Revis o de arte 7 ano
Download
1 / 20

Revisão de Arte 7º Ano - PowerPoint PPT Presentation


  • 221 Views
  • Uploaded on

Revisão de Arte 7º Ano.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' Revisão de Arte 7º Ano' - yepa


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
Revis o de arte 7 ano

Revisão de Arte 7º Ano


Os primeiros tempos da arte crist e bizantina

A arte cristã primitiva era retratada em pinturas de catacumbas.Divisão da arte cristã: quando o povo era perseguido pelos romanos e quando o cristianismo tornou-se a religião oficial romana.Símbolos da arte cristã: o crucifixo (morte de Jesus pela salvação da humanidade), a âncora (ideal de salvação), o peixe e o pão (ícones da cristandade).

Os Primeiros Tempos da Arte Cristã e Bizantina


Os primeiros tempos da arte crist e bizantina1

No segundo momento a arte cristã ganha destaque nos sarcófagos de pedra, nos mausoléus, nas basílicas e templos decorados com mosaicos e pinturas.Os mosaicos e as pinturas dos templos utilizavam como temas as histórias do Antigo e do Novo Testamento.Os sarcófagos decorados com relevos eram feitos para os fiéis mais ricos.

Os Primeiros Tempos da Arte Cristã e Bizantina


Os primeiros tempos da arte crist e bizantina2

A arte bizantina foi muito bem representada na arquitetura das igrejas.Características da arquitetura das igrejas bizantinas: base circular, octogonal ou quadrada imensas cúpulas, prédios enormes e espaçosos decorados em ouro, pintura e mosaicos.Exemplo de arte bizantina é a catedral de Santa Sofia, dos arquitetos: Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto.

Os Primeiros Tempos da Arte Cristã e Bizantina


Os primeiros tempos da arte crist e bizantina idade m dia

O arte do mosaico teve seu apogeu na arte das igrejas.bizantinaA igreja foi a instituição mais poderosa da sociedade medieval.Pinturas, esculturas, livros e construções eram influenciadas pelo clero católico.

Os Primeiros Tempos da Arte Cristã e Bizantina

Idade Média


Idade m dia

A arte medieval foi marcada pela religiosidade. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos.As pinturas e os vitrais ensinavam à população mais sobre a religião.Na Idade Média a arte e a cultura eram dominadas pela igreja.

Idade Média


Idade m dia1

“Renascimento carolíngio” foi um período sobre o reinado de Carlos Magno, onde a Europa teve notável desenvolvimento cultural.No reinado de Carlos Magno criou-se o estilo românico, usado principalmente nas construções de igrejas e mosteiros.

Idade Média


Idade m dia2

As construções românicas caracterizam pela utilização de arco pleno, abóbadas de aresta e de berço, pela predominância de linhas horizontais, pela solidez de sua paredes com pequenas janelas, ambientes escuros e sombrios.A escultura românica está inteiramente subordinada à arquitetura e à religião. São esculpidos relevos e estátuas-colunas para ornamentar as paredes nas fachadas das construções

Idade Média


Idade m dia3

Os relevos das esculturas românicas mostram cenas do Antigo Testamento, o juízo final, figuras de animais fantasiosos e demônios.Tanto a escultura como a pintura românica retratavam temas religiosos, a igreja recorria à arte para transmitir os ensinamentos religiosos.A pintura românica era desenvolvida sob a forma de murais, utilizando a técnica do afresco (pintura feita sobre uma parede com reboco ainda fresco).

Idade Média


Idade m dia4

Uma das principais características da pintura românica é a deformação, os artistas interpretavam as figuras de forma desproporcional.As cores da pintura românica eram vivas e planas e os perfis eram bem marcados.

Idade Média


Idade m dia5

As iluminuras eram ilustrações de textos com cores vivas, ornamentadas com ouro e prata. Podendo ser letras iniciais dos textos, folhagens e flores colocadas nas margens de textos, figuras ou cenas.O nome gótico ficou definitivamente relacionado à arquitetura de arcos ogivais.

