Governo da paraiba
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 10

GOVERNO DA PARAIBA PowerPoint PPT Presentation


  • 62 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Secretaria de Saúde Gerência Executiva de Vigilância em Saúde Gerência Operacional de Vigilância em Saúde Coordenação Estadual do Programa de Imunizações.

Download Presentation

GOVERNO DA PARAIBA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Governo da paraiba

Secretaria de SaúdeGerência Executiva de Vigilância em SaúdeGerência Operacional de Vigilância em SaúdeCoordenação Estadual do Programa de Imunizações

Secretaria de SaúdeGerência Executiva de Vigilância em Saúde Gerência Operacional de Vigilância em SaúdeCoordenação Estadual do Programa de Imunizações

GOVERNO

DA PARAIBA

Cenário atual dos imunobiológicos

Paraíba – 2014


Governo da paraiba

Considerado que atualmente a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações - CGPNI não tem conseguido atender a demanda de distribuição de alguns imunobiológicos, vacinas e soros com regularidade, neste sentido, a SECRETÁRIA DA SAÚDE conta com a compreensão e colaboração de todos para que sejam otimizados os imunobiológicos citados, até que os estoques na instância federal sejam regularizados.

DOCUMENTOS RECEBIDOS DO DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE / COORDENAÇÃO GERAL DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES

COMUNICADO Nº 59/2014 DATA: 25/02/2014 – DESABASTECIMENTO DA DUPLA ADULTO (dT), BCG, MENINGOCOCICA C, TETRA VIRAL, VACINA TRÍPLICE ACELULAR (DTPa), VACINA TRIPLICE VIRAL, IMONOGLUBULINA HUMANA ANTI-RABICA, SOROS – ANTIRRÁBICO HUMANO, ANTI-TETÂNICO, ANTIBOTRÓPICO, ANTIBOTRÓPICO/CROTÁLICO, ANTICROTÁLICO, ANTIARACNÍDICO E ANTIELAPÍDICO.


Governo da paraiba

  • VACINAS

  • Dupla Adulto (dT): A vacina é produzida pelo Instituto Butantan (IB). Devido a necessidade de readequação do processo de aquisição que se encontra em andamento, houve descumprimento do cronograma de entrega, comprometendo, assim, a manutenção de estoque estratégico. Foi realizada compra emergencial no Fundo Rotatório OPAS com previsão de chegada para setembro. Dessa forma a distribuição se dará de forma gradativa.

  • BCG: o processo de aquisição é realizado por meio de convenio entre o Ministério da Saúde e o laboratório produtor Fundação Ataulpho de Paiva – FAP. Devido a necessidade de readequação do processo de aquisição, houve descumprimento do cronograma de entrega, comprometendo, assim, a manutenção de estoque estratégico.


Governo da paraiba

  • Meningocócica C: No mês de março a CGPNI atendera a demanda mensal de forma fracionada, assim atendendo a rotina dos estados.

  • Tetra Viral: houve um atraso no cronograma do laboratório produtos (Bio-Manguinhos). Esta vacina é produzida por meio de transferência de tecnologia com o laboratório GSK e as importações sofreram atrasos. A retomada das entregas para este produto ocorrera no mês de setembro.

  • Vacina Tríplice Acelular (DTPa): é produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur. Devido a problemas de qualidade na produção, houve descumprimento do cronograma de entrega.

  • Vacina Tríplice Viral: têm ocorrido atrasos e descumprimento no cronograma de entrega pré-estabelecido com o laboratório Bio-Manguinhos devido aos problemas de produção. Por esse motivo, a CGPNI esta atendendo a demanda mensal de forma fracionada no decorrer do mês, assim atendendo a rotina dos estados. Esta Coordenação esta buscando adquirir um quantitativo excedente, por meio do Fundo Rotatório OPAS, visando recompor o estoque estratégico.

  • Imunoglobulina humana antirrábica e antitetânica: Houve atraso nas entregas pelo Fundo Rotatório, devido ao atraso nos trâmites de importações.


Governo da paraiba

SOROS

  • Antirrábico humando, Antitetânico, Antibotrópico (jararaca), Antibotrópico/crotálico (quando não sabe identificar o tipo de cobra), Anticrotálico (cascavel), Antiloxoscélico (aranha-marrom), Antiaracnídico (aranha e escorpião) e Antielapídico (cobra-coral): Em virtude de adequações as normas de Boas Praticas de Fabricação (BPF), para atendimento a legislação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, os laboratórios produtores Fundação Ezequiel Dias (Funed), Instituto Vital Brazil (IVB), Instituto Butantan (IB) e Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI) suspenderam o processo produtivo para reforma nas fabricas, o que ocasionou a interrupção no cronograma de entrega dos soros ao PNI. Os laboratórios ate o momento não sinalizaram a retomada de entregas.


Governo da paraiba

As vacinas apresentadas no calendário nacional de vacinal, de que trata a Portaria Nº 1.498, de 19 de julho de 2013.


Sugest es

Sugestões:

  • Priorizar a vacina dT só para as gestantes, acidentes graves sem comprovação do cartão de vacina;

  • Devido a falta de vacina Tetra Viral utilizar a vacina Tríplice Viral para 1ª dose e reforço;

  • Agendar todas as vacinas de rotina para um turno, evitando-se o desperdício das vacinas;

  • Planejar, organizar e garantir funcionamento efetivo serviço de vacinação;

  • Ouvir a comunidade para definir melhor os horários para o funcionamento do serviço de vacinação;

  • Operacionar como trabalhar a zona rural (sugestão provisória 2 dias na semana);

  • Destacar a necessidade de uso racional dos soros, sobretudo neste momento de disponibilidade limitada. “Trata-se de um medicamento diferenciado, de difícil produção, pois depende também da disponibilidade do veneno, uma matéria-prima nem sempre de fácil obtenção, como é o caso do veneno de aranhas e das cobras corais”;

  • Otimizar o uso das vacinas reduzindo possíveis desperdícios.


Governo da paraiba

OBRIGADO!


  • Login