia solar, vento e água. Energia solar, água e vento. Água, vento e energia solar.
2 minutos Transformações da energia Selecione a alternativa que contenha, respectivamente, os recursos naturais utilizados na geração de energia: - Na fotossíntese; - Nas usinas hidrelétricas; - Nas turbinas eólicas. Água, água e vento. Energia solar, vento e água. Energia solar, água e vento. Água, vento e energia solar.
Foco no conteúdo Como o mundo produz energia? Todas as atividades humanas necessitam de algum tipo de energia para que possam ocorrer. Por exemplo, para acender uma luz, para cozinhar a comida ou para movimentar veículos é necessário energia. O conjunto de fontes utilizadas para gerar e suprir a necessidade energética de uma comunidade, de um país ou do mundo é chamado de matriz energética. A matriz energética varia entre os diferentes países, a depender de recursos naturais disponíveis a serem usados na geração de energia. Renderização 3D da superfície do planeta Terra durante a noite: as atividades humanas, como manter uma luz acessa durante a noite, requerem geração de energia. © Getty Images
Foco no conteúdo Como o Brasil e o mundo obtêm energia? A geração de energia por parte de um país depende, em grande parte, dos recursos naturais presentes em seu território, para que haja geração de energia de forma eficiente e econômica. Veja abaixo o gráfico que mostra a matriz energética do Brasil. Fonte: BRASIL, 2023. Produzido pela SEDUC-SP. Fonte: BRASIL, [s.d.]. Produzido pela SEDUC-SP.
15 minutos Na prática Descobrindo os impactos das energias limpas Veja no livro! Na atividade desta aula, você investigará três situações-problema envolvendo o uso de energias renováveis. Nesse estudo, você deverá descobrir qual é o impacto que a geração de energia está causando no ambiente. Para isso, cada estudo de caso vem acompanhado de uma pergunta, para que você sistematize as informações coletadas e inferidas na atividade. Ao final da atividade, discutiremos quais impactos foram levantados para cada situação. A atividade durará 15 minutos, incluindo tempo para leitura, resposta e discussão final. Atividade 1 Veja no livro!
Na prática Situação 1 – As turbinas eólicas na costa. Uma pequena cidade costeira decidiu investir em um parque eólico para reduzir sua dependência de combustíveis fósseis e melhorar sua sustentabilidade. O parque foi instalado em uma área próxima à costa, onde os ventos são constantes e fortes. Após a instalação, a cidade observou uma redução significativa nas emissões de dióxido de carbono, diminuindo sua pegada de carbono. Porém, os moradores perceberam o constante aparecimento de aves mortas na região do parque eólico. Além disso, o posto de saúde local noticiou aumento de casos de insônia, dor de cabeça e zumbido no ouvido. Quais foram os impactos ambientais que o uso da energia eólica trouxe para a pequena cidade? Turbinas eólicas utilizadas para geração de energia elétrica. © Getty Images
Na prática Situação 2 – Energia solar em ambiente árido. Em uma região semiárida de um país da América Latina, o governo decidiu construir uma vasta fazenda solar, aproveitando a alta incidência de luz solar durante o ano. Para a instalação dos painéis foi necessária a abertura de uma área ampla, retirando toda a vegetação nativa. A fazenda, com milhares de painéis solares, gera eletricidade suficiente para abastecer várias cidades vizinhas, substituindo em grande parte o uso de usinas a carvão e diminuindo a poluição do ar na região. Entretanto, autoridades e moradores perceberam que o nível dos mananciais locais baixou e o lençol freático da região reduziu de volume. Quais foram os impactos ambientais que o uso da energia solar trouxe para a região? Painéis solares em plantação de milho. © Getty Images
Na prática Situação 3 – A biomassa da cooperativa. Uma cooperativa agrícola rural passou a utilizar resíduos de colheita, como cascas de arroz e restos de milho, para gerar eletricidade por meio da queima de biomassa. Com essa prática, os agricultores aproveitaram materiais que antes eram descartados, criando empregos locais e reduzindo o uso de combustíveis fósseis. No entanto, em uma cidade próxima à usina, observou-se que estátuas e fachadas de prédios apresentavam sinais de corrosão, possivelmente relacionados à chuva ácida. Além disso, os agricultores notaram que os cultivos estavam crescendo mais lentamente, levando ao uso de adubos químicos. Quais foram os impactos ambientais que o uso da biomassa trouxe para a região? Biomassa utilizada para geração de energia elétrica. © Getty Images
