1 / 15

Cores: estímulo visual no PDV

Cores: estímulo visual no PDV. Fonte: Adaptação – Livro Cores no varejo, as emoções com determinadas cores e iluminação, Gilberto Strunck & Cores e Sensações no Varejo, Flávio Radamarker. Estratégia Visual no PDV.

wauna
Download Presentation

Cores: estímulo visual no PDV

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cores: estímulo visual no PDV Fonte: Adaptação – Livro Cores no varejo, as emoções com determinadas cores e iluminação, Gilberto Strunck & Cores e Sensações no Varejo, Flávio Radamarker.

  2. Estratégia Visual no PDV A percepção sensorial no ponto de venda é de grande importância. A organização dos produtos e o desing do layout não são as únicas estratégias de venda. Passam pelos olhos dos clientes o ambiente de consumo oferecido pelas lojas que vai muito além disso. A partir disso, tem se notado cada vez mais estratégias sensoriais no PDV. Diversos estudos têm se desenvolvido com o objetivo de estimular as vendas a partir do estimulo sensorial de seus consumidores. Busca-se explorar de forma mais eficiente possível os sentidos com o olfato, paladar, tato e visão. Uma das estratégias é influenciar o consumidor pela percepção visual no ponto de venda. Uma tática pertinente passa pela organização e apresentação das cores do PDV e dos produtos à venda. As cores estimulam sensações e são capazes de influenciarem o comportamento de consumo. De acordo com a apresentação de uma fonte de luz ou de objetos coloridos cada um interpreta essa informação visual de forma a ser atraente ou não. Portanto, é imprescindível determinar o público-alvo a fim de melhor trabalhar seu estilo, e com isso tornar o negócio mais rentável.

  3. Fatores de atração do consumidor: • 85% dos compradores colocam a cor como o primeiro fator de atração para a escolha de um produto. • 80% reconhecem inicialmente pela cor os produtos que já compraram. • 93% dos compradores fazem suas escolhas baseados na aparência visual dos produtos. • Fonte: Color Marketing Group

  4. Cores e tons: • Corres claras: agradam a maioria das pessoas, ampliam visualmente o espaço. Deve evitar ambientes excessivamente claros, porque podem tornar fria a percepção do ambiente. • Cores escuras: remetem sensações quentes (bebidas, romance e força) e tornam mais acolhedoras lojas de ambiente muito grande. • Tom pastel: tem a capacidade de trazer calma ao ambiente. Não deve ser usado em varejo popular. • Tom forte: devem ser usadas apenas em detalhes.

  5. Combinação de cores e seu efeito: • -Laranja, preto e azul-real: atraem mais compradores impulsivos. Indicada para outlets; • Verde-água e azul escuro: para compradores que têm um limite para comprar. Indicada para grandes lojas de departamento; • -Rosa e azul-claro: preferida pelos consumidores mais tradicionais. Indicada para lojas de roupas.

  6. As cores e sua capacidade intrínseca de se comunicar com o consumidor: VERDE: transpassa saudabilidade, relaxamento . Simboliza produtos naturais, ecológicos e sustentável. Exemplo:

  7. As cores e sua capacidade intrínseca de se comunicar com o consumidor: PRETO: transpassa poder e força. Simboliza produtos de luxo. Exemplo:

  8. As cores e sua capacidade intrínseca de se comunicar com o consumidor: LARANJA: transpassa energia. Estimula as pessoas a agir. Exemplo:

  9. As cores e sua capacidade intrínseca de se comunicar com o consumidor: VERMELHO: transpassa atenção, perigo e urgência. Cor utilizada para destaque de liquidação e restaurantes fast-foods. Exemplo:

  10. As cores e sua capacidade intrínseca de se comunicar com o consumidor: AMARELO: transpassa otimismo e juventude. Cor utilizada nas vitrines para chamar atenção.

  11. As cores e sua capacidade intrínseca de se comunicar com o consumidor: AZUL: transpassa calma, credibilidade e segurança. Cor utilizada em instituições financeiras e seguradoras. Exemplo:

  12. As cores e sua capacidade intrínseca de se comunicar com as pessoas: ROSA: transpassa feminilidade e romantismo. Cor utilizada em produtos femininos Exemplo:

  13. Aspecto psicológicos influenciados pelas cores: Branco: Pureza, higiene, frescor, calma. A combinação com as demais cores denota harmonia. A predominância desta cor em um ambiente aumenta a luminosidade. Preto: Distinção, sofisticação, curiosidade, luxo, mistério e superioridade. Cor ligada também à morte na cultura ocidental. Cinza: Sabedoria, neutralidade. Em uma concepção contemporânea remete também a aspectos urbanos e modernos pela sua ligação com o concreto e o cimento. Vermelho: Ação, dinamismo, vibração e emoção. Muito utilizada para estimular o consumo relacionado ao apetite. Amarelo: Credibilidade, alegria, divertimento. Estimula a criatividade e interação pessoal. Laranja: Mudança, expansão, energia, dinamismo, criatividade. Assim como o vermelho, também estimula o consumo, principalmente ligado ao apetite.

  14. Aspecto psicológicos influenciados pelas cores: Rosa: Feminilidade, inocência, sonho e pureza. Verde: Natureza, harmonia, concentração, frescor e estabilidade. Remete à ideia de equilíbrio e confiabilidade. Marrom: Confere aspecto conservador a um ambiente. Azul: Produtividade, sucesso, relaxamento, paz. Em tons escuros está relacionado a aspectos similares ao Preto.

More Related