1 / 47

Nenhuma pregação, estudo bíblico e testemunho deveriam ser concluídos sem um apelo.

“Não despedirá a congregação sem apresentar-lhe a Jesus Cristo, único refúgio do pecador, fazendo veementes apelos que cheguem ao coração dos ouvintes.” E.v. 280. Nenhuma pregação, estudo bíblico e testemunho deveriam ser concluídos sem um apelo. Ex. Moody

vevina
Download Presentation

Nenhuma pregação, estudo bíblico e testemunho deveriam ser concluídos sem um apelo.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Não despedirá a congregação sem apresentar-lhe a Jesus Cristo, único refúgio do pecador, fazendo veementes apelos que cheguem ao coração dos ouvintes.” E.v. 280 Nenhuma pregação, estudo bíblico e testemunho deveriam ser concluídos sem um apelo.

  2. Ex. Moody “Foi o maior erro que cometi em todo meu ministério.” “...Levai as pessoas a pensar que há vida ou morte nestes assuntos solenes.” Ev. 284

  3. “A mais elevada de todas as ciências é a de salvar almas.” CBV, p. 398. • “Uma alma tem mais valor para o céu do que um mundo inteiro de propriedades, casas, terras, dinheiro.” Testimony Treasures, vol. II, p. 375.

  4. “Muitos estão no vale da decisão, em que se tornam necessários apelos especiais, íntimos, e diretos para levá-los a deporem as suas armas de combate e ocuparem um lugar junto ao Senhor.” Testimonies, I, 646.

  5. O Exemplo de Jesus Ele conquistava os corações pela amizade e pelo ensino da verdade. Ele se identificava com as pessoas e elas confiavam nEle.

  6. A Decisão passa por 4 Etapas Informação Convicção Desejo Ação

  7. Informação Os interessados não tomarão decisões corretas, a menos que tenham toda a informação sobre o assunto estudado. Assim, compreenderão o que significa a decisão que pedimos.

  8. Convicção Quando a pessoa tem a informação completa sobre a doutrina, sua consciência lhe diz: “Creio que isto é o que Deus quer que eu faça.” Podemos aumentar a convicção no interessado ao perguntar-lhe: “Você percebe que esta é a vontade de Deus?”

  9. Desejo Quando o interessado tem a certeza de que a doutrina vem de Deus, será despertado nele um desejo de mudar de vida.

  10. Ação Quando o conhecimento adquirido pela informação, a convicção e o desejo do interessado aumentam, ele avança com a ação. Então, decide estar ao lado de Cristo e aceita o batismo.

  11. Os Agentes Presentes na Decisão 1. O Instrutor Ensina toda a doutrina, apela e conduz as pessoas à decisão. Com convicção e sinceridade. Mostra as vantagens e recompensas de seguir a Jesus. Mostrar a urgência da decisão. Dá o seu Testemunho Pessoal. Ora pela decisão do Interessado. “O instrutor humano não pode fazer a obra do Espírito Santo; nós somos apenas os condutos mediante os quais trabalha o Senhor”. Evangelismo, 331.

  12. Os Agentes Presentes na Decisão 2. O Espírito Santo Convence a mente do interessado para aceitar o ensino. Ele impressiona e converte o coração. “Sem a presença do Espírito Santo, nem um coração será tocado, nem um pecador será conquistado para Cristo.” TS, Vol. III, 212.

  13. Os Agentes Presentes na Decisão 3. O Interessado • Ele decide se aceita ou não a voz do Espírito Santo. • A confiança e amizade que o interessado tem com o instrutor e o uso de métodos corretos aumentarão a possibilidade de tomar uma decisão positiva.

  14. Passos para a Decisão • 1. Levar a pessoa a aceitar a Cristo como Seu Salvador pessoal. • Posteriormente, aceitará todas as doutrinas, porque Cristo é o centro de todas elas. “Se os que hoje estão ensinando a Palavra de Deus, exaltassem a cruz de Cristo mais e mais, haveria muito maior sucesso em seu ministério.” AA, 209.

  15. 2. Ensinar toda a Doutrina Não passar por alto as verdades bíblicas de aceitação mais difícil.

  16. 3. Fazer Apelos • O segredo para levar a pessoa a decidir-se por Cristo e pelo batismo é ajudá-la a tomar decisões progressivas, fazendo um apelo em cada estudo. • Assim o apelo para o batismo não será uma surpresa para ela.