Na prática Descobrindo os impactos das energias limpas – Resolução Os impactos observados em cada estudo de caso foram: Energia eólica: As turbinas eólicas aumentaram a mortalidade de aves na região, que colidem com as hélices, e também geram ruídos que atrapalham a qualidade de vida da população próxima ao local onde estão instaladas. Energia solar: Para a instalação dos painéis solares foi necessário desmatar uma grande área de mata nativa. Além disso, os painéis acabaram por impermeabilizar o solo, evitando que a água da chuva infiltrasse no solo para abastecer o lençol freático e os mananciais da região. Queima da biomassa: Apesar de ser considerada uma energia limpa por compensar as emissões de gases de efeito estufa quando novas plantas são cultivadas, a queima da biomassa aumentou a quantidade de gases poluentes na região, efeito evidenciado pelo fenômeno de chuva ácida. E, devido ao uso dos resíduos agrícolas para a queima, estes não são mais utilizados para enriquecer o solo, que fica empobrecido a cada safra, sendo necessária a adubação química.
Foco no conteúdo Outros impactos conhecidos das energias limpas Além das situações estudadas, existem outros impactos causados pelas energias renováveis. Veja abaixo: Tabela 1 – Impactos causados pelo uso de energias renováveis.
Encerramento Na aula de hoje, compreendemos a matriz energética mundial eavaliamos possibilidades da geração de energia. Com isso, responda: Qual é o problema em chamarmos as energias renováveis de energias limpas? Considerando a premissa do ODS 7 – Energia Limpa e Acessível, quão acessíveis são as energias ditas limpas para a população em geral? Fotografia aérea da usina hidrelétrica de Itaipu. © Getty Images
Aprofundando A seguir, você encontra uma seleção de exercícios extras, que ampliam as possibilidades de prática, de retomada e aprofundamento do conteúdo estudado.
Aprofundando Veja no livro! Questão 1 (Unicamp, 2020) Matriz energética é o conjunto de fontes de energia disponíveis. Os gráficos a seguir representam a matriz energética no mundo e no Brasil, mostrando as fontes de energia renováveis e não renováveis. [1] Carvão. [2] Petróleo e derivados. [3] Gás natural. [4] Nuclear. [5] Energia hidráulica. [6] Biomassa. [7] Energia solar, eólica e geotérmica. [8] Derivados de cana-de-açúcar. [9] Lenha e carvão vegetal. [10] Outras fontes não renováveis. [11] Lixívia (líquido resultante do processamento da madeira para extração da celulose) e outras fontes renováveis. (Fonte: http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica. Acesso em: 2 maio 2019.)
Aprofundando Questão 1 (Unicamp, 2020) Considerando seus conhecimentos sobre meio ambiente e as informações fornecidas, assinale a alternativa correta. A matriz energética brasileira utiliza menor porcentagem de energia renovável que a mundial, com o uso predominante de combustíveis fósseis. Gás natural, biomassa, energia hidráulica, energia solar, eólica e geotérmica são as fontes renováveis de energia utilizadas na matriz mundial. A matriz energética brasileira é mais dependente de fontes renováveis de energia do que a matriz mundial, como alternativa ao uso de combustíveis fósseis. Os biocombustíveis derivados da cana-de-açúcar e do gás natural são as principais fontes renováveis nas matrizes brasileira e mundial, respectivamente. O petróleo e o gás natural são fontes de energia renováveis amplamente utilizadas pelo Brasil e pelo mundo.
Aprofundando Correção – Questão 1 (Unicamp, 2020) Considerando seus conhecimentos sobre meio ambiente e as informações fornecidas, assinale a alternativa correta. A matriz energética brasileira utiliza menor porcentagem de energia renovável que a mundial, com o uso predominante de combustíveis fósseis. Gás natural, biomassa, energia hidráulica, energia solar, eólica e geotérmica são as fontes renováveis de energia utilizadas na matriz mundial. A matriz energética brasileira é mais dependente de fontes renováveis de energia do que a matriz mundial, como alternativa ao uso de combustíveis fósseis. Os biocombustíveis derivados da cana-de-açúcar e do gás natural são as principais fontes renováveis nas matrizes brasileira e mundial, respectivamente. O petróleo e o gás natural são fontes de energia renováveis amplamente utilizadas pelo Brasil e pelo mundo.
