1 / 7

O Preparo do Educador

O Preparo do Educador. Mas professor é profissão? Infelizmente o educador, foi transformado em um operário de segunda classe ;

Download Presentation

O Preparo do Educador

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Preparo do Educador Mas professor é profissão? Infelizmente o educador, foi transformado em um operário de segunda classe ; De educadores para professores realizamos o salto de pessoa para funções. - quando alguém pergunta o que somos, respondemos sem inevitavelmente dizemos o que fazemos, a pessoa passou a ser definida pela sua produção. O educador – as pessoas o definem por suas visões paixões, esperanças e horizontes utópicos. O professor – é o funcionário , dominado pelo Estado e empresas. Ah! Descobriu –se que a educação, como tudo o mais, tem a ver com instituições, classes, grandes unidades estruturais, que funcionam como sujeitos envolvidos. E daí chegamos a esta posição paradoxal de que, para conhecer o mundo humano, é necessário silenciar sobre os homens. Por que nos tornamos animais domésticos? Por que nos esquecemos dos nossos sonhos? Que ato de feitiço fez adormecer o educador que vivia em nós? – aqui é fácil encontrar respostas, apontamos para os donos do poder. A formação do professor? Antes de mais nada: É necessário reaprender a falar. ... “o fato é que todos aqueles que ainda têm a ousadia de falar e escrever, acreditam, ainda que de forma tênua, que o seu falar faz uma diferença. ” ao as palavras que orientam as mãos e os olhos. Concluindo, professor especialista em reprodução um funcionário, peça num aparelho ideológico de Estado ou empresas. Um educador, ao contrário, é um fundador de mundos, mediador de esperanças, pastor de projetos. Faz necessário acordar o educador, por um ato de amor e coragem - para um milagre de uma

  2. Escola pública (responsável pela grande maioria das crianças) de qualidade para todos, exige do professor uma reflexão, sobre o significado da educação na sociedade contemporânea;A educação é um processo de humanização, ou seja, garantir que crianças e jovens, possam se apropriar do instrumental cientifica, técnico, tecnológico, de pensamento, da análise, da reflexão, da compreensão, da contextualização, do desenvolvimento de habilidades e atitudes, gerando assim, projetos e soluções de uma sociedade que se quer;Formar monitor, é bem mais simples e econômico, transmissor de conhecimentos (valorizado pelo nosso sistema educacional);Conhecer é mais do que obter as informações, ou seja, analisar, organizar, identificar suas fontes, estabelecer diferenças...e a matemática, não é disciplina que dá conta de todo o raciocínio lógico matemático, então, por que os professores de matemática são resistentes, ao facilitar ao aluno a visão de mundo? ( Macetes)

  3. Didática do Ensino Superior • A DIDÁTICA EM QUESTÃO : • Rousseau- revolucionou a didática no séc. XVIII; • Qual a finalidade de ensinar? Ensinar para quê? Ensinar para quem?Ensinar o quê?Ensinar como?; • A tarefa da didática é a de compreender o funcionamento do ensino em situação, suas funções sociais, sua implicações estruturais; realizar uma ação-reflexiva; pôr-se em relação e dialogo com outros campos de conhecimentos construídos e em construção, numa perspectiva múlti e interdisciplinar, o ensino não resolve com único olhar; • O objeto do ensino da didática é o processo de ensino e aprendizagem e o sujeito é o aluno; • Trata-se de pessoas concretas que tem posição de classe definida na organização social em que vivem; • Atualmente o discurso dos professores é afetado, mas a prática pedagógica permanece intocada • Há diferença entre o professor e o educador? O educador é um ser humano, é um profissional que se dedica e se compromete com o desenvolvimento de outros sujeitos, que vence no final de alguns anos, currículos e programas, e como tal, ora sujeito ou objeto da história; como objeto, sofre a ação do tempo e dos movimentos sociais. Como sujeito, um ser humano que constrói, pedra sobre pedra, um ser ,junto com outros, conscientemente engajado no “fazer” a história. • O educador terá que fazer suas opções teóricas : filosófica-política pela opressão ou pela libertação; • A prática educacional tem que estar sustentada pela paixão do educador e não por uma prática burocrática; • O educador nunca estará pronto, formado, mas, sim preparado no seu dia-a-dia, na meditação teórica sobre a sua prática. • Qual o papel que a didática exerce na formação do educador? Será que a didática, conforme vem sendo ensinada e executada, auxilia o educando a se habilitar para as suas atividades como educador? • - O ensino da didática passou a ser um ensino voltado para facilitar o “saber fazer”, ou seja, como chega a um determinado fim. • Mas, não poderá seguir este rumo, mecânicas e tecnológicas, faz necessário uma reflexão entre os sujeitos envolvidos no processo educacional, educador, educando, pais e comunidade,um elo tradutor de posicionamentos teóricos em práticas educacionais.