  17. “Leve as pessoas ao ponto de decisão. Mostre-lhes a importância da verdade – é vida ou morte.” Testimonies for the Church, vol. 1, pág. 152.

  18. Como Fazer Apelos • O convite, para o batismo, de preferência, deve ser feito na casa do interessado, pessoalmente e com oração. • Perguntar se a pessoa compreendeu totalmente a doutrina apresentada, e se houver dúvidas, esclarecê-las. • Apelar ao coração, fazendo as seguintes perguntas: • Você compreendeu totalmente o assunto? • Crê que esse é o plano de Deus para sua vida? • Confia no poder de Deus Para ajudá-la a colocar em prática?

  19. No caso de responder “SIM”, orar com ele agradecendo a Deus, pedindo que o ajude a permanecer firme em sua decisão.

  20. Como fazer o apelo para o Batismo Teremos nas próximas semanas dois batismos; um será em 30 de junho e o outro no dia 07/07/07 Em qual dos dois prefere batizar-se, seguindo o exemplo do Salvador?

  21. Ajudar na decisão tomada • A maioria dos interessados quando decidem por Cristo, enfrentam situações difíceis tais como: • Oposição dos parentes. • Abandono dos amigos que não partilham de sua nova fé. • Problemas com o emprego por causa do sábado. • Dificuldade de assimilar o novo estilo de vida.

  22. Maneira de ajudá-los Apresentar as promessas de Deus • As Sagradas Escrituras estão repletas de preciosas promessas em favor dos que obedecem Sua lei em meio às provas. • (Sal. 34:7; 91:11 e 12). • As provas fazem parte da vida cristã. • ( I Ped. 4:12-16; Mat. 5:10-12). • “O justo viverá pela fé”. (Heb. 11:1).

  23. Apoiar o interessado em suas dificuldades • Continuar visitando-o. • Orar com ele. • Ajudá-lo a fazer novas amizades na igreja. • Ajudá-lo a desenvolver um novo estilo de vida. • Ajudá-lo nas atividades que são novas para ele, como: • Culto de pôr-do-sol, culto familiar, estudo da lição da Escola Sabatina, Pequenos Grupos.

  24. Que fazer quando as pessoas terminam os estudos e não se decidem? • Tratar de descobrir o que lhe impede de entregar-se totalmente a Cristo. • Perguntar: Pretende algum dia seguir a Jesus e estar ao lado da verdade?... • Não abandonar a pessoa, mas ajudá-la a resolver os problemas e depois fazer-lhe um novo apelo.

  25. “A Conversão de almas para Deus é a maior e a mais nobre obra em que seres humanos possam tomar parte.” Testimonies vol. 7, p. 52.

  26. Use a linguagem SANGUINEO “Cristo virá com poder e glória e o céu será um lugar para encontrar amigos, conversar com eles…” FLEUMÁTICO “O céu será um lugar de paz tranqüilo e teremos tempo para tudo.”

  27. MELANCÓLICO “O céu será um lugar perfeito, sem pecado, com árvores e rios.” COLÉRICO “O céu é algo para conquistarmos. Temos que tomar a decisão hoje.”

  28. Veementes apelos Veementes e fervorosos apelos devem ser feitos ao pecador para que se arrependa e converta. Review and Herald, 22 de fevereiro de 1887. 

  29. Almas Indecisas em Cada Reunião     Existem em toda congregação almas hesitantes, quase persuadidas a se dedicarem inteiramente a Deus. A decisão está sendo feita para o presente e para a eternidade; mas muito freqüentemente acontece que o pastor não possui no próprio coração o espírito e o poder da mensagem da verdade, pelo que não faz apelos diretos às almas que tremem na balança.

  30. Último sermão     Alguns Escutam o seu Último Sermão     Talvez alguns estejam escutando o último sermão que lhes é dado ouvir, e outros não terão nunca mais a oportunidade de ouvir uma exposição da cadeia da verdade, com uma aplicação prática da mesma a seu próprio coração.

  31. Última chance Perdida essa áurea oportunidade, fica perdida para sempre. Houvesse Cristo, com Seu amor redentor, sido exaltado em ligação com a teoria da verdade, e isso os poderia haver feito pender para o lado dEle. Testemunhos Seletos, vol. 1 , pág. 524. 

More Related