1 / 21

aula2.Oque é pesquisa cientifica

aula que explica o que u00e9 pesquisa cientu00edfica

Clia3
Download Presentation

aula2.Oque é pesquisa cientifica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Classificações da pesquisa científica É a atividade nuclear da ciência; Conjunto de ações propostas para encontrar a solução para um problema, que tem por base procedimentos racionais e sistemáticos. É realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo. É o resultado de um exame minucioso, realizado com o objetivo de resolver um problema, recorrendo a procedimentos científicos;

  2. Classificações da pesquisa científica Quanto à natureza: Pesquisa Básica ou Aplicada; Quanto à abordagem: Qualitativa ou Quantitativa; Quanto aos objetivos: Exploratória, Descritiva ou Explicativa; Quanto aos procedimentos técnicos: bibliográfica, experimental, documental, levantamento, estudo de caso, expost-facto (quando o “experimento se realiza depois dos fatos”), pesquisa-ação e pesquisa participante.

  3. Classificações da pesquisa científicaQuanto à natureza Pesquisa Básica: tem por objetivo gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência, sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

  4. Classificações da pesquisa científicaQuanto à forma de abordagem do problema Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, ou seja, traduzido em números opiniões e informações para serem classificadas e analisadas. Requer o uso de recursos e técnicas estatísticas (porcentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc);

  5. Classificações da pesquisa científicaQuanto à forma de abordagem do problema Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, ou seja, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicos no processo de pesquisa qualitativa; Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte para a coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva, pois os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seus significados são o foco principal de abordagem.

  6. Classificações da pesquisa científicaQuanto à seus objetivos Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas à torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiência prática com o problema pesquisado, análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

  7. Classificações da pesquisa científicaQuanto à seus objetivos Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de levantamento.

  8. Classificações da pesquisa científicaQuanto à seus objetivos Pesquisa Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o “porquê” das coisas. Quando realizada nas Ciências Naturais, requer o uso do método experimental e nas Ciências Sociais, requer o uso do método observacional. Assume, em geral, a forma de pesquisa experimental e pesquisa expost-facto.

  9. Classificações da pesquisa científicaQuanto aos procedimentos técnicos Pesquisa Bibliográfica: elaborada a partir de material já publicado – livros, artigos de periódicos, material de internet. Pesquisa Documental: elaborada a partir de material que não recebe tratamento analítico (ex. documentos).

  10. Classificações da pesquisa científicaQuanto aos procedimentos técnicos Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.

  11. Classificações da pesquisa científicaQuanto aos procedimentos técnicos Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento. Pesquisa Expost Facto: quando o experimento se realiza depois dos fatos.

  12. Classificações da pesquisa científicaQuanto aos procedimentos técnicos Pesquisa-ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo; uma espécie de engajamento sociopolítico em favor das classes populares.

  13. Classificações da pesquisa científicaQuanto aos procedimentos técnicos Pesquisa participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas. Busca o envolvimento da comunidade na análise de sua própria realidade. Envolve 3 fases: autodiagnostico: confluência entre o saber científico e o popular;  Este momento conduziria à cidadania e esta, por sua vez, estaria à serviço da autonomia; A estratégia de enfrentamento prático dos problemas encontrados- seria o percurso entre a teoria e a prática. Por fim, o momento da necessidade de organização política- que consistira na definição da estratégia de enfrentamento do problema propriamente dito.

  14. Planejamento da Pesquisa Para a realização de uma pesquisa é necessário: A existência de uma pergunta que deseja responder; A elaboração de um conjunto de passos que permitam chegar a uma resposta; c) A indicação do grau de confiabilidade na resposta obtida. O planejamento da pesquisa envolve 3 fases: Fase decisória: escolha do tema, definição e delimitação do problema de pesquisa; Fase construtiva: construção de um plano de pesquisa e execução da pesquisa propriamente dita; Fase redacional: análise dos dados e informações obtidas na fase construtiva. Será redigido uma monografia de acordo com as normas da Academia.

  15. Planejamento da Pesquisa "monografia“ – do gregomonos= "única", egraphein = "escrita". Literalmente: "escrita única", porém, academicamente significa um tipo de trabalho escrito que está relacionado com a unicidade de um problema; um único contexto sobre determinada área do conhecimento. Pode ser um Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (que pode ter várias formas, a forma de uma dissertação ou de um de artigo científico, por exemplo). Uma Dissertação de Mestrado; Uma Tese de Doutorado; Um informe científico; Um paper;

  16. Método Científico A investigação científica depende de um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos – os Métodos Científicos. Método Dedutivo: proposto pelos racionalistas Descartes, Espinosa e Leibniz; Pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro; O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas; Por meio de uma cadeia de raciocino em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega-se a uma conclusão; Usa o silogismo, construção lógica, para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de conclusão.

  17. Método Científico Método Dedutivo: exemplo

  18. Método Científico 2) Método Indutivo: proposto pelos empiristas Bacon, Locke, Hobbes e Hume; Considera que o conhecimento é fundamentado na experiência, não levando em conta princípios pré-estabelecidos; A generalização deriva da observação de casos da realidade concreta; As constatações particulares levam à elaboração de generalizações; Ex.: Antonio é mortal. Antonio, João, Paulo e Carlos são homens. João é mortal. Logo , (todos) os homens são mortais. Paulo é mortal. Carlos é mortal...

  19. Método Científico 3) Método Hipotético-dedutivo: proposto por Popper: “Quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge o problema. Para tentar explicar as dificuldades expressas no problema, são formuladas conjecturas ou hipóteses. Das hipóteses formuladas deduzem-se consequências que deverão ser testadas ou falseadas (tornar falsas as consequências deduzidas das hipóteses). Enquanto no método dedutivo se procura confirmar a hipótese, no método hipotético-dedutivo procuram-se evidências empíricas para derrubá-las”(Gil, 1999, p. 30).

  20. Método Científico 4) Método Dialético: baseia-se na dialética proposta por Hegel, na qual as contradições se transcendem, dando origem a novas contradições que passam a requerer solução. É um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, político, econômico etc. É usado em pesquisa qualitativa. 5) Método Fenomenológico: proposto por Hursell, não édedutivo nem indutivo. Preocupa-se com a descrição direta da experiência tal qual como ela é. A realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. Assim, a realidade não é única – há tantas quanto se pode interpretar., comunicar. O sujeito/ator é fundamental na construção de conhecimento. Usado na pesquisa qualitativa.

  21. Pesquisa # Intervenção Oprojeto de intervenção parte sempre da necessidade da população com a qual se trabalha; A população deve ser ouvida e apontar suas necessidades; Deve-se ouvir também os trabalhadores que atuam diretamente com essa população; Cabe ao profissional, sistematizar essa necessidade e buscar a melhor forma de atendê-la com os recursos que podem conseguir; Deve partir de um planejamento participativo;

More Related