Aprofundando Veja no livro! Atividade 2 Veja no livro! Questão 2 Nos últimos anos, a energia eólica tem ganhado destaque como uma alternativa sustentável para a geração de eletricidade no Brasil, especialmente na região Nordeste. Contudo, a instalação de grandes parques eólicos não é isenta de impactos ambientais e sociais. Um exemplo é o município de Caetité, na Bahia, onde comunidades tradicionais têm relatado a perda de áreas de pastagem e dificuldades no acesso a recursos hídricos devido à construção de estradas para os aerogeradores. Além disso, há relatos de perturbações no comportamento de aves migratórias. Com base no estudo de caso, avalie as afirmações a seguir: I - A instalação de parques eólicos em regiões rurais pode gerar conflitos com comunidades locais e causar impactos nos modos de vida tradicionais. II - Os impactos ambientais da energia eólica são mais significativos que os das fontes fósseis, como o petróleo. III - O uso de energias renováveis significa minimizar os impactos ambientais causados pela geração de energia com outros tipos de recursos. IV - A localização estratégica dos parques eólicos pode reduzir impactos ambientais e sociais, desde que respeite a fauna local e a integridade territorial das comunidades. Questão produzida pela autora para o material.
Aprofundando Questão 2 Assinale a alternativa que contenha somente informações corretas: Apenas I. Apenas I e IV. Apenas II e III. Apenas III. I, II e IV.
Aprofundando Questão 2 – Resolução Assinale a alternativa que contenha somente informações corretas: Apenas I. Apenas I e IV. Apenas II e III. Apenas III. I, II e IV.
Referências BRASIL. Ministério de Minas e Energia (MME); Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Balanço Energético Nacional 2023 – Relatório Final, 2023. Disponível em: https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-748/topico-687/BEN2023.pdf. Acesso em: 1 nov. 2024. E inserir a referência a seguir no slide de referências do PPT e no MI: BRASIL. Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Matriz Energética e Elétrica, [s.d.]. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica. Acesso em: 1 nov. 2024. LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA OFFSHIRE (LABECO) – ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (POLI/UFRJ). Energias renováveis: o que são e quais os principais impactos ambientais, 25 jul. 2022. Disponível em: https://www.labeco.poli.ufrj.br/post/energias-renovaveis-principais-impactos-ambientais. Acesso em: 1 nov. 2024. LEMOV, D. Aula nota 10 3.0: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2023. ROSENSHINE, B. Principles of instruction – research-based strategies that all teachers should know. American Educator, v. 36, n. 1, p. 12-19, 2012. Disponível em: https://www.aft.org/ae/spring2012. Acesso em: 1 nov. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo em Ação, 2023. Caderno do Professor, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, 1a série – Ensino Médio – 1o semestre. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/01/1s%C3%A9rie-Professor-CNT-1Sem.pdf. Acesso em: 1 nov. 2024.
Referências SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 1 nov. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa Ensino Médio, 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/CURR%C3%8DCULO-PAULISTA-etapa-Ensino-M%C3%A9dio_ISBN.pdf. Acesso em: 1 nov. 2024. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP). Vestibular 2020 – 1a fase. Conhecimentos Gerais. Disponível em: https://www.comvest.unicamp.br/vest2020/F1/f12020Q_X.pdf. Acesso em: 1 nov. 2024. URRY, L. A. et al. Biologia de Campbell. Porto Alegre: Artmed, 2022. Identidade visual: imagens © Getty Images.
