1 / 7

SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DO PORTUGUÊS

SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DO PORTUGUÊS. Semântica. Conceito de semântica. Abrange uma grande variedade de questões relacionadas com o significado. Estuda as relações das palavras com os objectos por elas designados e através do processo indutivo conclui quais as leis que regem essas relações.

ursula-dean
Download Presentation

SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DO PORTUGUÊS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DO PORTUGUÊS Semântica

  2. Conceito de semântica • Abrange uma grande variedade de questões relacionadas com o significado. • Estuda as relações das palavras com os objectos por elas designados e através do processo indutivo conclui quais as leis que regem essas relações. • É fundamental para o estudo da comunicação porque é de extrema importância na organização social. • Focaliza a sua investigação nos vários modos de manifestação do significado.

  3. Conceito de semântica • Explica aspectos da interpretação que dependem só do sistema linguístico e não de como os falantes o usam. • Trata do que é constante na interpretação das expressões linguísticas, seja qual for a forma como uma dada expressão é enunciada. • Focaliza a sua investigação nos vários modos de manifestação do significado.

  4. Significância informacional e cognitiva da linguagem verbal • O significado é essencial para que as interacções humanas se realizem de forma perfeita. • O significado pode assumir diversos aspectos, ou pode manifestar-se de diferentes maneiras: 1) Através da ligação sistemática entre as formas linguísticas e as coisas ou aspectos do mundo (a língua permite-nos falar acerca do mundo e transmitir essa informação, partilhá-la com o outro)= Significância Informacional

  5. Significância informacional e cognitiva da linguagem verbal 2) Não sendo mera transmissão de informação, a relação que é estabelecida (entre o eu, o mundo e o outro) é mediatizada por falantes que percepcionam, pensam e interpretam a realidade, e para que essa relação seja plenamente realizada é necessário que os interlocutores desse processo partilhem o mesmo mundo = Significância Cognitiva

  6. Significância informacional e cognitiva da linguagem verbal • Por exemplo: 1. “Isto é uma planta.” (a frase só pode ser interpretada se o interlocutor tiver acesso a que entidade do mundo se refere isto). Mas frases como: 2. “O rapaz saiu.” podem descrever um número potencialmente infinito de situações e por isso mesmo não podem dizer que o seu significado é um elo directo entre uma situação e uma frase. Compreender qual a informação veiculada por uma frase é fundamental para a compreensão do seu significado.

  7. Significância informacional e cognitiva da linguagem verbal • Uma língua também permite tornar públicos estados mentais ou atitudes acerca dos quais se pode saber que situações descrevem. Uma frase como: 3. “A Maria quer um gelado” ilustra uma forma de exteriorizar uma experiência interna e nessa medida pode dizer-se que a língua permite partilhar com outros falantes desejos, crenças, esperanças, sonhos, etc. É neste sentido que se pode dizer que o significado envolve sempre significância informacional, pois através de elos entre a linguagem e fenómenos (físicos ou mentais) consegue-se fazer passar informação.

More Related