0 likes | 2 Views
aula que explica o que u00e9 pesquisa cientu00edfica
E N D
Classificações da pesquisa científica É a atividade nuclear da ciência; Conjunto de ações propostas para encontrar a solução para um problema, que tem por base procedimentos racionais e sistemáticos. É realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo. É o resultado de um exame minucioso, realizado com o objetivo de resolver um problema, recorrendo a procedimentos científicos;
Classificações da pesquisa científica Quanto à natureza: Pesquisa Básica ou Aplicada; Quanto à abordagem: Qualitativa ou Quantitativa; Quanto aos objetivos: Exploratória, Descritiva ou Explicativa; Quanto aos procedimentos técnicos: bibliográfica, experimental, documental, levantamento, estudo de caso, expost-facto (quando o “experimento se realiza depois dos fatos”), pesquisa-ação e pesquisa participante.
Classificações da pesquisa científicaQuanto à natureza Pesquisa Básica: tem por objetivo gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência, sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
Classificações da pesquisa científicaQuanto à forma de abordagem do problema Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, ou seja, traduzido em números opiniões e informações para serem classificadas e analisadas. Requer o uso de recursos e técnicas estatísticas (porcentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc);
Classificações da pesquisa científicaQuanto à forma de abordagem do problema Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, ou seja, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicos no processo de pesquisa qualitativa; Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte para a coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva, pois os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seus significados são o foco principal de abordagem.
Classificações da pesquisa científicaQuanto à seus objetivos Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas à torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiência prática com o problema pesquisado, análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de pesquisa bibliográfica e estudo de caso.
Classificações da pesquisa científicaQuanto à seus objetivos Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de levantamento.
Classificações da pesquisa científicaQuanto à seus objetivos Pesquisa Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o “porquê” das coisas. Quando realizada nas Ciências Naturais, requer o uso do método experimental e nas Ciências Sociais, requer o uso do método observacional. Assume, em geral, a forma de pesquisa experimental e pesquisa expost-facto.
Classificações da pesquisa científicaQuanto aos procedimentos técnicos Pesquisa Bibliográfica: elaborada a partir de material já publicado – livros, artigos de periódicos, material de internet. Pesquisa Documental: elaborada a partir de material que não recebe tratamento analítico (ex. documentos).
Classificações da pesquisa científicaQuanto aos procedimentos técnicos Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
Classificações da pesquisa científicaQuanto aos procedimentos técnicos Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento. Pesquisa Expost Facto: quando o experimento se realiza depois dos fatos.
Classificações da pesquisa científicaQuanto aos procedimentos técnicos Pesquisa-ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo; uma espécie de engajamento sociopolítico em favor das classes populares.
Classificações da pesquisa científicaQuanto aos procedimentos técnicos Pesquisa participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas. Busca o envolvimento da comunidade na análise de sua própria realidade. Envolve 3 fases: autodiagnostico: confluência entre o saber científico e o popular; Este momento conduziria à cidadania e esta, por sua vez, estaria à serviço da autonomia; A estratégia de enfrentamento prático dos problemas encontrados- seria o percurso entre a teoria e a prática. Por fim, o momento da necessidade de organização política- que consistira na definição da estratégia de enfrentamento do problema propriamente dito.
Planejamento da Pesquisa Para a realização de uma pesquisa é necessário: A existência de uma pergunta que deseja responder; A elaboração de um conjunto de passos que permitam chegar a uma resposta; c) A indicação do grau de confiabilidade na resposta obtida. O planejamento da pesquisa envolve 3 fases: Fase decisória: escolha do tema, definição e delimitação do problema de pesquisa; Fase construtiva: construção de um plano de pesquisa e execução da pesquisa propriamente dita; Fase redacional: análise dos dados e informações obtidas na fase construtiva. Será redigido uma monografia de acordo com as normas da Academia.
Planejamento da Pesquisa "monografia“ – do gregomonos= "única", egraphein = "escrita". Literalmente: "escrita única", porém, academicamente significa um tipo de trabalho escrito que está relacionado com a unicidade de um problema; um único contexto sobre determinada área do conhecimento. Pode ser um Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (que pode ter várias formas, a forma de uma dissertação ou de um de artigo científico, por exemplo). Uma Dissertação de Mestrado; Uma Tese de Doutorado; Um informe científico; Um paper;
Método Científico A investigação científica depende de um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos – os Métodos Científicos. Método Dedutivo: proposto pelos racionalistas Descartes, Espinosa e Leibniz; Pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro; O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas; Por meio de uma cadeia de raciocino em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega-se a uma conclusão; Usa o silogismo, construção lógica, para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de conclusão.
Método Científico Método Dedutivo: exemplo
Método Científico 2) Método Indutivo: proposto pelos empiristas Bacon, Locke, Hobbes e Hume; Considera que o conhecimento é fundamentado na experiência, não levando em conta princípios pré-estabelecidos; A generalização deriva da observação de casos da realidade concreta; As constatações particulares levam à elaboração de generalizações; Ex.: Antonio é mortal. Antonio, João, Paulo e Carlos são homens. João é mortal. Logo , (todos) os homens são mortais. Paulo é mortal. Carlos é mortal...
Método Científico 3) Método Hipotético-dedutivo: proposto por Popper: “Quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge o problema. Para tentar explicar as dificuldades expressas no problema, são formuladas conjecturas ou hipóteses. Das hipóteses formuladas deduzem-se consequências que deverão ser testadas ou falseadas (tornar falsas as consequências deduzidas das hipóteses). Enquanto no método dedutivo se procura confirmar a hipótese, no método hipotético-dedutivo procuram-se evidências empíricas para derrubá-las”(Gil, 1999, p. 30).
Método Científico 4) Método Dialético: baseia-se na dialética proposta por Hegel, na qual as contradições se transcendem, dando origem a novas contradições que passam a requerer solução. É um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, político, econômico etc. É usado em pesquisa qualitativa. 5) Método Fenomenológico: proposto por Hursell, não édedutivo nem indutivo. Preocupa-se com a descrição direta da experiência tal qual como ela é. A realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. Assim, a realidade não é única – há tantas quanto se pode interpretar., comunicar. O sujeito/ator é fundamental na construção de conhecimento. Usado na pesquisa qualitativa.
Pesquisa # Intervenção Oprojeto de intervenção parte sempre da necessidade da população com a qual se trabalha; A população deve ser ouvida e apontar suas necessidades; Deve-se ouvir também os trabalhadores que atuam diretamente com essa população; Cabe ao profissional, sistematizar essa necessidade e buscar a melhor forma de atendê-la com os recursos que podem conseguir; Deve partir de um planejamento participativo;