Slide 2 (EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais. (SÃO PAULO, 2020)
Slide 3 Tempo: 3 minutos entre perguntar, responder e discutir. Dinâmica de condução: ATENÇÃO: Esta é a primeira de uma sequência de duas aulas sobre energia. Nesta aula, focaremos os impactos das energias renováveis e na próxima aula focaremos os impactos das energias não renováveis. O objetivo desta sequência é que os estudantes compreendam que toda geração de energia gera algum tipo de impacto, e também que desenvolvam o senso crítico para considerar quais são os mais ou menos significativos para o ambiente. Inicie a aula apresentando a imagem do slide. Pergunte aos estudantes o que eles se lembram sobre ela. É possível que eles se recordem dos OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Pergunte a eles quantos são os ODS? (17) (Re)apresente o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível. Faça as perguntas disparadoras. Expectativas de respostas: 1) Energia limpa é aquela que, ao ser produzida, gera pouca poluição e impacto. 2) Pode ser que os estudantes não saibam quais são os impactos.
Slide 4 Dinâmica de condução: peça que os estudantes observem a imagem do slide. Peça que descrevam o que estão vendo. Pergunte a eles como a lâmpada está acesa. Eles devem responder: “energia”. Pergunte aos estudantes que tipo de energia mantém a lâmpada ligada. Eles devem associar à energia elétrica. Pergunte aos estudantes o que é energia. Aguarde as respostas. Explique que energia é a capacidade de realizar trabalho ou provocar mudanças em um sistema. Explique aos estudantes que “trabalho” nesta definição se refere a executar qualquer ação e não necessariamente ser uma atividade remunerada (para ganhar dinheiro). Explique que tudo o que os estudantes fazem exige energia.
Slide 5 Dinâmica de condução: explique para os estudantes que a energia, tanto na natureza quanto a que utilizamos para as nossas atividades, é constantemente transformada, isto é, ela muda dependendo do tipo de sistema em que está atuando. Para facilitar o entendimento dos alunos, apresente os exemplos do slide: Na fotossíntese, a energia solar (radiação eletromagnética) se transforma em energia luminosa (luz) que, por meio da fotossíntese, se transformará em energia química (glicose). Nesse processo foram três diferentes transformações. Outro exemplo de transformação de energia é, retomando o exemplo do slide anterior, a lâmpada acesa. A lâmpada precisa de energia elétrica. Se essa lâmpada está no Brasil, há grandes chances de que a energia elétrica alimentando o equipamento tenha sido produzida em usinas hidrelétricas. Nessas usinas, utiliza-se o movimento da água (energia cinética) para movimentar turbinas (energia mecânica) que alimentarão um gerador que produzirá energia elétrica (fluxo de cargas elétricas). É importante que os estudantes percebam que, quando falamos de energia, temos de ter em mente as transformações pelas quais ela passa.
Slide 6 Dinâmica de condução: pergunte aos estudantes de onde vem a energia que mantém as lâmpadas da sala acesa. Pode ser que eles comentem que ‘ela vem do fio ou da tomada’. Pergunte então de onde essa energia se origina para chegar pelos fios e tomadas? Aguarde as respostas. Explique que a maneira como a energia é gerada também é uma maneira de classificá-la, e que essa classificação depende se o recurso utilizado na geração se renova naturalmente ou não. Por causa disso, a energia pode ser classificada em renovável ou não renovável. Pergunte aos estudantes o que eles conhecem sobre esse tema. Aguarde as respostas. Apresente o conceito das energias renováveis e não renováveis. Explique que, no caso das energias não renováveis, elas demoram centenas e milhares de anos para se renovar, isto é, voltar ao estado natural, em quantidade igual a de antes de os seres humanos terem começado a utilizar o recurso, enquanto as energias renováveis se renovam natural e rapidamente.
Slide 7 Tempo: 2 minutos para perguntar, responder e discutir. Slide 8 Expectativas de respostas: é esperado que os estudantes identifiquem a queima de combustíveis fósseis como fonte de energia não renovável e que o uso de placas solares se refere à energia renovável.
