Coes o textual
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 16

COESÃO TEXTUAL PowerPoint PPT Presentation


  • 54 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

COESÃO TEXTUAL. Observe:. As matas nativas desempenham importante papel no ecossistema. Isso pode ser comprovado pelos inúmeros benefícios que elas trazem para o meio ambiente.

Download Presentation

COESÃO TEXTUAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Coes o textual

COESÃO TEXTUAL


Observe

Observe:

As matas nativas desempenham importante papel no ecossistema. Isso pode ser comprovado pelos inúmeros benefícios que elas trazem para o meio ambiente.

O primeiro deles é que tais matas diminuem o escoamento superficial e aumentam a infiltração da água no solo; o segundo é que a presença dessas matas, principalmente nas encostas íngrimes e topos de morros, impede o livre desaguamento e, com isso, atenua a erosão; o terceiro é que abrigam no seu interior muitas espécies de animais e plantas de menor tamanho, garantindo a preservação da biodiversidade.


Percurso do racioc nio

Percurso do raciocínio:

  • Afirmação da importância das matas nativas para o ecossistema.

  • Exploração dos benefícios trazidos por elas, como argumento em favor de sua importância.

  • Enumeração de três desses benefícios.


Agora observe novamente

Agora, observe novamente:

  • Ou melhor, está querendo voltar à sociedade selvagem.

  • Olha, com você está tudo bom. O negócio é o seu companheiro. É esse cabeludo.

  • Se você educar as pessoas, elas têm muito mais o que fazer do que passar na cama o dia inteiro.

  • O que é isso?


Texto

TEXTO

= tecido

= um todo formado do entrelaçamento de várias partes.

O sentido de uma frase solta não corresponde necessariamente ao que ela assume no texto.

A interferência do contexto é decisiva para definir sentidos.


Exemplo

Exemplo:

O motorista atropelou doze pessoas num ponto de ônibus da avenida da praia.

1. Um motorista de ônibus, sem autorização para circular na cidade, recusou-se a parar ao ser abordado por fiscais de trânsito. Perseguido, fugiu em velocidade descontrolada, para não ser autuado em flagrante. Ao tentar desviar de uma moto, o motorista atropelou dozepessoas num ponto de ônibus da avenida da praia. Além de outras irregularidades, ele estava embriagado.


Coes o textual

2.Um motorista de ônibus vinha pela avenida da praia, a sessenta quilômetros por hora, quando inesperadamente perdeu o controle do veículo. Segundo testemunhas, após percorrer desgovernado uns trinta metros, o motorista atropelou doze pessoas num pontode ônibus da avenida da praia. Segundo o depoimento de passageiros, o motorista deve ter tido um enfarte fulminante, pois subitamente caiu debruçado sobre o volante.


Marcadores de coes o textual

Marcadores de coesão textual:

  • Elementos responsáveis pela correlação entre as diferentes partes do texto.

    São eles:

  • Anafóricos

  • Catafóricos

  • Elipse

  • Expansão lexical

  • Conectores


Anaf ricos

Anafóricos:

No Brasil, ainda hoje as mulheres são menos favorecidas que os homens: estes ainda são mais bem remunerados que aquelas em cargos equivalentes.

Você acha que eu bati o carro porque euestava distraído: eu acho o mesmo de você.


Cataf ricos

Catafóricos:

Dentre os recados que eu anotei da secretária eletrônica, este era para você: o pessoal vai se encontrar no portão central do colégio amanhã, dia 15, às 10h30.


Elipse

Elipse:

Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra.

Os infelizes (procuravam)


Expans o lexical

Expansão lexical:

Aproximou-se de nós, um homem loiro, forte, de olhos azuis, falando com um sotaque carregado e inconfundível. O alemão pediu pousada, alegando cansaço, decorrente de longas horas a pé em busca de socorro: seu jipe ficara atolado num lamaçal. Um missionário do povoado apressou-se em acolher aquele personagem de filme de aventura. No dia seguinte, o forasteiro, antes de todos, levantou-se e pôs-se a caminho sem deixar vestígio.


Coes o por conectores

Coesão por conectores

Conectores (conectivos): elementos que, ao longo do texto, têm a função de estabelecer conexões entre palavras, grupos de palavras ou unidades maiores.

São também chamados de relatores ou marcadores de relação.


Coes o

Coesão

A maioria da população das megalópoles aspira à volta para a vida mais pacata de centros menores, mas esbarra na falta de emprego.


Coes o e orienta o argumentativa

Coesão e orientação argumentativa

  • Orientação argumentativa: estratégias adotadas pelo enunciador para induzir o interlocutor a interpretar os fatos exatamente do modo como ele deseja.


  • Login