Idade Média


Idade m dia6

O estilo gótico foi um aprofundamento dos elementos básicos do românico, no que diz respeito a verticalidade. As construções de edifícios foram bem mais altos que os do período românico.O estilo gótico se originou na França.A primeira manifestação gótica foi a reconstrução da abadia de Saint-Denis.

Idade Média


Idade m dia7

Características da arte gótica: fachadas com três portais e uma rosácea central (vitral circular), os arcos ogivais que possibilitou a construção de igrejas mais altas (verticalidade), as abóbadas de nervuras e os pilares ou colunas de sustentação mais leves e com grandes vitrais, que proporcionavam uma iluminação peculiar às igrejas.

Idade Média


Renascimento

A arte renascentista coloca o ser humano como centro do universo (humanismo).Os artistas renascentistas criaram obras magníficas em beleza física tanto do homem como da mulher.A técnica do esfumado (sombreamento de claros e escuros) e a presença da perspectiva proporcionaram à pintura renascentista, maior realismo.

Renascimento


Renascimento1

O artista renascentista tinha a oportunidade de expressar suas idéias e sentimentos sem estar submetido à Igreja ou a outro poder. Eles eram pagos para produzir suas obras tanto pelos compradores como pela igreja.O renascimento floresceu na Itália e difundiu-se por toda Europa.

Renascimento


Renascimento2

Artistas renascentistas de destaques: suas idéias e sentimentos sem estar submetido à Igreja ou a outro poder. Eles eram pagos para produzir suas obras tanto pelos compradores como pela igreja.Masaccio, Fra Angélico, Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, TicianoVecellio, Albrecht Dürer, Hans Holbein, PieterBrueghel e Lucas Cranach.Masaccio– concebeu a pintura com imitação fiel do real. Sua obra mais importante é o afresco a Santíssima Trindade.FraAngélico – frade dominicano, sua obra mais bela é a Anunciação.

Renascimento


Renascimento3

Sandro Botticelli – retratava a antiguidade grega e o cristianismo. Sua característica comum era a leveza dos corpos que pareciam flutuar, expressando assim, suavidade e graça.Leonardo da Vinci – foi o talento mais versátil do Renascimento. Foi desenhista, pintor, escultor, engenheiro, arquiteto. Realizou aprofundamento em diversos setores do conhecimento humano como: anatomia, botânica, mecânica, hidráulica, óptica, arquitetura e astronomia. Sua principal obra foi a Mona Lisa.

Renascimento


Renascimento4

Michelangelo cristianismo. Sua característica comum era a leveza dos corpos que pareciam flutuar, expressando assim, suavidade e graça.Buonarroti – seu principal trabalho como pintor foi o teto da capela Sistina.Rafael Sanzio – planejava detalhadamente suas obras fazendo centenas de desenhos a partir de modelos vivos. Foi nomeado pelo papa Leão X o arquiteto papal.TicianoVecellio – foi o maior pintor da escola veneziana. O rei Carlos V nomeou-o pintor da corte. Produziu obras religiosas, mitológicas e retratos utilizando cores vivas.

Renascimento


Renascimento5

No renascimento os artistas atingiram três grandes realizações: a criação da perspectiva, o conhecimento da anatomia e a representação perfeita do corpo humano.Albrecht Dürer – retratou em suas viagens, aquarelas dos mais variados lugares dos vales alpinos. Foi o primeiro artista alemão a representar fielmente a realidade na pintura.

Renascimento


Renascimento6

Hans realizações: a criação da perspectiva, o conhecimento da anatomia e a representação perfeita do corpo humano.Holbein – ficou famoso por pintar pessoas influentes da época. Um de seus retratos mais famosos é o de Erasmo de Roterdã.PieterBrueghel – foi o maior pintor flamenco do século XVI. Retratou pequenas aldeias que ainda mantinham costumes medievais.Lucas Cranach – suas pinturas retratam cenas bíblicas e mitológicas com paisagens nórdicas ao fundo.

Renascimento


ad