1 / 29

APOCALIPSE

APOCALIPSE. 12: Pérgamo é uma cidade da Ásia Menor, suas origens remontam ao tempo dos Seleucidas no ano de 283 mais ou menos a.C. a respeito de uma comunidade cristã em Pérgamo só temos menção no Apocalipse.

yuma
Download Presentation

APOCALIPSE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. APOCALIPSE

  2. 12: Pérgamo é uma cidade da Ásia Menor, suas origens remontam ao tempo dos Seleucidas no ano de 283 mais ou menos a.C. a respeito de uma comunidade cristã em Pérgamo só temos menção no Apocalipse.

  3. Mas possuía uma cultura fabulosa, perdendo só para a Alexandria do Egito. Desta cidade vem o pergaminho. Também foi desta maneira que o Cristo se apresentou na Introdução e se tem uma espada afiada é porque vai pronunciar um julgamento.

  4. 13: Onde está o trono deSatanás: muito se discutiu sobre isso em Pérgamo: seria um templo, seria a cidade inteira. Trono de Satanás seria aquela parte da cidade hostil ao cristianismo. Em primeiro lugar os judeus.

  5. E aqui temos uma Igreja que imagina que não pode fechar todas as portas à cultura de então e ao paganismo, pois senão sua vida se torna amarga. Tem algumas tendências sincretistas para poder sobreviver.

  6. 15-16: O que significa que Jesus não condescende com uma Igreja mista, se não houver conversão haverá um juízo, e juízo condenatório.

  7. 17: “Ao vencedor” ao que superar esta tentação receberá uma alimento divino para continuar bem o seu caminho em direção à escatologia. “pedrinha branca”(cor da vitória e da alegria) aquele que se tornar alheio a tudo isso ao mesmo tempo que sofrerá as causas da sua alienação receberá um nome novo será uma nova criatura diante de Deus. E recebe um estatuto toda renovado.

  8. 18: A história de Tiatira não nos é conhecida. Alguns hipostetizaram que esta cidade foi evangelizada por uma mulher chamada Lídia, a qual aparece nos Atos. Era oriunda de Tiatira e teria se convertido.

  9. Não era uma cidade muito grande, mas possuía uma indústria têxtil. E de Lídia nos Atos se diz que era fabricante de tendas e era de Tiatira. Fora isto não conhecemos mais nada a respeito de Tiatira. Mais uma vez o autor escolheu aqui como introdução uma das modalidades que o Cristo foi apresentado na Introdução.

  10. 19: Um elogio rasgado, mas depois do elogio, a recriminação.

  11. 20: Mais uma vez a Igreja que, apesar do seu lado positivo, cede à tentação do paganismo. Não é fácil viver num mundo pagão, num mundo cheio de sincretismo.

  12. 21: “dei-lhe um prazo para que se converta”. É possível que o próprio João tenha alertado como profeta contra essa doutrina dos Jesabelitas e Nicolaítas antes de ser lançado ao exílio.

  13. 22: “eis que lançarei num leito”. Significa enviar uma enfermidade a alguém.

  14. 23: O castigo dos filhos é maior. Talvez a mulher tenha um pecado menor, seja ela só uma simpatizante, e os filhos têm um pé lá e outro aqui para poderem sobreviver. Dirá o apocalipse que quem não tiver a marca da besta fica marginalizado da vida econômica da cidade.

  15. 24: É esse sincretismo. “Não vos imponho outro peso” Quem está impondo um peso insuportável é Satanás nos Jesabelitas e Nicolaitas.

  16. 25-26: Aqui vem a citação do Sl 2, no entanto, não se fala de todas as nações, mas apenas dos cidadãos da cidade.

  17. 27-29: “Estreladamanhã” a participação da ressurreição de Cristo. Estas Igrejas são a depositária de toda a mensagem do apocalipse e não se difere muito das nossas. São Igrejas mistas como algumas das nossas também.

  18. Mas Aquele que tem olhos penetrantes não pode deixar que o mal se prolifere dentro da sua comunidade e por isso recrimina medicinalmente para não poder ter que condenar mais tarde. Este discurso aqui é o maior discurso no Novo Testamento colocado na boca de Cristo glorioso.

  19. Ainda faltam três Igrejas, o que é que será manifestado nelas? O Cristo ressuscitado não deseja que vivam na ignorância, mas deseja mostrar na fé o plano de Deus para que elas decidam na fé e na esperança e até mesmo estejam fortes nas tribulações que sobrevirão. Todo o apocalipse restante é dirigido a essas Igrejas aqui.

  20. Capítulo 3 • 1: Sardes era uma metrópole, não essencialmente grande, que existia desde o tempo dos Persas. Esta Igreja só é conhecida pelo Apocalipse, nós não temos mais nenhuma informação de uma comunidade cristã de Sardes. Novamente uma menção de Cristo como apareceu na introdução, com os sete espíritos e as sete estrelas.

  21. 2: Aqui, embora as indicações sejam muito lacunosas e muito significadas, é possível hipostatizar para Sardes uma comunidade cristã as voltas do paganismo e cedendo a tentações de compromisso com o mesmo; é a grande tentação presente em muitas outras Igrejas, fazer uma simbiose entre paganismo e cristianismo

  22. Essas comunidades eram minorias e, daí, a grande tentação do seguimento, porque se não consegue nada do lado de lá, a vida fica difícil. No entanto, o Cristo do Apocalipse não tolera concessões.

  23. 3: Esta firmação de Cristo está de acordo com algumas parábolas de vigilância que se encontram nos sinóticos, “se por acaso soubesses a que hora viria o ladrão, certamente vigiaria para que sua casa não fosse arrombada; vós também estais preparados, pois o Filho do Homem virá em dias que não cuidais e horas que não conheceis”.

  24. Isto não significa que o Filho do Homem queria pegar alguém de surpresa fazendo o mal, Ele quer ser esperado, ser desejado.

  25. 4: Pessoas que não se comprometeram em nada com o paganismo. O branco é uma constante no Apocalipse e é a veste do vencedor.

  26. 5-6: Esta é uma Igreja mista, tem coisas boas e coisas censuráveis: o sincretismo.

More Related