1 / 18

Fórum Nacional de Padronização e Divulgação da Produção Científica

Fórum Nacional de Padronização e Divulgação da Produção Científica. Padronização no Gerenciamento Eletrônico de Documentos - Iniciativas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -. Cátia de Paula Carvalho catia@ibict.br. Fortaleza, 2001.

zyta
Download Presentation

Fórum Nacional de Padronização e Divulgação da Produção Científica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Fórum Nacional de Padronização e Divulgação da Produção Científica Padronização no Gerenciamento Eletrônico de Documentos - Iniciativas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Cátia de Paula Carvalho catia@ibict.br Fortaleza, 2001

  2. GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos Gerencia o ciclo de vida das informações desde sua criação até o seu armazenamento;

  3. GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos Principais razões pelas quais os GED estão sendo implementados em todo o Brasil • Controle e viabilização de tecnologias como eBusiness, eCommerce, ERP, Knowledge Management; • ilimitadas possibilidades para indexação de documentos; • melhor atendimento ao cliente. O GED proporciona respostas precisas e instantâneas; • obtenção de vantagem competitiva sustentável. • aumenta a eficiência e produtividade na gestão do negócio, gerando os indispensáveis diferenciais de competitividade.

  4. GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos Mídias X Condições Ambientais X Durabilidade “Testes recentes revelam que a durabilidade das mídias está sempre aumentando.” (Mundo da Imagem nº26 (março/abril 99, página 12) 10 anos 30º 60% CD-ROM

  5. GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos Áreas de aplicabilidade já utilizadas no Brasil • Apoio aos processos de avaliação e acompanhamento; • bibliotecas digitais; • conversão de acervos históricos; • documentação dos sistemas de qualidade; • documentação e acompanhamento do ciclo de vida de produtos e serviços; • acervos especiais de Centros de Documentação e Informação.

  6. Histórico Núcleo de competências nos processos manuais e eletrônicos de tratamento, acesso e difusão da informação Ingressar na nova realidade da informação e acompanhar as novas tendências da área

  7. Histórico Órgão Nacional de Informação em Ciência e Tecnologia “ O Instituto busca estar atento às necessidades da comunidade e acompanhar a evolução da tecnologia e dos conceitos na área de Informação em Ciência e Tecnologia ” “ Dr. Almiro Blumenschein ”

  8. Projetos Arquivos Abertos do IBICT Trata-se de um espaço virtual, disponível na Internet, para registro e discussão de textos completos produzidos por pesquisadores que atuam nas áreas de ciência e tecnologia. Serve para dinamizar o processo de comunicação entre pesquisadores que atuam nas áreas de ciência e tecnologia.

  9. Projetos Biblioteca Digital Brasileira O projeto Biblioteca Digital Brasileira - BDB, propõe-se a integrar em um único portal os mais importantes repositórios de informação digital do país, de forma a permitir consultas simultâneas e unificadas aos conteúdos informacionais destes acervos A proposta da BDB envolve a criação de um sistema cooperativo abrangente, operado integralmente na Internet.

  10. Projetos Programa de Divulgação Científica Programa de Divulgação Científica objetiva levar, ao conhecimento da sociedade, o resultado das atividades de pesquisa em ciência e tecnologia em centros e institutos de pesquisa do país, disseminar o conhecimento acadêmico, divulgar os novos recursos tecnológicos que a pesquisa põe à disposição da sociedade, além de colaborar na formação de uma cultura que incorpore conhecimento ao cotidiano da sociedade brasileira.

  11. Coordenação e Secretaria Executiva de Redes Cooperativas de Informação COMUT; CCN - Catálogo Coletivo de Publicações Seriadas; Rede de Núcleos de Informação Tecnológica Agente inovador das tecnologias de informação e de ação coordenadora em nível nacional de redes e sistemas de informação para a comunidade científica e tecnológica

  12. Normas e Padrões na Produção, Organização e Disseminação de Documentos Eletrônicos • Elaborar um estudo de modelos, normas e padrões que incorporem parâmetros considerados essenciais à produção, organização e disseminação de documentos eletrônicos. • Conscientizar a comunidade científica e acadêmica brasileira da necessidade de utilizar algum padrão de normalização, para garantir a seriedade na produção, organização e disseminação de documentos eletrônicos.

  13. Construção do Cenário Diagnóstico Práticas de Práticas de Normalização Normalização Padronização Padronização Comitês Nacionais Nacionais Nacionais Nacionais Internacionais Internacionais Internacionais Internacionais Coletânea de Coletânea de Estudos de Estudos de Normas Normas análise, análise, organizadas por : organizadas por : aplicação e aplicação e • Processos; • Processos; proposição de proposição de • Aplicação; • Aplicação; normas Técnicas normas Técnicas • Número; • Número; • Descritores;e • Descritores;e • Títulos. • Títulos.

  14. Dificuldades • Essencialmente alterável , por natureza, não se sabe ao certo como pode ser tratado, comparado ao documento tradicional (C&T); • Não existem regras gerais e universalmente aceitas para a normalização de documentos eletrônicos; • Nenhum padrão vem alcançando maior aceitação, impondo-se como modelo universal para o trabalho de normalização; • Comitê Brasileiro de Normalização sem foco direcionado para o problema, e, com atividades suspensas e gestão interina.

  15. Construção do Novo Cenário Atuar no segmento de normalização: desenvolvimento de instrumentos e mecanismos sistemáticos, inovadores e adequados aos novos processos informacionais. • Propor as adequações das normas existentes, considerando o sistema e a gestão de documentação e informação; • Propor novas normas em função das necessidades identificadas; • Definir e implementar estratégias a partir de discussão com a comunidade; • Divulgar os resultados do estudo em fóruns de interesse para conhecimento e validação da sociedade.

  16. Primeiros Passos Reformulação no âmbito de atuação do Comitê Brasileiro de Finanças, Bancos, Seguros, Comércio, Administração e Documentação - ABNT/CB-14 Denominação:Comitê Brasileiro de Sistemas e Gestão de Documentação e Informação; Campo de Atuação:Normalização no campo de sistemas e gestão de documentação e informação, em atenção prioritária, quanto às práticas adotadas em bibliotecas, centros de documentação e de informações e arquivos, no que concerne a produção, organização, difusão, terminologia, requisitos, produtos, serviços e generalidades. Prazo: 30/08/2000

  17. Primeiros Passos Estabelecer um regime de cooperação mútua entre o Instituto e a ABNT para apoio técnico e dinamização dos trabalhos de normalização do campo de sistemas e gestão de documentação e informação. Ser o responsável pela Secretaria Técnica do ABNT/CB-14, e prover instalações, pessoal e equipamentos necessários ao adequado desenvolvimento das atividades de normalização. Prazo: Novembro/2001

  18. Participação da Comunidade Qualquer pessoa, de qualquer lugar, interessada em normalização é muito bem vinda a lista de discussão abnt-cb14. Pessoas não inscritas na lista também podem enviar suas mensagens para abnt-cb14 através do e-mail:abnt-cb14@ibict.br

More Related