Naspec n cleo assistencial para pessoas com c ncer
Download
1 / 30

NASPEC – NÚCLEO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS COM CÂNCER - PowerPoint PPT Presentation


  • 71 Views
  • Uploaded on

NASPEC – NÚCLEO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS COM CÂNCER. GRUPOS LÚDICOS TERAPÊUTICOS REALIZAÇÃO: Juliana Vilas Boas (Psicóloga, CRP- 03/ IP 4409 ) Grupo de estagiárias de Psicologia do Naspec Convidados dançarinos. DANÇATERAPIA. “ Expressar com o corpo o sentimento da alma”. Conceito.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' NASPEC – NÚCLEO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS COM CÂNCER' - verda


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
Naspec n cleo assistencial para pessoas com c ncer

NASPEC – NÚCLEO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS COM CÂNCER

GRUPOS LÚDICOS TERAPÊUTICOS

REALIZAÇÃO: Juliana Vilas Boas (Psicóloga, CRP- 03/ IP 4409 )

Grupo de estagiárias de Psicologia do Naspec

Convidados dançarinos




Conceito
Conceito

  • Dançaterapia é uma metodologia de dança espontânea criada na Argentina pela dançarina e coreógrafa Maria Fux. Durante sua jornada de vida e dança, Maria percebeu que o corpo estimulado de forma consciente e espontânea, faz aflorar áreas adormecidas que nos transformam e ao expressá-las, liberamos as tensões, ampliamos nossos limites e, dessa forma, sentimos o nosso corpo como extensão do nosso verdadeiro ser.


A dan a como terapia
A Dança como terapia...

  • Dançaterapia busca utilizar os recursos artísticos, educacionais e terapêuticos da dança para encontrar as pessoas e auxiliá-las a descobrir caminhos, superar os desafios e viver mais felizes.

  • Dançar é expressar emoções por meio do corpo. É esculpir no ar figuras harmoniosas que nascem de um pulsar da música.


  • O maior objetivo da Dançaterapia é resgatar a totalidade do ser através do reconhecimento do corpo e da expressão do nosso mundo interno através do movimento e de outros recursos estimuladores como a música, o silêncio, a visualização, os movimentos, a palavra, o tecido, o papel, o slide, dentre outros.


A dan a como terapia1
A dança como terapia...

  • Dançaterapia é convivência. Onde emoções e sentimentos humanos, como medo, raiva, tristeza, culpas, angústias vão aos poucos sendo transformados em prazer, alegria, esperança, ternura, aceitação e compreensão, sempre estimulando mudanças positivas naqueles que a praticam. Vem desenvolver a consciência do corpo, suas possibilidades (habilidades e talentos) e seus limites.


Quem dan a seus males espanta
Quem dança seus males espanta!”

  • Em Dançaterapia trabalha-se o movimento para transformar a rigidez do corpo em elasticidade. Procura motivar a alegria e a vontade de viver, visando atender às necessidades das pessoas na busca por uma qualidade de vida melhor.


  • Trabalha o prazer, a concentração, a paciência, o acolhimento, o respeito às diferenças e a ternura com profundidade, sendo a Dançaterapia um caminho que leva ao auto-conhecimento, à meditação, a liberdade e ao relaxamento.

  • Transformar a dança em um exercício de humanização, espiritualidade e compreensão entre os indivíduos.


  • A dança e o movimento sempre representaram um meio das pessoas aprenderem a se comunicar com o mundo. Quando uma pessoa toma consciência dos seus limites todo seu potencial criativo se amplia e o corpo se transforma num poderoso veículo de comunicação tão ou mais forte que sons ou palavras.

  • A base da Dançaterapia vem da harmonia entre o eu, o espaço e suas formas, e o outro como manifestação da vida, da natureza e do universo.


Seu corpo sua casa maria fux
“Seu corpo é sua casa” pessoas aprenderem a se comunicar com o mundo. Quando uma pessoa toma consciência dos seus limites todo seu potencial criativo se amplia e o corpo se transforma num poderoso veículo de comunicação tão ou mais forte que sons ou palavras. - Maria Fux

  • A Dançaterapia permite que cada pessoa crie seus próprios movimentos com espontaneidade e liberdade, uma vez que oferece incentivo e confiança em quem a pratica já que sempre respeita o tempo, o ritmo e o limite de cada um para que seja possível dizer ao próprio corpo: sim, eu sou capaz!


  • A Dançaterapia busca o prazer de viver e o sentido pra sua vida, e por meio de um diálogo corpóreo abre possibilidades de novos caminhos que auxiliam as pessoas a conviver e a lidar melhor com situações difíceis.

  • Faz com que o indivíduo desperte para possibilidades ainda não percebidas, criando um novo olhar sobre si mesmo. É onde a experiência e a contribuição de cada um revelam o respeito, a auto-aceitação e a beleza do movimento e do dançar...


Depoimentos
DEPOIMENTOS vida, e por meio de um diálogo corpóreo abre possibilidades de novos caminhos que auxiliam as pessoas a conviver e a lidar melhor com situações difíceis.

