1 / 14

FIQUE LIGADO

FIQUE LIGADO. QUAL A IMPORTÂ NCIA DO ESTUDO DA HISTORIOGRÁFIA . AS FONTES HISTÓRICAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA O AUXILIO DO HISTORIADOR. Ex: fontes escritas, não-escritas ,orais ,etc.

velvet
Download Presentation

FIQUE LIGADO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FIQUE LIGADO QUAL A IMPORTÂ NCIA DO ESTUDO DA HISTORIOGRÁFIA . AS FONTES HISTÓRICAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA O AUXILIO DO HISTORIADOR. Ex: fontes escritas, não-escritas ,orais ,etc. OS POVOS ÁGRAFOS , DEIXARAM REGISTROS MATERIAIS ( INSTRUMENTOS DE CAÇA E PESCA, UTENSÍLIOS DOMESTICOS, A DESCOBERTA DO FOGO,ETC) A SEDENTARIZAÇÃO(revolução Neolítica) FOI O PONTO ALTO DA PRÉ-HISTÓRIA, POIS DEU AO POVO DO NEOLITICO CONDIÇÕES DE CONSTITUIR GRUPOS HUMANOS QUE FORMARAM AS SOCIEDADES E AS ESPECIALIZAÇÕES PRINCIPALMENTE COM O USO DOS METAIS E DA RODA.

  2. NEOLITICO E AS GRANDES CIVILIZAÇÕES NO NEOLITICO SURGEM AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES DA HISTÓRIA DOS POVOS QUE ELABORARAM UMA FORMA DE ESCRITA QUE SERVE PARA O COMÉRCIO,O DOMÍNIO POLÍTICO E SOCIAL. O ÉGITO POLITICAMNETE FOI DIVIDIDO EM PERÍODOS PRÉ-DINASTICO E PERÍODO DINASTICO : FORMAÇÃO DOS NOMOS , A UNIFICAÇÃO DO NORTE E SUL E A DIVISÃO EM ANTIGO, MÉDIO E NOVO IMPÉRIO.

  3. EGITO: ANTIGO/MÉDIO E NOVO ANTIGO: unificação política 3200 a.c, grandes obras arquitetônicas –Quéops, quefrens e miquerinos. Grandes obras hidráulicas – Canais de irrigação, diques. MÉDIO : retomada do poder político dos faraós Chegada dos hicsos (militarismo e metalismo) Hebreus(escravidão e êxodo) Expansionismo econômico NOVO : Reforma religiosa, experiência monoteísta de Amenófis IV. Reflorescimento cultural Expansionismo marítimo comercial Declínio dos faraós e fim do império

  4. Mesopotâmia retalho de povos que habitavam a região do crescente fértil.banhados pelos rios Tigre e Eufrates. Sumérios: Formaram cidades –estados autônomas Líder: Patesi-chefe político,militar e religioso. Escrita elaborada: Cuneiforme. Invento da Roda. Economia: Agricultura, Sem a propriedade da terra. ACÁDIOS (1800 – 1600 a.C): povo nômade pastoril Unificação das cidades-estados sumerianas com Sargão I, Acad era a cidade mais importante. Formação do primeiro império mesopotâmico. “O rei dos quatro cantos da terra”. Construção dos Zigurates e dos canais de irrigação

  5. IMPÉRIO BABILÔNICO (1800 A 1600 A.C) AMORRITAS OU PRIMEIRO IMPÉRIO BABILÔNICO (1800 A 1600 A.C) Transformou a língua acádia em língua oficial de Marduck LEGADO CULTURAL: CÓDIGO DE HAMURÁBI - Primeiro código de lei baseada no princípio de Talião– punição variava de acordo com a posição social (282 artigos e 3600 linhas Ex: Se matar um homem livre será castigado do mesmo modo

  6. O IMPÉRIO ASSÍRIO (1875 – 612 A.C) O IMPÉRIO ASSÍRIO (1875 – 612 A.C) OBJETIVO: sair de Nínive, dominar a mesopotâmia até o golfo pérsico PARTICULARIDADES:O primeiro exército organizado do mundo; infantaria, carros de combate, catapultas, e uma incrível habilidade de construir pontes.

  7. O IMPÉRIO ASSÍRIO (1875 – 612 A.C) APOGEU: Esplendor do império: Sargão II, Senaqueribe e Assurbanipal. Depois da libertação dos egípcios seguiram revoltas na Fenícia, na Babilônia e na Mesopotâmia. DECLÍNIO:Nabopolassar (caldeu) aliado a Ciáxares (rei dos Medos) conquista o império Assírio, fundando o II Império Babilônico. Também organizaram uma coleção de textos em placas de argila em Nínive.

