1 / 19

Local: Manaus Data: 17/11/2008

Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável. Temática : A biogeoquímica das interações entre terra e água: integrando pequenos reservatórios a grande bacia. .

waite
Download Presentation

Local: Manaus Data: 17/11/2008

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Temática: A biogeoquímica das interações entre terra e água: integrando pequenos reservatórios a grande bacia.  Modelagem da Hidrodinâmica e Dispersão de Plumas de Constituintes Químicos na Água em Rios sob Influência de Marés: Zona Estuarina Urbana de Macapá e Santana - AP Dr. Alan Cavalcanti da Cunha, Grad. Luis Aramis dos Reis Pinheiro, Dra. Anamaria Sousa Duarte, Msc. Daimio Chaves Brito, Dra. Helenilza Albuquerque da Cunha Local: Manaus Data: 17/11/2008

  2. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Introdução A dispersão de poluentes na água em zonas estuarinas, próximas de áreas urbanas, é um dos problemas que normalmente influenciam os impactos diretos causados por poluentes à saúde pública e aos ecossistemas aquáticos em geral (CUNHA et. al., 2006; CUNHA et. al., 2007; PINHEIRO e CUNHA, 2008). Na Amazônia e, principalmente no Estado do Amapá, essa temática é ainda pouco estudada, mas é determinante nos processos biogeoquímicos e qualidade da água, como a degradação da matéria orgânica (PINHEIRO et. al., 2008). Figura 1: Orla de Macapá e estação das docas de Santana próxima da área estuda.

  3. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Objetivo • Modelar numericamente o escoamento natural transiente em rios estuarinos sob condições de impactos ambientais próximos de áreas urbanas - Estado do Amapá. • Simular a hidrodinâmica do escoamento e a dispersão de plumas de poluentes em rios estuarinos sob influência de marés semi-diurnas ao longo da orla urbana de Macapá e Santana. • Elaborar cenários hipotéticos que tratem dos fenômenos governantes da dispersão e autodepuração de poluentes em rios e possíveis ações de monitoramento de poluentes na água, no caso monitorar o posto decapitação da CAESA e a região portuária de Santana.

  4. c e b d a Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Materiais e MétodosÁrea de Estudo • A zona estuarina estudada compreende a região costeira de Macapá e Santana . Essa área compreende a parte mais urbanizada do litoral do estado do Amapá indo do Canal do Jandiá até a fronteira do rio vila nova. Figura 2: a) rio Vila Nova; b) rio Matapi; c) Igarapé do Jandiá; d) posto de captação da CAESA; e) Fortaleza de São José de Macapá FONTE: Google Maps (2008). Área = 254.603.000 m²

  5. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Materiais e Métodos: Fluxograma Figura 3: Etapas metodológicas de modelagem. Pinheiro e Cunha (2008).

  6. Rio Amazonas Fortaleza de São José de Macapá Posto de Captação Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Materiais e Métodos: desenvolvimento da geometria Figura-4: (a)Ambiente gráfico do Techdig ; (b) curva gerada a partir dos dados do Techdig; (c) - sólido gerado no Solidworks (mm) e (d) destaque na região que compreende ao posto de captação de água da CAESA.

  7. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Materiais e Métodos: Geometria de Orla de Macapá e Santana Figura 5: Domínio 3D da zona estuarina de Macapá e Santana. Pinheiro e Cunha (2008).

  8. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Materiais e Métodos: CFX 11.0 • O cfx 11.0 funciana na seguinte ordem: • Geração da Malha- cfx-meshing • Cfx - pré • Cfx - solver • Cfx – post Figura 6: Ambiente Grafico CFX 11.0.Fonte: Pinheiro e Cunha (2008).

  9. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Materiais e Métodos: CFX-meshing • Características da Malha: • Numero de nodos: 211.364 • Numero de Tetraedros: 791.708 • Numero de Pirâmides: 0 • Numero de Prismas: 0 Figura-7: Ambiente gráfico CFX-meshing, modulo que gera a malha computacional para dar inicio ao pré-processamento.

  10. 5 3 4 1 3 6 7 2 1 2 7 8 6 5 10 9 4 Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Materiais e Métodos Pré-processamento: cfx-pré • Intervalo de Tempo: 13 h • Passos de tempo: 3 min • Resultados Transientes: 30 min 1- Orla de Macapá e Santana (região compreendida entre o bairro do Perpetuo Socorro e foz do rio Vila nova), abrange uma área de 254.603.000 m²(região tipo wall, sem deslizamento); 2-Rio amazonas(a região que representa o fundo do rio é do tipo wall sem deslizamento e a parte de cima é do tipo wall com deslizamento livre); 3-Sentido Norte do Rio (região de entrada e saída de fluxo, região do tipo opening); 4-Sentido Sul do Rio (região de entarada e saída de fluxo, região do tipo opening); 5- Ilhas do arquipélago do Marajó (região de tipo wall, sem delizamento); 6- Secção de simétrica do rio(região tipo symmetry); 7-Ponto de controle localizado no posto de capitação de água da Cidade; 8-Rios Matapi, a cima, e vila nova em baixo são regiões de entrada e saída de fluxo (tipo opening). 9- ponto de emissão de poluente; 10 – Ilha de Santana(wall sem deslizamento) Figura 8: Ambiente gráfico do CFX – Pré - os pontos vermelhos são fontes de emissão de poluentes .

