1 / 32

Revisão e discussão sobre o exercício

Revisão e discussão sobre o exercício. FREITAS, J.A. (2005). Seqüência das reações: O alto pH na pasta de cimento promove a hidrólise da sílica : Si-O-Si + H OH Si -OH + Si-OH Si -OH reage com a pasta formando Si-O-

vian
Download Presentation

Revisão e discussão sobre o exercício

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Revisão e discussãosobre o exercício FREITAS, J.A. (2005) Seqüência das reações: O alto pH na pasta de cimentopromove a hidrólise da sílica: Si-O-Si + H OH Si-OH + Si-OH Si-OH reage com a pasta formando Si-O- Si-O-, absorveNa,K e Caparaformar gel.

  2. Revisão e discussãosobre o exercício FREITAS, J.A. (2005)

  3. Revisão e discussãosobre o exercício FREITAS, J.A. (2005)

  4. Revisão e discussãosobre o exercício ISAIA, G.C. (1989) citadopor FREITAS, J.A. (2005)

  5. Ensaiosparaprevençãoda RAA (ReaçãoÁlcali-Agregado) Análisepetrográfica; Métodoacelerado de barras de argamassa – avaliação 28 dias; Método de prismas de concreto – avaliação um ano.

  6. Revisão – Ensaio de barras de argamassa FREITAS, J.A. (2005)

  7. Revisão – Método do prisma de concreto FREITAS, J.A. (2005)

  8. Carbonatação Prof. DeyseMacêdo

  9. Definição A carbonatação, fenômeno em que o pH de materiais cimentícios é reduzido, ocorre pela reação físico-química entre os compostos hidratados do cimento e o CO2 da atmosfera. O avanço da frente de carbonatação depende: facilidade que o CO2 encontra para difundir-se no interior do concreto; às condições ambientais e às propriedades do concreto.

  10. Como ocorre o mecanismo de carbonatação? Hidrólise da pasta solubilizaemprimeirolugar o hidróxido de cálcio Ca.(OH)2queporlixiviação é transportadopelaágua até a superfície do concretoondeestecarbonatadevidoaocontato com o CO2 do ar, gerandoeflorescênciasesbranquiçadas: Ca.(OH)2 + CO2→ Ca.CO3 + H2O Quando o pH estáentre 8,5 e 9,0 com excesso de CO2, acontece a formação do bicarbonato de cálcioque é 145 vezesmaissolúvelnaágua: Ca.CO3 + H2O + CO2→ Ca.(H.CO3)2

  11. Processo Com o tempo, a alta alcalinidade nas superfícies expostas das estruturas de concreto pode ser reduzida, o que ocorre principalmente pela ação de gases ácidos, como CO2, o SO2 e o H2S,encontrados na atmosfera. É um processo: Lento!!!

  12. Ação da carbonatação Por reatividade Por difusividade

  13. Esforços que levam ao destacamento do concreto devido ao processo de corrosãoFonte: cascudo, 1997

  14. Indicação de pH

  15. Nível de carbonatação

  16. Processo de despassivação

  17. Estado da arte da pesquisa de carbonatação acelerada no brasil –fonte: pauletti, possan & dalmolin, 2007

  18. Influência do formato da estrutura

  19. Câmara de medida acelerada da carbonatação Fonte: SÁ, 2008

  20. Fatores que influenciam no processo de carbonatação forma das amostras; umidade relativa; temperatura; relação água/aglomerante; tipo de cimento; não utilização de adições; tipo e tempo de cura; sazonamento; tempo de exposição; concentração de CO2

  21. Medidas preventivas Etapa de projeto: 1) Avaliar os agentes agressivos presentes no ambiente da obra; 2) Avaliar as condições higrotérmicas do local de implantação da obra; 3) Especificar maiores recobrimentos ou concretos menos porosos em áreas molhadas, semi-enterradas, coberturas e exteriores, etc;

  22. Medidas preventivas Etapa de recepção de materiais: 1) Determinar teor de agentes agressivos em aditivos, agregados, e água de amassamento; 2) Rejeitar barras de aço corroídas; 3) Utilizar espaçadores de argamassa ou de plástico.

  23. Medidas preventivas Etapa de execução: 1) Evitar concretos com relação água/cimento superior a 0,55; 2) Proteger barras de aço da ação de agentes agressivos e arranques e esperas; 3) Empregar agregados com DMC da mesma ordem da espessura do recobrimento; 4) Adequada vibração buscando evitar formação de nichos de concretagem; 5) Curar adequadamente as estruturas de concreto – mínimo 07 dias.

  24. Estudo de caso Consideremos um pilar da garagem de um edifício comercial, localizado na região central, de Goiânia. Observou-se presença de fissuração generalizada, com desplacamento do revestimento e mancha esbranquiçada próximo as fissuras e cobrimento de 1,5cm. Buscando solucionar o problema indique: Ensaios para diagnosticar o problema? Medidas corretivas? Medidas preventivas?

  25. Estudo de caso Fonte: CARMONA, 2005

  26. Estudo de caso Amostraretirada do pilarparaensaio Frente carbonatada = 2,2cm

  27. Eflorescências

  28. Como ocorre??? Quimicamente a eflorescência e constituída principalmente de sais de metais alcalinos (sódio e potássio) e alcalino-ferrosos (cálcio e magnésio, solúveis ou parcialmente solúveis em agua). Pela ação da agua de chuva ou do solo estes sais são dissolvidos e migram para a superfície e a evaporação da agua resulta na formação de depósitos salinos. Fonte: Granato

  29. Cuidados Como regrageral, a remoção dos sais solúveis da face de umaalvenaria é umaoperaçãorelativamente simples. Conformeafirmado, a maioria dos sais eflorescentessãohidrossolúveis e muitos deles irãodesaparecerporsipróprios com a normal exposiçãoao tempo. Nãoé geralmenteaconselhávellavar-se a eflorescência da alvenariaexceptoem tempo quente e seco, jáqueemconsequência da elevadadisponibilidade de umidadeirãosertransportadosmais sais para a superfície. Muitos sais eflorescentespodemserremovidosporescovagem a seco.

  30. Lixiviação Remoção de sais solúveispelapassagem de fluídopeloconcreto Característicade manchasesbranquiçadasnasuperfície Produzaumento da porosidade e redução do pH

  31. Estalagmites e estalactites

More Related