“Dançar... um dos maiores prazeres que o ser humano pode desfrutar. Uma ação que traz uma sensação de alegria, de poder, de euforia interna e, principalmente, de superação dos limites dos seus movimentos. Algumas pessoas não se importam com o passo correto ou errado e fazem do ato de dançar uma explosão de emoção e ritmo que comove quem assiste. Superam os entraves emoldurados pela vergonha e invadem as pistas de dança, mostrando numa expressão corporal todo sentimento gerado por diferentes ritmos de música. É como se a dança fizesse parte do ser.”

Maria Fux - Dançaterapeuta


Depoimentos1
DEPOIMENTOS vida, e por meio de um diálogo corpóreo abre possibilidades de novos caminhos que auxiliam as pessoas a conviver e a lidar melhor com situações difíceis.

“ A dança pra mim, é tudo...tudo na minha vida, é o próprio sentido!”

( Sandro Guedes – professor de dança e salão)

“ A dança é amor, é sentimento, é terapia...é um incentivo para as pessoas viverem, é excitante! “

( Renato – professor e monitor de dança de salão)

“ Dançar é como o amor, opera milagres!”

( Júnior – Professor)

“ Eu danço pelo prazer que a dança me proporciona e pelo prazer de ver os outros sentindo a mesma sensação que eu...”

( Samir – Professor e monitor de dança de salão)


Dan a ao vivo e a cores
DANÇA AO VIVO E A CORES!! vida, e por meio de um diálogo corpóreo abre possibilidades de novos caminhos que auxiliam as pessoas a conviver e a lidar melhor com situações difíceis.


FORRÓ E LAMBADA vida, e por meio de um diálogo corpóreo abre possibilidades de novos caminhos que auxiliam as pessoas a conviver e a lidar melhor com situações difíceis. O Forró é uma dança composta de gêneros musicais que predomina principalmente na região Nordeste do Brasil mas se espalha com sucesso por todo território nacional.Composto basicamente de xote, baião e xaxado, o forró é o ritmo mais dançado de todos e é para todos!!



Zouk o corpo diz o que as palavras n o podem dizer martha graham
ZOUK LEVANTAR UMA VEZ MAIS...”"O corpo diz o que as palavras não podem dizer."(Martha Graham)


DANÇA INFANTIL LEVANTAR UMA VEZ MAIS...”( Lua de Cristal)“ Eu vou buscar a sorte e ser feliz... Nós somos invencíveis pode crer, juntos somos um e juntos não existe mal nenhum...”


"Antes que o homem aprenda a voar é necessário ensiná-lo a andar, correr e dançar."(Nietzche)LA SALSA NUNCA SE ACABA!!!


Dança do ventre a andar, correr e dançar.""Meu corpo é o templo da minha arte. Eu exponho-o como altar para  adoração da beleza."(Isadora Duncan)


SAMBA a andar, correr e dançar."“Cheguei ao mundo sem ter nada, dele não levo nem a sombra, eu to aqui pra dar risada e pra tirar onda... FELICIDADE não se empresta, não se pechincha e nem se compra, eu tô aqui pra fazer festa e pra tirar muita onda...”


Dan a cigana a dan a a m e de todas as linguagens prov rbio
DANÇA CIGANA a andar, correr e dançar.""A dança é a mãe de todas as linguagens."(Provérbio)


Ax extravasa libera e joga tudo para o ar eu quero ser feliz antes de mais nada
AXÉ a andar, correr e dançar."“EXTRAVASA, libera e joga tudo para o ar, EU QUERO É SER FELIZ ANTES DE MAIS NADA!!!”


Bolero

BOLERO a andar, correr e dançar."

“Nós podemos definir a dança como expressão de sentimentos através da movimentação"(Andréa Thomioka)


“ Mais é claro que o sol vai voltar amanhã, mais uma vez, eu sei...Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã, espera que o sol já vem...Nunca diga que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem ou que seus planos nunca vão dar certo ou que você nunca vai ser alguém... Quem acredita SEMPRE alcança!”


vez, eu sei...Dançar é como crescerUm processo lento, cheio de surpresas e lutas.A realização de feitos que parecemimpossíveis de se concretizar.Acrobacias que exigem muito mais quehoras de treinamento.Que só a ousadia tem a capacidade de explicar.Um constante aprendizadopara o qual nem sempre acham necessário nos preparar.É preciso ter talento.Saber misturar, em doses certas,força e sensibilidade.Conhecer limites e capacidades.Sem temer fracassos.Amar. Amar-seSem medos.Corpo e mente em perfeita harmoniaEssa integração é o segredo da eterna liberdade,que nos permite alcançar vôos muito, mas muito maiores.Isto é Dançar!!”


“Que bom é saber vez, eu sei...E melhor aindaQue bom é poder verQue a expressão de teu corpo existeE se perpetua para todosQuantos a vêemE se enleiamNesses ditosQue teu corpo canta."


Din mica eu sinto e meu corpo expressa
Dinâmica: vez, eu sei...Eu sinto e meu corpo expressa!!


Obrigado e que seja perdido o nico dia em que n o se dan ou nietzche
Obrigado!!! vez, eu sei...“ E que seja perdido o único dia em que não se dançou...”(Nietzche)


ad