  8. CALDEUS OU II IMPÉRIO BABILÔNICO (621 – 539 A.C) Nabucodonosor fez o maior imperialismo expansionista. Dominou o corredor sírio-palestiniano, conquistando Tiro a Fenícia, as tribos de Judá levando os hebreus para o cativeiro da Babilônia, invadiu o Egito. Fez grandes obras como os Jardins Suspensos e a Torre de Babel (Zigurat) Ciro rei da Pérsia conquistou o II Império Babilônico.

  9. HEBREUS O legado do povo hebreu consiste, essencialmente, em sua religião - um monoteísmo espiritualista, baseado na fé em Iavé. Este monoteísmo, produto de longa evolução religiosa que culmina com Moisés, exerceu influência através dos séculos e constituiu-se o antecedente direto do cristianismo e do maometismo. O judaísmo influi radicalmente na civilização ocidental, sobretudo através do cristianismo. É de fontes judaicas que provém a cosmogonia, os Dez Mandamentos e boa parte da teologia cristã. A divisão histórico-politica foi: O período dos patriarcas, dos juízes e dos reis.

  10. FENÍCIOS Os fenícios tinham como habilidade e necessidade econômica o comércio marítimo. Sociedade talassocratica- senhores do mar Dividiam-se em cidades-estados Acreditavam nos deuses animintas e eram politeístas,como Baal –deus protetor e Astarte deusa da fecundidade Desenvolveram uma forma de escrita utilizando as consoantes que ampliou as comunicações comerciais.

  11. PERSAS Ciro realizou a dominação do Reino da Média e, assim, iniciou a formação de um próspero reinado que durou cerca de vinte e cinco anos. O processo de expansão inaugurado por Ciro foi restabelecido pela ação do imperador Dario, que dominou as planícies do rio Indo e a Trácia. O sátrapa tinha a importante tarefa de organizar a arrecadação de impostos e contava com o auxílio de um secretário-geral e um comandante militar. Para resolver os constantes problemas oriundos da cobrança de impostos, Dario estipulou a criação de uma moeda única (dárico) e a construção de um eficiente conjunto de estradas. Por meio destas, um grupo de funcionários, conhecidos como “olhos e ouvidos do rei”, fiscalizavam o volume de arrecadação de cada satrápia.

  12. PERSAS Seguidores dos ensinamentos do profeta Zoroastro, os persas possuem uma estrutura de pensamento religioso bastante próxima a de outras crenças, como o judaísmo e o cristianismo. Em suma, acreditam na oposição entre duas divindades (Mazda, o deus do Bem, e Arimã, o deus do Mal) e no fim dos tempos As manifestações artísticas persas foram visivelmente influenciadas pela esfera política. Em várias obras, monumentos e outras construções, há reproduções que homenageiam a vida e os importantes feitos dos reis. No campo arquitetônico, os palácios persas eram dotados por uma complexa gama de elementos de decoração e jardinagem. Segundo algumas pesquisas, os persas construíram alguns de seus palácios através da escavação de grandes rochas.

  13. Creta , Micenas e Gregos A cultura Grega e totalmente influenciada pelas culturas creto-micênicas. Povoamento da Grécia:  2000 AC: pastores e agricultores ocuparam a Península do Peloponeso Geografia: Terreno Montanhoso - dificultou o contato entre as cidades- formação de cidades-estados (pólis)- muitas ilhas: favoreceu o comércio marítimo e portos Atenas: o berço da democracia- democracia: governo do povo- as assembléias- cidadãos: homens, nascidos na cidade, adultos e livres- Escravidão: dívidas e guerras- Atenas: desenvolvimento artístico, filosófico e cultural Esparta: a cidade guerreira- formação de soldados para a guerra- educação militar- soldados: falar pouco- mulher: deveria ser uma “boa reprodutora”

  14. Grécia Antiga Religião Grega: - Politeísta : Zeus (deus dos deuses) / Poseidon (deus dos mares) / Hades (deus dos mortos) / Ares (deus da guerra) Afrodite ( deusa do amor)- deuses: aparência e comportamento de humanos Mitologia Grega- explicações e transmissão de mensagens Arte Grega :- imitação da realidade (esculturas e teatro grego ) A origem das Olimpíadas na Grécia- homenagem a Zeus- esportes ao ar livre    

More Related