1 / 29

2014 – 13º INTERECLESIAL DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE. CEBs. EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

2014 – 13º INTERECLESIAL DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE. CEBs. EM JUAZEIRO DO NORTE-CE TERRA DAS ROMARIAS,TERRA DO PADRE CICERO ROMÃO BATISTA . O TREM DAS CEBs VAI PASSANDO,POR CADA DIOCESE,POR CADA COMUNIDADE. OBJETIVOS DO 13º INTERECLESIAL 2014

xanto
Download Presentation

2014 – 13º INTERECLESIAL DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE. CEBs. EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 2014 – 13º INTERECLESIAL DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE. CEBs. EM JUAZEIRO DO NORTE-CE TERRA DAS ROMARIAS,TERRA DO PADRE CICERO ROMÃO BATISTA.

  2. O TREM DAS CEBs VAI PASSANDO,POR CADA DIOCESE,POR CADA COMUNIDADE.

  3. OBJETIVOS DO 13º INTERECLESIAL 2014 A Diocese de Crato acolherá as lideranças de CEBs dos quatro cantos do Brasil, América Latina e Caribe, como também de outros continentes. A cidade anfitriã será Juazeiro do Norte que nestes últimos dias,  30 de outubro a 2 de novembro acolheu 500 mil Romeiros advindos de todo o Nordeste brasileiro. Os mesmos participaram  da tradicional Romaria da Esperança (Romaria de Finados).

  4. Juazeiro do Norte tem uma população estimada de 250 mil habitantes, situada no extremo sul do Ceará próximo aos estados da Paraíba, Pernambuco e Piauí. Nesta terra quente por natureza a expressão primária da Igreja do Brasil será visibilizada com momentos de celebração, partilha, reflexão e convivência. Por estar  na base  as lideranças de CEBs são as primeiras a perceberem  a situação social e eclesial do povo brasileiro. INTER: Entre (Interestadual, intermunicipal, internacional) significa relação; ECLESIAL: Igreja, Igreja Católica. O INTERECLESIAL  é o encontro da Igreja de Base do Brasil, Igreja povo de Deus, cada Diocese do Brasil é uma Igreja particular nisto os representantes das comunidades em cada Diocese organizam-se e participam  diretamente como delegados  do evento.

  5. O 13° Intereclesial tem por objetivo fortalecer a experiência Romeira no Campo e na Cidade tendo como tema para essa edição: Justiça e Profecia a Serviço da Vida. O evento está organizado no tripé: SENSIBILIZAÇÃO (2011), APROFUNDAMENTO (2012), VIVÊNCIA (2013), encerrando toda essa liturgia da vida das comunidades no ano celebrativo de 2014 – Ano centenário da Diocese de Crato.

  6. AS ROMARIAS DE JUAZEIRO.

  7. MILHARES DE PESSOAS PASSAM PELO JUAZEIRO TODOS OS DIAS.

  8. MILHARES DE ROSTOS,ROSTOS SOFREDORES,EXCLUIDOS,INJUSTIÇADOS...MAIS ENCONTRAM NO JUAZEIRO ALGO QUE CONFORTA OS SEUS CORAÇÕES.

  9. SANTUARIO DE NOSSA SENHORA DAS DORES. IGREJA BASILICA, OUTRO MOMENTO FORTE NA VIDA DOS ROMEIROS.

  10. GRANDE ROMARIA DE NOSSA SENHORA DAS DORES DIA 15 DE SETEMBRO.

  11. Quem foi  Padre Cícero Romão Batista foi um importante líder religioso brasileiro. Nasceu em 1844 no estado do Ceará. No ano de 1889, Padre Cícero ganhou notoriedade no Nordeste, pois um fato ganhou repercussão nacional. Conta-se que, durante uma missa na igreja de Juazeiro (Ceará), a hóstia consagrada por ele transformou-se em sangue na boca de uma mulher.A população local passou a considerar o padre como um milagreiro. A Igreja Católica, não concordando com os acontecimentos, considerou-o como místico e o proibiu de exercer o sacerdócio. Viajou para Roma onde conseguiu a absolvição do Papa João XIII. Porém, continuou proibido de celebrar os rituais do catolicismo.

  12. Entrou para a política e foi prefeito da cidade de Juazeiro por 15 anos. Morreu no ano de 1934, tornando-se uma das principais figuras religiosas da história do país. Até hoje, o túmulo de Padre Cícero é um dos pontos de peregrinação mais importantes do Brasil. 

  13. É considerado um santo (não reconhecido pela Igreja Católica Romana) por muitas pessoas religiosas, principalmente do Nordeste.

  14. AQUI ESTÁ OS RESTOS MORTAIS DO PADRE CICERO,POR AQUI PASSAM MILHARES DE PESSOAS E TAMBEM TODO OS DIAS 20 DE CADA MÊS ACONTECE UMA MISSA EM MEMORIA DO SANTO PADRINHO DO POVO NORDESTINO.

  15. A SUA ESTATUA EM SUA HOMENAGEM FICA EM UM LUGAR ALTO PROTEGENDO E OLHANDO PARA OS SEUS AFILHADOS, LÁ TAMBEM FICA O SEU MEMORIAL.

