1 / 21

EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES. Educação Negócios Educação para os negócios LILIAN FERNANDES EDUCACIONAL GÊNESIS www.educacionalgenesis.com.br. EMPREENDER:.

vanna
Download Presentation

EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES Educação Negócios Educação para os negócios LILIAN FERNANDES EDUCACIONAL GÊNESIS www.educacionalgenesis.com.br

  2. EMPREENDER: (v.t.d.) Conseguir ou tentar fazer (algo muito difícil); tentar: empreender um trabalho excessivamente perigoso.Colocar em desenvolvimento e/ou execução; realizar: empreender tarefas; empreender passeios.(Etm. do latim: imprehendo ou impraehendare) Sinônimos de Empreender abocanhar, começar, delinear, entabular,experimentar,  iniciar, intentar e tentar. Dicionário virtual da web

  3. SINÔNIMO: ABOCANHAR!

  4. EMPREENDEDORISMO NO BRASIL • Mesmo sendo o sexto país mais empreendedor quando comparado à outros países de situação econômica semelhante, o Brasil tem a menor proporção (8,2%) de empreendimentos com algum conteúdo inovador entre todos os países analisados e nota-se que os empreendedores brasileiros têm pouca percepção quanto à nichos de mercado, pois 95% dos negócios enfrentam  concorrência direta. Além disso, o Brasil apresenta uma das menores intenções de inserção no mercado internacional, onde apenas 10,6% dos empreendedores manifestam a intenção de venderem para clientes de fora do país. *GEM (Global Entrepreneurship Monitor)

  5. ENSINAR A EMPREENDER “PORQUE EDUCAÇÃO É A CHAVE MESTRA PARA ABRIR TODAS AS PORTAS” Lilian Fernandes

  6. “A POSTURA EMPREENDEDORA PRECISA SER INCORPORADA COMO CULTURA, PARA ALAVANCAR O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS” Professor Fernando Dolabela, da UFMG- em defesa do empreendedorismo como parte do currículo acadêmico. Dolabela é idealizador da Pedagogia Empreendedora, lançada em 2002 mas com amplo destaque atualmente.

  7. EDUCAÇÃO PARA EMPREENDER Ensinar a empreender é preparar as pessoas para aprender a agir e pensar por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção. EDUCAÇÃO É UM PROCESSO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

  8. CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR - Tem um referencial, uma pessoa “modelo” que o influencia.- Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização;- Sabe trabalhar sozinho, mas também sabe liderar;- Tem perseverança e tenacidade;- Fracasso é considerado um resultado como outro qualquer, aceita os erros e aprende com eles;- Tem grande energia, é um trabalhador incansável;- Sabe fixar metas e alcançá-las, luta contra padrões impostos, diferencia-se. _Tem a capacidade de ocupar um espaço não ocupado por outros no mercado;- Tem forte intuição, o que importa não é o que se sabe, mas o que se faz;- Tem sempre alto comprometimento, crê no que faz;- Cria situações para obter feedback sobre o seu comportamento e sabe utilizar tais informações para o seu aprimoramento;- Sabe buscar, utilizar e controlar recursos;- É um sonhador realista;- É líder, cria um sistema próprio de relações com empregados;- É orientado para resultados, para o futuro, para o longo prazo;- Aceita o dinheiro como uma das medidas de seu desempenho;

  9. CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR - Tece “redes de relações” (contatos, amizades) moderadas, mas utilizadas intensamente como suporte para alcançar os seus objetivos;- A rede de relações internas (com sócios, colaboradores) é mais importante que as externas;- Conhece muito bem o ramo em que atua;- Cultiva a imaginação e aprende a definir visões;- Traduz seus pensamentos em ações;- Define o que deve aprender (a partir do não definido) para realizar as suas visões. É proativo diante daquilo que deve saber: primeiramente define o que quer, aonde quer chegar, depois busca o conhecimento que lhe permitirá atingir o objetivo. Preocupa-se em aprender a aprender, porque sabe que no seu dia a dia será submetido a situações que exigem a constante apreensão de conhecimentos que não estão nos livros. O empreendedor é um fixador de metas;- Cria um todo próprio de aprendizagem, aprende a partir do que faz;- Emoção e afeto são determinantes para explicar o seu interesse, aprende indefinidamente;- Tem alto grau de “internalidade”, o que significa a capacidade de influenciar as pessoas com as quais lida e a crença de que pode mudar algo no mundo;- Não é um aventureiro, assume riscos moderados. Gosta do risco, mas faz tudo para minimizá-lo;- É inovador e criativo;- Tem alta tolerância à ambiguidade e à incerteza e é hábil em definir a partir do indefinido; - Mantém um alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios.

