Didática
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 8

Didática –psicopedagogia PowerPoint PPT Presentation


  • 26 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Didática –psicopedagogia.

Download Presentation

Didática –psicopedagogia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Did tica psicopedagogia

Didática –psicopedagogia

Não me concebo educadora se não for investigadora.A sala de aula é um espaço riquíssimo de possibilidadesde aprendizagem. O aproveitamento do quesucede neste espaço depende muito da minha curiosidade,do meu pensar sobre o que estou propondoe sobre o que vou propor. Neste exercício de pensarsobre as coisas, a gente vai percebendo as nossasincoerências, vamos nos dando conta que o nossodiscurso, muitas vezes, corre longe das atitudes quena prática assumimos. O que eu estou querendo dizer,é que muitas vezes temos uma prática coercitiva,limitadora, mas um discurso libertador e, a única possibilidade,que eu vejo, de superar estas contradiçõesé pesquisando reflexiva e criticamente sobre o nosso trabalho pedagógico.


Did tica psicopedagogia

O fracasso escolar, que se refere às dificuldades de escolarização das crianças das classes populares, têm sua origem na baixa qualidade de ensino da escola pública brasileira, no descompromisso do Estado com a educação do povo, nas políticas públicas educacionais que são feitas de maneira autoritária e desrespeitam professores e alunos, no preconceito existente para com o aluno pobre e sua família, enfim na reprodução no cotidiano da escola dos conflitos inerentes à sociedade de classes, através de práticas e relações escolares que produzem as dificuldades de escolarização.


Did tica psicopedagogia

A história das explicações do fracasso escolar tem demonstrado a relação entre o discurso científico que explica o fenômeno e a ideologia dominante, de acordo com a qual só obtêm sucesso os mais aptos, os mais capazes, culpando os alunos pobres e suas famílias, justificando assim a desigualdade social e ignorando os determinantes escolares e políticos das dificuldades de escolarização1. Dentre as explicações para o fracasso escolar, se destacam aquelas que atribuem patologias às crianças que não aprendem ou não se comportam conforme a expectativa da escola: as explicações medicalizantes ou patologizantes.


Did tica psicopedagogia

A perspectiva da medicalização do fracasso escolar persiste hoje no cotidiano da escola e atribui patologias às crianças das classes populares com dificuldades de escolarização, culpabilizando-as por suas dificuldades, a despeito de pesquisas1,4-6 que põem em questão as relações causais entre distúrbios físicos e psicológicos, de um lado, e rendimento escolar, de outro, e que, colocando o foco nos fatores intra-escolares e dando voz às crianças provenientes das classes populares, mostram que elas são, em sua grande maioria, crianças capazes de aprender.


Did tica psicopedagogia

O fracasso escolar considerado como consequência da desnutrição, o que é atribuído mais frequentemente às crianças das classes populares e o fracasso escolar considerado como resultado da existência de disfunções neurológicas, tais como os distúrbios de aprendizagem, a hiperatividade, a disfunção cerebral mínima, a dislexia.


Did tica psicopedagogia

...a escola se constitui como reprodutora das desigualdades sociais e da dominação, por outro revelam que no interior da escola, assim como na sociedade, surgem contradições que favorecem um embate de idéias e atitudes que poderão provocar rupturas nos discursos e práticas cristalizadas que ali se processam.


Did tica psicopedagogia

...convivemos ainda com a predominância dos aspectos biológicos, emocionais, culturais e familiares para explicar as causas do fracasso escolar


Did tica psicopedagogia

Persistindo a tendência em se vincular o fracasso escolar à “deficiência” do aluno, na escola, muitas vezes, as crianças são tratadas como "incompetentes", não tendo o direito de se expressarem, cabendo ao professor incutir-lhes "o" saber. A não adaptação a esse saber é um problema exclusivo da criança-aluno, que por razões pessoais, emocionais, culturais, familiares, etc., não consegue se sair bem.


  • Login