  16. As Comunidades Eclesiais de Base (CEB) é um novo jeito de ser igreja que,surge no Concílio Vaticano II (1962-1965) e pela Teologia da Libertação,[carece de fontes] se espalharam principalmente nos anos 1970 e 80 no Brasil e na América Latina. Consistem em comunidades reunidas geralmente em função da proximidade territorial e de carências em comum, compostas principalmente por membros insatisfeitos das classes populares e despossuídos, vinculadas a uma igreja, cujo objetivo é a leitura bíblica em articulação com a vida, com a realidade politica e social em que vivem e com as misérias cotidianas com que se deparam na matriz ordinária de suas vidas. Através do método ver-julgar-agir buscam olhar a realidade em que vivem (VER), julgá-la com os olhos da fé (JULGAR) e encontrar caminhos de ação impulsionados por este mesmo juízo à luz da fé (AGIR). A ação encontra respostas variadas segundo as circunstâncias, transcendendo os limites das igrejas. Estas comunidades impulsionaram a criação de clubes de mães, associações de moradores, inserção no movimento operário e no movimento dos sem terra, e outras iniciativas que fortaleceram o movimento social. Durante a luta contra a ditadura militar, deram uma grande contribuição à redemocratização do Brasil.

  17. As CEBs são comunidades, uma reunião de pessoas que vivem na mesma região e possuem a mesma fé. São eclesiais, porque estão unidas à Igreja. São de base porque são constituídas de pessoas das classes populares. Localizam-se em geral na zona rural e na periferia das cidades. Organizam-se em torno das paróquias ou capelas por iniciativa de leigos, padres ou bispos. As CEBs se constituem de grupos de pessoas (em torno de 20 a 80) que, morando no mesmo bairro ou nos mesmos povoados, se encontram para refletir e transformar a realidade à luz da Palavra de Deus e das motivações religiosas.

  18. A Opção preferencial pelos pobres foi a principal deliberação do CELAM de Medelín, onde a Igreja da América Latina expressou de forma explícita a sua preocupação com relação a grande maioria da população deste continente, que vive em condição de miséria

  19. As CEBs brasileiras, ao longo de sua história, já realizaram 12 encontros intereclesiais, reunindo membros de todo o Brasil

  20. 1º Intereclesial - Vitória (Espírito Santo), 1975. Tema: Uma Igreja que nasce do Povo pelo Espírito de Deus. 2º Intereclesial - Vitória (Espírito Santo), 1976. Tema: Igreja, Povo que caminha. 3º Intereclesial - João Pessoa, (Paraíba), 1978. Tema: Igreja, Povo que se liberta. 4º Intereclesial - Itaici (São Paulo), 1981. Tema: Povo oprimido que se organiza para a Libertação. 5º Intereclesial - Canindé (Ceará),1983.Tema: Igreja, Povo unido, semente de uma nova sociedade. 6º Intereclesial - Trindade (Goiás), 1986. Tema: Cebs, Povo de Deus em busca da terra prometida. 7º Intereclesial - Duque de Caxias (Rio de Janeiro), 1989. Tema: Povo de Deus na América Latina a caminho da Libertação.

  21. 8º Intereclesial - Santa Maria (Rio Grande do Sul), 1992. Tema: Povo de Deus renascendo das culturas oprimidas. 9º Intereclesial - São Luís (Maranhão), 1997. Tema: Cebs, Vida e Esperança nas massas. 10º Intereclesial - Ilhéus (Bahia), 2000. Tema: Cebs, Povo de Deus, 2000 anos de caminhada. 11º Intereclesial - Ipatinga (Minas Gerais), 2005. Tema: CEBs, Espiritualidade Libertadora. 12º Intereclesial - Porto Velho (Rondônia), aconteceu dos dias 21 a 25 de julho de 2009. Tema: CEBs: Ecologia e Missão e Lema: Do ventre da Terra, o grito que vem da Amazônia.[12]

  22. O 13º Intereclesial das CEBs acontecerá nos dias 7 a 11 de janeiro de 2014 em Crato, no estado do Ceará.[13] Esse encontro terá como tema Justiça e Profecia a serviço da Vida e como lema CEBs, Rameiras do Reino no campo e na cidade.[14]

  23. VAMOS JUNTOS/JUNTAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE RUMO AO 13º INTERECLESIAIS.

  24. ORAÇÃO DO 13º INTERECLESIAL DAS CEBs Deus da vida e do amor,Pai de Jesus e Pai nosso,Santíssima Trindade, a melhor comunidade:abençoai as nossas CEBs,rumo ao 13º Intereclesial, que iremos celebrar

  25. no coração alegre e forte do Nordeste,nas terras do Pe. Cícero e do Pe. Ibiapina,do beato Zé Lourençoe da beata Maria de Araújo,e de tantos sofredores e lutadores,profetas e mártires da caminhada,no Brasil, em Nossa América,no Mundo solidário.Ajudai-nos a reacender sempre maisa nossa paixão pelo Reino,no seguimento de Jesus.À luz da Bíblia e na mesa da Eucaristia,na opção pelos pobres,em diálogo ecumênico e ecológico,na defesa dos Direitos Humanos,sobretudo dos Povos Indígenas e Quilombolas.No cuidado da Terra, nossa mãe.Em família e na comunidade eclesial,no trabalho, na política, no movimento popular,crianças, jovens e adultos, mulheres e homens.

  26. Denunciando a economia neoliberaldos grandes projetos depredadores,da seca, da cerca, do consumismo e da exclusão.Mãe das Dores e das Alegrias,ensinai-nos a sermos CEBs romeiras do Reino,no campo e na cidade,fermento de justiça, de profecia e de esperança pascal.Proclamando a Boa Nova do Evangelhosobretudo com a própria vida, que é“o melhor presente que Deus nos deu”.Amém , axé, auerê, aleluia!

  27. GRANDE ROMARIA DOS MARTIRES EM JUAZEIRO DO NORTE-CE,COM ESTE ESPIRITO DE ROMEIROS DO CAMPO E DA CIDADE, VAMOS CAMINHANDO E FAZENDO ESTE JEITO DE SER IGREJA NA BASE.

More Related