1 / 25

SAF Sistema de Auditoria Fiscal

SAF Sistema de Auditoria Fiscal. Ferramenta de controle, auditoria e gerenciamento de riscos fiscais. SAF. O SAF foi desenvolvido para ser utilizado como ferramenta de analise das informações a serem enviados ao FISCO com relação a arquivos eletrônicos com base no Convênio 57/95 – SINTEGRA.

yaphet
Download Presentation

SAF Sistema de Auditoria Fiscal

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SAFSistema de Auditoria Fiscal Ferramenta de controle, auditoria e gerenciamento de riscos fiscais

  2. SAF O SAF foi desenvolvido para ser utilizado como ferramenta de analise das informações a serem enviados ao FISCO com relação a arquivos eletrônicos com base no Convênio 57/95 – SINTEGRA. O SAF é um Sistema de Auditoria Fiscal. Ele mostra a visão do FISCO com relação as informações a serem enviadas.

  3. O uso do SAF • sempre trará benefício para o contribuinte, seja para correções das informações oferecidas ao fisco, seja para auditagem fiscal de suas operações, o que permite ao contribuinte conhecer antes o que o fisco veria depois.

  4. Os resultados das análises permitem • Identificar inconsistência nas informações prestadas ao fisco. Com as correções das inconsistências é possível realizar completa auditoria fiscal eletrônica; • O resultado poderá apontar situação favorável ao cliente, como por exemplo, direito a crédito por pagamento de imposto além do quantum devido.

  5. Passos para se obter sucesso com uso do SAF 1. O contribuinte realiza suas operações ou prestações mensais; 2. O banco de dados com as informações é convertido em registros fiscais; 3. Os registros fiscais compõem o arquivo digital no padrão Sintegra; 4. O arquivo é recepcionado pelo SAF; 5. O SAF efetua auditoria fiscal eletrônica; 6. Os resultados da auditoria fiscal eletrônica são apresentados ao contribuinte; 7. O contribuinte adota providências diante dos resultados; 8. O arquivo é transmitido ao fisco; 9. O fisco recepciona e analisa as informações recebidas.

  6. CONTRIBUINTE INFORMAÇÕES FISCO 3 1 2 4 9 5 7 6 8 Passos para se obter sucesso com uso do SAF Resultado Contribuinte Análise

  7. Possíveis análises do SAF Análise de escrituração fiscal • É o comparativo entre os valores escriturados no livro Registro de Entradas e no livro Registro de Saídas, além de identificação de divergências e de duplicidade e ausência de lançamentos

  8. A execução de roteiros de auditoria permite • Conhecer as divergências encontradas entre as operações ou prestações realizadas pelo contribuinte e que resultem em descumprimento de obrigação principal ou acessória.

  9. Análise de Notas Fiscais • compreende a identificação de possível omissão de registro de Nota Fiscal de saída; • ausência de registro de Nota Fiscal; • duplicidade de registro de Nota Fiscal; • e ...

  10. ausência de item para registro de Nota Fiscal,

  11. ausência de item de Nota Fiscal,

  12. Divergencia entre o CFOP e/ou Aliquota do item com relação a nota fiscal,

  13. divergência no valor total de Nota Fiscal ou de item e outros valores relacionados a respectiva Nota Fiscal;

  14. divergência de CFOP em relação a operação interna, interestadual, importação ou exportação

  15. Nota Fiscal cancelada;

  16. CUPOM FISCAL • Relaciona todos os cupons fiscais; • Comparação entre os valores das reduções Z e os valores dos itens dos cupons; • Divergencia entre os valores das reduções Z e os valores escriturados.

  17. Conhecimento de transporte • compreende a identificação de documento informado em duplicidade;

  18. Análise de produtos • identifica a variação entre o preço unitário mínimo e máximo, apontando possíveis divergências em relação a quantidade informada para o produto; da mesma forma, o valor de compra e de venda é analisado;

  19. Substituição tributária • indica os valores calculados por total mensal, por tipo mensal, por CFOP, por CFOP e tipo e por CFOP e unidade de destino. Análise de participantes • Consiste em verificação da consistência numérica a partir de regras de validação definidas pelas unidades federadas e pela Secretaria da Receita Federal (SRF);

  20. Benefícios em Utilizar o Saf • minimizar os riscos de fiscalização, reduzindo as possibilidades de notificação ou eventual autuação por conta de erros ou irregularidades nas informações prestadas; • reduzir custos decorrentes de eventuais autuações ou defesas de autuações; • possibilitar significativa economia fiscal com busca ou recuperação de créditos; • orientar sobre aprimoramento dos controles fiscais e contábeis da empresa e recomendar estratégias de mudanças no comportamento fiscal e comercial; • indicar melhorias ou adequações nos sistemas e procedimentos internos para adequá-los aos padrões do Sintegra e para aumentar a produtividade operacional; • reduzir custo operacional: neutralizar retrabalho; otimizar execução e minimizar erros internos de processamento.

  21. Serviços prestados pela Sintegra Consultoria

  22. Serviços prestados pela Sintegra Consultoria

  23. Serviços prestados pela Sintegra Consultoria

  24. www.sintegra.com.br No Rio de Janeiro www.sintegrarj.com.br

More Related