Slide 9 Dinâmica de condução: apresente aos estudantes o conceito de energia limpa: energia que, ao ser produzida, gera menos emissões de gases poluentes e menos impactos ambientais quando comparados às energias não renováveis. Reforce com os estudantes que essas energias não têm emissões zero nem são isentas de impacto ambiental, mas sim emitem menos gases poluentes e provocam menos impactos. Explique que muitas das emissões por parte dessas produções de energia são feitas indiretamente (para produzir os equipamentos necessários para captação de energia ou transporte e instalação do equipamento). Explique que, por emitirem menos gases de efeito estufa, essas energias atuam na diminuição da PEGADA DE CARBONO no planeta. Pergunte aos estudantes o que eles imaginam ser a pegada de carbono. Aguarde as respostas. Conceitue pegada de carbono com uma medida que afere a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que são emitidos direta ou indiretamente pelas atividades humanas. Apresente exemplos de atividades que emitem gases diretamente e indiretamente, para facilitar o entendimento do estudante: um exemplo de emissão direta é a utilização de um veículo a gasolina, pois para o veículo se movimentar, é necessária a queima de combustível fóssil, que emite gases de efeito estufa. Uma emissão indireta é quando utilizamos energia elétrica gerada em usinas hidrelétricas, que precisaram alagar uma determinada área, submergindo vegetação. A decomposição dessa vegetação submersa gera emissões de gases de efeito estufa. Apresente aos estudantes as energias consideradas limpas e cada recurso natural que ela consome. Chame a atenção dos estudantes para a presença da energia nuclear que, apesar de ser uma energia cujos recursos não são renováveis, gera energia de forma a provocar menos emissões e impactos ambientais.
Slide 10 Tempo: 2 minutos entre perguntar, responder e discutir. Slide 11 Expectativas de respostas: espera-se que os estudantes identifiquem que o recurso natural utilizado na fotossíntese é a energia solar; na energia eólica, é o vento; e na energia hidrelétrica, é a água.
Slide 12 Dinâmica de condução: explique aos estudantes que já conhecemos tipos e fontes de energia. Qual fonte de energia eles imaginam ser a mais utilizada no planeta Terra? Aguarde as respostas. Explique que, para geração de energia são utilizadas diversas fontes, e que o conjunto dessas fontes usadas para suprir necessidades energéticas de um determinado grupo de pessoas chama-se MATRIZ ENERGÉTICA. Pergunte aos estudantes se todos os países possuem os mesmos recursos disponíveis. Eles devem responder que não. Explique que essa diferença na disponibilidade de recursos é que faz com que diferentes países tenham diferentes matrizes energéticas.
Slide 13 Dinâmica de condução: Pergunte aos estudantes qual eles imaginam ser a matriz energética do Brasil? Aguarde as respostas. Pergunte qual eles imaginam ser a fonte de energia mais utilizada no planeta? Aguarde as respostas. Apresente as figuras do slide, explicando que se trata de gráficos ‘em pizza’, isto é, eles representam um total (no caso a matriz energética do Brasil à esquerda e matriz energética do mundo à direita). Nesse tipo de gráfico, cada parte, ou fatia, representa uma porção do total. Peça que os estudantes observem o gráfico do Brasil. Peça que respondam: qual é o tipo de energia mais utilizado no Brasil? Eles devem reconhecer que é a energia hidráulica. Pergunte aos estudantes se essa é uma energia renovável ou não renovável. Eles devem identificar que se trata de energia renovável. Peça aos estudantes para identificar qual é o tipo de energia mais utilizado no planeta. Eles devem identificar que se trata do carvão mineral, um combustível fóssil. Pergunte aos estudantes se essa é uma energia renovável ou não renovável. Eles devem identificar que se trata de uma energia não renovável. Ajude os estudantes a perceber que, no Brasil, grande parte da energia é gerada por meio de energia renovável hidrelétrica, pois o país tem abundância em recursos hídricos, diferentemente da maior parte dos outros países, que possuem outras matrizes energéticas, tendo de recorrer a outros tipos de energia. O fato de produzirmos grande parte da nossa energia com fontes renováveis significa que conseguimos obter resultados positivos junto ao ODS 7.
Slide 14 Tempo: 15 minutos para execução e discussão. Dinâmica de condução: explique aos estudantes a proposta de atividade da aula: eles serão apresentados a três diferentes pequenos estudos de caso sobre geração de energia limpa. Neles, eles devem identificar quais são os impactos causados pela geração de determinada energia. Explique que cada estudo de caso vem acompanhado de uma pequena pergunta para auxiliá-los a organizar as informações. Explique que em cada estudo de caso há informações que os auxiliarão a identificar direta e indiretamente alguns dos impactos causados pelas energias limpas. Slide 18 Dinâmica de condução: finalize a atividade discutindo com os estudantes os resultados encontrados em cada situação. Apresente os resultados aos estudantes. Perceba se todos encontraram os mesmos impactos.
