1 / 11

A Criação

A Criação. Os Sete Dias ( Gn 1 – 2:3) 1º Dia : Luz (1:2-5) 1) “No princípio criou Deus os céus e a terra. A Terra era sem forma e vazia;” - Havia apenas trevas. 2) “ Disse Deus: Haja LUZ; e houve luz”. 3) Luz: Dia Trevas: Noite Tudo foi criado através da PALAVRA!

zulema
Download Presentation

A Criação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Criação

  2. Os Sete Dias (Gn 1 – 2:3) • 1º Dia : Luz (1:2-5) • 1) “No princípio criou Deus os céus e a terra. A Terra era sem forma e vazia;” - Havia apenas trevas. • 2) “Disse Deus: Haja LUZ; e houve luz”. • 3) Luz: Dia • Trevas: Noite • Tudo foi criado através da PALAVRA! • PALAVRA = JESUS (João 1:1-2) • Existia no princípio, estava com Deus e era Deus. • Todas as coisas foram feitas por intermédio dele. (Palavra = Jesus) • Sem ele, nada do que existe teria sido feito. (Palavra = Jesus) João 1:3

  3. 2º Dia : O Firmamento (1:6-8) 1) O firmamento (ou “expansão”), chamado “céu”, é a atmosfera ou camada de ar entre a terra coberta pelas águas e as nuvens, possibilitada pelo esfriamento das águas na superfície da terra.

  4. 3º Dia : A Terra e a vegetação (1:9-13) Até essa altura, a superfície da terra parece ter ficado inteiramente coberta de água. Deus ordenou que a água se agrupasse em um só lugar, ao qual deu o nome de “mares”. 2) A porção seca chamou “terra”. Podemos imaginar que a crosta da terra, a medida que se esfriava e engrossava, começou a empenar, de modo que as ilhas e os continentes surgiram paulatinamente. 3) Ainda não existia chuva, porém densas neblinas regavam a parte seca recém-formada, ainda quente devido ao próprio calor. Havia clima tropical em toda a parte, e a vegetação deve ter crescido rapidamente e em proporções gigantescas.

  5. 4º Dia : O Sol a lua e as estrelas (1:14-19) 1) No quarto dia, Deus criou o Sol a Lua e as estrelas. É provável que as estações tenham surgido quando a superfície da terra cessou de receber o calor, principalmente de seu interior, e tornou-se dependente do calor do Sol. 2) Luminar maior: Governa o dia Luminar menor: Governa a noite Essas fontes de luz têm três funções principais: dão luz a terra, governam o dia e a noite e azem separação entre a luz e as trevas. (17,18) 3) Essas passagens são belos exemplos de como Deus manifestou sua imagem, as características divinas, na totalidade da criação.

  6. 5º Dia : Os animais marinhos e as aves (1:20-25) 1) Com a bênção de Deus e com a sua ordem “Sejam férteis e multipliquem-se!”, os animais marinhos e as aves encheram as águas e se multiplicaram na terra. 2) Observe a progressão: seres inanimados no primeiro e no segundo dia, a vida vegetal no terceiro e a vida animal no quinto.

  7. 6º Dia : Os animais terrestres e o homem (1:24-31) A Terra finalmente estava pronta para receber os animais e, em última análise o homem. Deus revela que todas as criaturas vivas na terra são criadas “de acordo com a sua espécie”. Isso refuta a teoria de que todas as espécies de animais evoluíram de um único organismo primitivo comum. Apoia as evidências científicas de que as criaturas viventes têm se adaptado, no decurso do tempo, ao meio ambiente, ao passo que não existe evidência convincente de que uma espécie de animal tenha passado pela evolução.

  8. 6º Dia : Os animais terrestres e o homem (1:24-31) Deus criou Adão e Eva à imagem dele próprio. A bênção divina que Deus impetrou sobre o homem e a mulher igualmente era que prosperassem e se multiplicassem de tal maneira que enchessem a terra e exercessem domínio (mordomia) sobre a criação. Em certo sentido Deus criou a terra como “centro de treinamento” para os seres humanos, no qual ele nos está preparando para nosso destino eterno, quando governaremos e reinaremos com Cristo sobre o Universo inteiro. (2Tm 2:12; Ap 3:21) 4) Deus viu tudo que havia feito, e havia ficado “bom”. Tudo o que Deus faz é realmente muito bom, porque a Palavra mediante a qual Ele criou todas as coisas é a própria essência da bondade, da beleza e da luz: “Nele (a palavra) estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas” (Jo 1:4-5) agora, da mesma forma que no início da criação.

  9. 7º Dia : Deus descansou (2:1-3) Deus não descansou em sentido absoluto (Jo 5:17), mas somente dessa obra criadora específica. Esse foi o fundamento do sábado (Êx 20:11). O “descanso sabático” também é uma figura do céu. (Hb 4: 4-9)

  10. A Criação da Mulher (2:18-25) Em Gen 1:27 Deus já havia declarado que o ser humano foi criado “homem e mulher”. Nesse trecho, relata-se mais pormenorizadamente como a mulher foi criada. E aqui, no início da raça humana , também se acha a origem divina e a santidade do casamento: um só homem, uma só mulher, uma só carne. (v.24) Casamento = Relacionamento entre Cristo e a Igreja

  11. QUE DEUS ABENÇOE VOCÊS!

More Related