1 / 29

FORMAÇÃO

fORMAu00c7u00c3O DE VENDEDORES

11899
Download Presentation

FORMAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FORMAÇÃO Muitas empresas, contratam seus profissionais e imediatamente os colocam no campo.

  2. FORMAÇÃO Esta atitude na grande maioria das vezes traz resultados totalmente negativos e de difícil reparação. Em um mercado cada vez mais competitivo, a formação dos profissionais torna-se indispensável, qualquer que seja a função a ser exercida.

  3. FORMAÇÃO A maioria das empresas oferece treinamento visando a melhoria da produtividade. Mas os treinamentos também podem ter outros objetivos, como veremos a seguir:

  4. FORMAÇÃO Aumento de produtividade nas vendas: O objetivo é melhorar o retorno dos investimentos em vendas. Isto pode ser feito de duas maneiras: - Aumentando a quantidade vendida; - Reduzindo os custos;

  5. FORMAÇÃO • Redução da rotatividade: Funcionários bem treinados tem menos probabilidade de fracasso.

  6. FORMAÇÃO • Melhoria do moral: As pessoas que entram no mundo dos negócios sem treinamento adequado tendem a sofrer de moral baixo. Eles precisam estar conscientes de seu papel na empresa e na sociedade.

  7. FORMAÇÃO • Melhoria das comunicações: É fundamental conhecer a importância das informações que fornecem à empresa sobre os clientes e o mercado, e também como elas afetam o desempenho da empresa.

  8. FORMAÇÃO • Melhoria das relações com os clientes: O objetivo é estar ciente que uma boa relação com o cliente facilita seu trabalho. Devem aprender também: que vendas exageradas são nocivas a longo prazo, como determinar que produtos são necessários, resolver reclamações, etc...

  9. FORMAÇÃO • Melhoria do auto-gerenciamento: A meta é aprender como produzir mais resultados com as poucas horas disponíveis. Os vendedores devem ser organizados e distribuir seu tempo de maneira eficaz para ter sucesso.

  10. Objetivos dos programas de treinamento FORMAÇÃO Aumento da produtividade Melhoria do auto-gerenciamento Diminuição da rotatividade Melhoria das relações com clientes Melhoria do moral Melhoria das comunicações

  11. FORMAÇÃO Depois de escolhido o objetivo da formação, precisamos definir quem realizará o treinamento. As opções são as seguintes: • Treinadores de apoio; • Especialistas de treinamento externos; • Pessoal de linha;

  12. FORMAÇÃO Treinadores de apoio: Treinadores de apoio, assessorias e até mesmo funcionários de outros setores como: Pessoal, Jurídico, Crédito, etc...

  13. FORMAÇÃO Especialistas de treinamento externo: São empresas especializadas em treinamento e que oferecem uma gama variada de opções, mas que nem sempre vêm de encontro com as necessidades da empresa.

  14. FORMAÇÃO Treinamento com o pessoal de linha: Realizado pelo próprio Gerente ou por colegas mais experientes. Veja as principais vantagens deste sistema:

  15. FORMAÇÃO Vantagens: - Palavra do Gerente tem mais peso; - Consegue-se unidade de ação; - Aprendem a vender da maneira que o Gerente quer; - Facilita a avaliação; - Melhora o relacionamento;

  16. FORMAÇÃO Desvantagens: - Falta de tempo; - Falta de técnica de ensino;

  17. FORMAÇÃO A Michelin, através do Setor de Formação, oferece alguns cursos aos seus revendedores: Especialista Pneus de Carga; • Vendedor Técnico; • Dinamização de Ponto de Venda; • Manutenção de Pneus na Frota; • Gestão de Vendas;

  18. FORMAÇÃO Um diferencial de formação que temos é a Dinamização do Depto. de Vendas, que gera um trabalho desenvolvido em conjunto com a Revenda e acompanhado pelo setor de Pós-venda. Esta formação caracteriza-se pelo fato de que o trabalho é feito com todos os membros do Depto. no seu local de trabalho.

  19. FORMAÇÃO É evidente que formações pontuais, como as anteriores ajudam muito no desempenho do trabalho, mas não eliminam a necessidade do treinamento contínuo. É aí que entra o trabalho do Gerente Formador.

  20. FORMAÇÃO Formar a sua própria equipe é a base do trabalho do Gerente, e para isso precisará fazer as vezes de professor, tomando a peito a tarefa, às vezes difícil e de resultados demorados, de ensinar o seu vendedor.

  21. FORMAÇÃO Para isso é preciso sair para vender com ele, explicar-lhe os produtos, a utilização do método, a postura no cliente, orientar com relação as roupas utilizadas, o preenchimento de papéis e muito mais... É, muitas vezes, “fazer ou refazer o homem”.

  22. FORMAÇÃO Treinar, treinar e treinar é, então, a principal tarefa do Gerente. Acompanhar de fato seus vendedores. Formar em serviço, vendendo com ele, avaliando as vendas após cada visita, exigindo relatórios, fazendo reuniões. Para isso é que são Gerentes de Vendas !

  23. FORMAÇÃO Os gerentes não foram contratados para ficarem em salas com ar condicionado, lendo relatórios e esbravejando com seus vendedores. Hoje, um Gerente de Vendas para ter sucesso, precisa “ir a campo” e criar a sua fiel e bem treinada equipe.

  24. FORMAÇÃO A seguir apresentaremos as quatro etapas básicas no treinamento: • Explicação; • Demonstração; • Aplicação; • Avaliação;

  25. O formador expõe brevemente o objetivo e os dados gerais do que vai ensinar para o aprendiz. Entende do que se trata (geralmente se recorda de 10% do que ouviu). FORMAÇÃO 1- Explicação:

  26. Diz e demonstra ao aprendiz como realizar o assunto explicado. Escuta e vê como se faz (da audição e da visão, geralmente se recorda de cerca de 50%). FORMAÇÃO 2- Demonstração:

  27. Faz com que o aprendiz demonstre; Tem a sensação de fazer o que o formador demonstrou ( a impressão recebida através da audição e visão, se reforça aqui, ao repetir o que o formador demonstrou. Normalmente recorda-se de 90%). FORMAÇÃO 3- Aplicação:

  28. Julga a qualidade da demonstração e destaca os pontos fortes e fracos. A avaliação pode incluir também testes orais e escritos. Os aprendizes se dão conta de que recordam a respeito do que lhes foi ensinado. Também tem oportunidade de esclarecer os pontos confusos. FORMAÇÃO 4- Avaliação:

  29. FORMAÇÃO Primeiro explicar como fazê-lo; Agora demonstrará como fazê-lo; O aprendiz fará sua demonstração; Usaremos a explicação do aprendiz para assegurarmos que o assunto foi entendido; Filme : Gerenciando Pessoas Através da Mudança

More Related