Slide 19 Dinâmica de condução: apresente aos estudantes o impacto causado por outras energias ditas como limpas. Explique que, apesar de chamadas de limpas, essas energias também geram impactos ambientais negativos. Frise com os estudantes que toda geração de energia gera impactos negativos, mas que é necessário considerar qual é o impacto e implementar ações de mitigação desse impacto. Aprofundamento: LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA OFFSHIRE (LABECO) – ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (POLI/UFRJ). Energias renováveis: o que são e quais os principais impactos ambientais, 25 jul. 2022. Disponível em: https://www.labeco.poli.ufrj.br/post/energias-renovaveis-principais-impactos-ambientais. Acesso em: 1 nov. 2024.
Slide 20 Dinâmica de condução: Apresente o que foi ensinado na aula de hoje. Mostre aos estudantes a imagem do slide, uma fotografia aérea da usina hidrelétrica de Itaipu. Pergunte aos estudantes que tipo de energia essa usina produz. Eles devem identificar que se trata de energia elétrica renovável. Apesar de ser chamada de energia limpa, há impactos ambientais causados pelo alagamento dessa área. Peça aos estudantes que observem a quantidade de água represada pela usina e que imaginem quais seriam esses impactos desta área.Oriente os alunos a responder com suas próprias palavras e faça as perguntas disparadoras. Expectativas de respostas: 1) Apesar de serem chamadas de energias limpas, elas também causam impactos ambientais e geram, de alguma maneira, direta ou indireta, emissões de gases poluentes e de efeito estufa. 2) No Brasil, a energia hidrelétrica é acessível para a população, haja vista a matriz energética brasileira ser composta em mais da metade por esse tipo de energia. As outras energias, como biomassa, eólica, solar, geotérmica e nuclear, ainda são pouco expressivas e necessitam de incentivo político para serem implementadas.
Slide 21 Dinâmica de condução: oriente os estudantes na leitura do enunciado e na interpretação dos gráficos. Explique que os dois gráficos tratam de matrizes energéticas do mundo (à esquerda, aponte para o título do gráfico) e do Brasil (à direita, aponte para o título do gráfico). Apresente as legendas dos gráficos, nas quais cada número representa uma fonte de energia. Pergunte aos estudantes qual é a maior fonte de energia do mundo. Eles devem identificar que a maior fatia do gráfico está associada ao número 2, que se refere a petróleo e derivados. Pergunte aos estudantes qual é a maior fonte de energia utilizada pelo Brasil. Eles também devem identificar a maior fatia associada ao número 2, petróleo e derivados. Oriente para que façam o exercício com os demais números do gráfico.
Slide 23 Expectativas de respostas: considerando as informações dos gráficos, que comparam a matriz energética do mundo e do Brasil, os estudantes devem escolher a alterativa que contém informações corretas. É possível verificar nos gráficos que, apesar da maior fatia do gráfico de matriz energética do Brasil se referir a petróleo e derivados, as demais fatias, que compreendem quase a metade de porções do gráfico, referem-se a energias renováveis. Sendo assim, o Brasil depende muito mais de energias renováveis do que o restante do planeta, cujas grandes porções do gráfico apontam para energias não renováveis, sendo correta a alternativa C.
Slide 26 Expectativas de respostas: Avaliando as informações presentes em cada afirmação: I- Sim, a instalação de parques eólicos pode gerar conflitos com as comunidades e causar impacto em seu modo de vida. II- Não, os impactos da energia eólica são menores do que os causados pelo uso dos combustíveis fósseis. III- Não, o uso de energias renováveis não significa minimizar os impactos causados pela geração de energia com outros recursos, uma vez que as próprias energias renováveis também geram impactos. IV- Sim, a instalação estratégica e planos de mitigação de impactos são essenciais para diminuir os impactos causados pelo uso da energia eólica. Considerando as informações presentes nas afirmações, estão corretas apenas as I e IV. Sendo assim, a alternativa B está correta.