Estados de esp rito e poder
Download
1 / 10

Estados de espírito e Poder - PowerPoint PPT Presentation


  • 43 Views
  • Uploaded on

Estados de espírito e Poder. António Pedro Dores.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' Estados de espírito e Poder' - zelenia-jarvis


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
Estados de esp rito e poder

Estados de espírito e Poder

António Pedro Dores


A quem escapa a sensação de se estar a viver uma época pré-holocausto? Guantanamo, Abu Grahib, voos da CIA, prisões secretas, legalização da tortura, criminalização dos imigrantes, ambiente de cruzada, expulsão de ciganos … Irão a nossa civilização e o seu progresso engendrar outra vez o Inferno?

Pondo a questão de outro modo: seremos capazes de, desta vez, evitar a catástrofe humanitária na Europa? Ou as ondas securitária, xenófoba e torcionária que estão formadas encontrarão pela frente apenas o alheamento e indiferença cúmplices?

O estudo descomplexado da perversidade do poder penitenciário (próprio da modernidade) pode ser uma ajudar para compreender desafios maiores.


Natureza humana e social
Natureza humana e social pré-holocausto? Guantanamo, Abu Grahib, voos da CIA, prisões secretas, legalização da tortura, criminalização dos imigrantes, ambiente de cruzada, expulsão de ciganos … Irão a nossa civilização e o seu progresso engendrar outra vez o Inferno?


Estados de esp rito fundamentais
Estados de espírito fundamentais pré-holocausto? Guantanamo, Abu Grahib, voos da CIA, prisões secretas, legalização da tortura, criminalização dos imigrantes, ambiente de cruzada, expulsão de ciganos … Irão a nossa civilização e o seu progresso engendrar outra vez o Inferno?


Trilogia estados de esp rito e poder
Trilogia pré-holocausto? Guantanamo, Abu Grahib, voos da CIA, prisões secretas, legalização da tortura, criminalização dos imigrantes, ambiente de cruzada, expulsão de ciganos … Irão a nossa civilização e o seu progresso engendrar outra vez o Inferno?Estados de Espírito e Poder

Espírito de Proibir, ensaio,

inclui definição de

estados de espírito,

trata da guerra Espírito de Submissão, monografia,

trata do que pensam

imigrantes da justiça Espírito Marginal, estudo de

casos, segredos sociais e

violência política

http://iscte.pt/~apad/estesp/trilogia.htm


Estado de esp rito e pris es
Estado de espírito e prisões pré-holocausto? Guantanamo, Abu Grahib, voos da CIA, prisões secretas, legalização da tortura, criminalização dos imigrantes, ambiente de cruzada, expulsão de ciganos … Irão a nossa civilização e o seu progresso engendrar outra vez o Inferno?

  • Espírito proibicionismo o mais irracional dos estados de espírito (guarda)

  • Espírito submissão o estado de espírito mais económico em energia (preso)

  • Espírito marginal o mais racional e mais consumidor de energias (anómico)


Sequ ncias de estados de esp rito
Sequências de estados de espírito pré-holocausto? Guantanamo, Abu Grahib, voos da CIA, prisões secretas, legalização da tortura, criminalização dos imigrantes, ambiente de cruzada, expulsão de ciganos … Irão a nossa civilização e o seu progresso engendrar outra vez o Inferno?

João Camacho (2008) A Experiência Portuguesa da Violência Política Armada à Luz da Teoria dos Estados de Espírito, tese mestrado ISCTE.

  • Insubmissão (revolução de Abril)

    • Revivalista (fim da revolução)

      • Subversivo (reacção armada)

        • Proibicionista (repressão)

          • Submissão (abandono da luta)


Identifica o neuro auditiva dos estados de esp rito
Identificação pré-holocausto? Guantanamo, Abu Grahib, voos da CIA, prisões secretas, legalização da tortura, criminalização dos imigrantes, ambiente de cruzada, expulsão de ciganos … Irão a nossa civilização e o seu progresso engendrar outra vez o Inferno?neuro auditiva dos estados de espírito

  • Tomasi e a audiometria

  • Damásio – ressonância magnética – circulação de hormonas e localização de actividades cerebrais


Previs o da instabilidade social
Previsão da instabilidade social pré-holocausto? Guantanamo, Abu Grahib, voos da CIA, prisões secretas, legalização da tortura, criminalização dos imigrantes, ambiente de cruzada, expulsão de ciganos … Irão a nossa civilização e o seu progresso engendrar outra vez o Inferno?

  • Consciência tem a vantagem biológica de estabilizar a vida de quem dela desfruta (evolução)

  • A consciência, ela própria instável, estabiliza-se em estados de espírito cujas sequências ritualizadas e predominâncias caracterizam as pessoas como as sociedades.

  • A emergência/vontade de novos estados de espírito predominantes faz-se aos saltos: acumulação primitiva, difusão/polarização, normalização


Fim pré-holocausto? Guantanamo, Abu Grahib, voos da CIA, prisões secretas, legalização da tortura, criminalização dos imigrantes, ambiente de cruzada, expulsão de ciganos … Irão a nossa civilização e o seu progresso engendrar outra vez o Inferno?


ad