  4. - PRÁTICA NA SALA DE AULA • Todo o professor, no inicio da sua carreira, vai fazer como aquele professor que o impressionou, fazendo , ou deixar de fazer algo que não aprovou. • O elo entre a teoria e prática é o que chamamos pesquisa; • O fato que a pesquisa é inerente à própria vida; • As inovações – o mais resistente tem sido a matemática; • Tem professores que estão repetindo a maneira de ensinar, por mais de 30 ou 40 anos seguidos, repetindo os mesmos erros....o prejuízo social é enorme. O professor que não quer ser obsoleto , faz necessário cuidar da sua própria atualização; • Tudo que se passa na sala de aula vai depender dos alunos e do professor, de seus conhecimentos matemáticos e , principalmente do interesse do grupo; • Quem de vocês sabe trabalhar ou já trabalham com a pedagogia de projetos? ; • Lição para ser aplicada, pesquisada, avaliada e refletida entre vocês: 1. demonstrar a fórmula da soma dos quadrados dos inteiros; 2. demonstrar a fórmula de Euler;3. Efetuar, com todas as explicações e todos os “porquês”, as duas contas 12/12 + 25/33 e 125767 x 678953; • Dizer que não dá para fazer isso ou aquilo é desculpa?; • O professor ainda continua quadrado, não basta mudar o visual das carteiras, faz que sabe quando não sabe – e insensível ao alunos. Faz necessário mudar a atitude do professor. • Um bom professor: visão do que vem a ser a matemática; 2.Visão do que constitui a atividade matemática; 3. visão do que constitui um ambiente propicio à aprendizagem da matemática, 4. visão do que constitui a atividade matemática. • A formação de professores de matemática é, um dos grandes desafios para o futuro; • Dicas de estratégias para uma boa aula: comentários de relatórios da aula anterior/exposição formal ou com recursos/ diálogo- trocas em grupo/ questões/ exposição final/ avaliação por relatório;

  5. O professor que acredita em testes, ou das provas formais, dou um desafio, aplica uma avaliação, após três meses, sem avisar seus alunos, aplique a mesma avaliação, você irá comprovar que grande maioria da classe não assimilou nem 10% dos conteúdos, esta e o sistema de avaliação que ainda continua em nosso sistema educacional....o que você esta esperando para ousar? Currículo – deve refletir aquilo que a comunidade deseja, aquilo que é necessário, de acordo com o possível, respondendo as características locais; assim, definimos currículo, como estratégia para ação educativa.Absurdo e absoleto pensar em testes padronizados e nacionais- vai contra as novas conceituações de educação, tanto do ponto social quanto cognitivo;Mediocridade a situação ideal- de quem? Discriminatória e racista;Taylor- Educação de massa, como a montagem de um carro, por série, por partes,, ou seja: objetivos, conteúdos e métodos-(componentes do currículo) uma educação nesse modelo não merece ser chamada como tal. Nada mais é que um treinamento de indivíduos para executar tarefas específicas.Selecionar ou filtrar cidadãos para tarefas específicas não é educação;Ao conceituar educação como uma estratégia da sociedade para facilitar que cada indivíduo atinja a seu potencial e para estimular cada indivíduo a colaborar com outros em ações comuns na busca do bem comum, estamos reconhecendo que a missão de educadores é levar essa estratégia ao máximo.

  6. Afinal, o que é pesquisa?

  7. Para haver aprendizagem é necessário que o educador tenha vontade que aquele aluno, socialmente carente, negro, índio, mulher, ou seja, o excluídos, possam aprender , para ensiná-los é necessário:metodologia adequada/ pesquisa/ criatividade/ humor/ ética/ risco/ respeito/ aceitação/ reflexão sobre a prática/ autonomia / apreensão da realidade/ alegria/ segurança/ liberdade/ decisões/ ouvir/ escutar/ diálogo/ comprometimento/ disponibilidade e querer.formar um cidadão, principalmente o professor exige muita responsabilidade.

More Related