  11. Erro = 0.0001 a b Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Materiais e Métodos Processamento: cfx-solver • Equações de Navier – stokes • Modelo SST (Híbrido do k-Epson e k-ômega) • Métodos Numéricos Figura-9: Ambiente gráfico CFX - Solver, gráfico de convergência de erros, estes para uma boa simulação devem convergir a baixo de 10 e-04.

  12. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Resultados: Pós-processamento (cfx-post) Figura-10: Campos de velocidade e dispersão de poluentes no escoamento natural – Orla de Macapá e Santana. Representação de uma ciclo de maré semi-diurna.

  13. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Resultados : Monitoramento em um Ponto de Controle Na Figura 11: distribuição da concentração dos poluentes no posto de captação da CAESA, ao longo de uma maré semidiurna de 13 h. Observou-se que o pico de concentração de poluente variou entre os intervalos de tempo de t = 6h à t = 12h após o início da maré vazante (t =0). Isto significa que durante 6h o posto de captação pode bombear para a ETA uma quantidade de água com mais alta concentração de poluentes. Figura 11: Distribuição de concentração de poluente no posto da CAESA (Δt = 13 h). As máximas concentrações são observadas entre 118 e 238 passos de tempos, um intervalo de 6 horas.

  14. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Tabela2: Intervalo de maior concentração de poluentes Posto de Captação de Água Figura-12: Momento de ocorrência do pico de concentração de poluente simulada no ponto de controle, no passo de tempo t = 681 min, ou 11, 35 h, nota-se pelo campo vetorial que a maré está enchendo.

  15. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Resultados: região de Santana Região do porto de Santana Figura-13:Outra região monitorada foi a desembocadura do rio Matapi, devido a grande atividade econômica nesta região.

  16. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Conclusões • As plumas poluentes alcançam, em média durante o ciclo de maré, uma distancia de aproximadamente 800 m a frente da margem da cidade de Macapá, sendo que o posto de capitação está a 500 m. • As plumas oriundas de Santana se dispersam ao longo da margem da zona estuarina, e retornam com o refluxo da maré, visto que as margens que sofrem impacto são regiões de grande atividade humana, como a praia da fazendinha e o igarapé da Fortaleza. Estas plumas tendem a permanecer região entre a ilha de Santana e o litoral da cidade de Santana. Logo nota-se a influência que a ilha de Santana tem na hidrodinâmica do rio nesta região. • A partir de dados de qualidade da água, que serão coletados no posto de capitação da CAESA, poderá ser feita uma comparação do cenário criado pelo modelo com o cenário real. • Com o modelo devidamente calibrado, podemos modelar diversos cenários, seja a poluição pelos esgotos lançados no rio, a eventos extremos de derrames de combustíveis nesta região, e assim auxiliar a gestão pública com relação à melhoria da disposição destes resíduos e esgotamentos sanitários não tratados.

  17. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Referências • Cunha, A. C, et. al. “Estudo numérico do escoamento superficial na foz do Rio Matapi – costa interna estuarine do Amapá”. In: Proceedings of the 11th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering – ENCIT, paper CIT-0977. Braz. Soc. of Mechanical Sciences and Engineering -- ABCM, Curitiba, Brazil, Dec. 5-8, 2006. • Cunha, A. C, et. al. “Estudo experimental e numérico da dispersão de poluentes sob efeito de marés na foz do rio matapi - distrito industrial de santana – ap” In: Funcionamento de Ecossistemas Costeiros . Ecolab. 2007. • Cunha, A. C, Cunha, H. F. A. e Siqueira, E. Q. Diffuse Pollution Survey in Rivers of Southeast of Amapá State – Brazil. In: 5th International Conference on Diffuse/Nonpoint Pollution and Watershed. Management, Milwaukee, Wisconsin, Proceedings, EUA, June, 10-15. CD-ROM. 2001a. • Faculdade de Tecnologia da Unb (FT). Treinamento Utilização dos softwares: tecdig, solidworks, Ansys workbench e CFX 11.0, LEA-UNB, Brasília - DF. Julho de 2008. • Pinheiro, L. A. R. e Cunha, A. C. “Desenvolvimento de Modelos Numéricos Aplicados à Dispersão de Poluentes na Água sob Influência de Marés Próximas de Macapá e Santana-AP ”. Relatório de Iniciação Científica, SETEC, Macapá – AP.2008. • Pinheiro. L. A. R. et. al. “Simulação Computacional Aplicada à Dispersão de Poluentes e Analises de Riscos à Captação de Água na Orla de Macapá-AP”. Pesquisa & Iniciação Científica Amapá, Macapá, v.1, n. 4, p. 58-61, 2º semestre. 2008.

  18. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Resultados: Vídeo do Escoamento em Um Ciclo de Maré Semi-diurna.

  19. Conferência Científica Internacional LBA/GEOMA/PPBio: Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável Agradecimentos Projeto REMETAP Projeto UNIVERSAL Projeto REMAM UNIFAP/PPGBIO SETEC LEA-UNB AMIGOS DO NHMET Especialmente a Carla

More Related