  10. GERAÇÕES DE EMPREENDEDORES A geração Baby Boomer A Geração Baby Boomersurgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação.O termo em inglês “Baby Boomer” pode ser traduzido livremente para o português como “explosão de bebês”, fenômeno social ocorrido nos Estados unidos no final da Segunda Guerra, ocasião em que os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma época.Os Boomers também são identificados como inventores da era “paz e amor”, pois tinham aversão aos conflitos armados. Preferiam a música, as artes e todas as outras formas de cultura como instrumentos para evolução humana do que as guerras.Nos dias de hoje os pertencentes à geração Baby Boomer, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas.

  11. GERAÇÕES DE EMPREENDEDORES A Geração X Enquanto a Geração Baby Boomer se apresenta como contemporânea ao nascimento da tecnologia a Geração X surge já fazendo uso dos recursos tecnológicos promovidos por sua geração precursora. Surgida em meados da década de 60 e estendendo-se até o final dos anos 1970, essa geração vivenciou no Brasil acontecimentos como as “Diretas Já” e o fim da ditadura.No meio profissional a Geração X é caracterizada atualmente por certas resistências em relação a tudo que é novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego por pessoas mais novas e com mais energia. Estas formam a sucessora da Geração X: a Geração Y.

  12. GERAÇÕES DE EMPREENDEDORES A Geração Y (Millenium) Geração Y (década de 80), presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas quebras de paradigma do mercado de trabalho. Por conseguinte, num ambiente tão inovador, a Geração Y se individualiza ao apresentar características como capacidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, como ouvir música, navegar na internet, ler os e-mails, entre várias outras que, em tese, não atrapalham os seus afazeres profissionais. Essa geração também apresenta um desejo constante por novas experiências, o que no trabalho resulta em querer uma ascensão rápida, que a promova de cargos em períodos relativamente curtos e de maneira contínua.

  13. GERAÇÕES DE EMPREENDEDORES A Geração Z (a próxima) A Geração Z é contemporânea a uma realidade conectada à Internet, em que os valores familiares, como sentar-se à mesa e conversar com os pais, não são tão expressivos quanto aos contatos virtuais estabelecidos pelos jovens na Web. Formada por jovens ingressantes no mercado de trabalho, a Geração Z também se destaca por sua excentricidade.Os jovens da Geração Z apresentam um perfil mais imediatista. Querem tudo para agora!

  14. PROPOSTAS DE TRABALHO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

  15. * ENSINO MÉDIO • CURSOS PROFISSIONALIZANTES- escola tecnicista; • PROJETOS; • DISCIPLINAS; • DIRECIONAMENTOS ESPECÍFICOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA ÁREA; • PROJETOS DE INTERVENÇÃO (parcerias com ONGs e instituições financeiras e empresariais, programas do governo, etc.)

  16. *ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ESTRUTURA: • PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR; • PLANEJAMENTO ESPECIFICO; • PLANO DE AÇÃO; • INTERVENÇÃO. SUGESTÕES: _ DISCIPLINA ESPECÍFICA; _ BUSCA DE PARCERIAS; _ FEIRAS, EXPOSIÇÕES, CONCURSOS; _ PROJETOS DE PESQUISA; _ ROTEIROS DE PASSEIOS/ EXPOSIÇÕES.

  17. * ENSINO FUNDAMENTAL ESTRUTURA: • PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR; • PLANEJAMENTO ESPECÍFICO; • PLANO DE AÇÃO; • INTERVENÇÃO. SUGESTÕES: _ EMPREENDEDORISMO COMO TEMA TRANSVERSAL; _ TRABALHOS INTERDISCIPLINARES COM O TEMA; _ EXPOSIÇÕES; _ FEIRAS “JOVEM EMPREENDEDOR”, ETC.

  18. * EDUCAÇÃO INFANTIL COMO A CRIANÇA APRENDE?

  19. SUGESTÕES DE ATIVIDADES: ** SISTEMA MONETÁRIO/ ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES: • MERCADINHO • FESTAS AUTÔNOMAS (JUNINA, PRIMAVERA, CRIANÇAS,NATAL) ** SUSTENTABILIDADE: • OFICINAS DE CONSTRUÇÕES: BRINQUEDOS, JOGOS E AFINS; • OFICINAS DE RECICLAGENS.

  20. CONTATOS: PROFª LILIAN FERNANDESEDUCACIONAL GÊNESIS www.educacionalgenesis.com.br gestao@educacionalgenesis.com.br genesiseducacional@terra.com.br 2026-1660 95735-5561

More Related