1 / 50

MOVIMENTO MURALISTA

MOVIMENTO MURALISTA. Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo de arte. Essa é uma forma de interpretar a arte: ligando-a à história da sociedade em que foi produzida. A REVOLUÇÃO MEXICANA.

umeko
Download Presentation

MOVIMENTO MURALISTA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MOVIMENTO MURALISTA Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo de arte. Essa é uma forma de interpretar a arte: ligando-a à história da sociedade em que foi produzida.

  2. A REVOLUÇÃO MEXICANA No século XX, os partidos comunistas e socialistas influenciaram intelectuais e artistas, além do movimento de trabalhadores. Eles reivindicavam mudanças sociais e políticas que criassem uma sociedade mais justa para trabalhadores e camponeses.

  3. OS ARTISTAS MURALISTAS • Os artistas muralistas consideravam a pintura de cavalete como burguesa e limitada a trazer um prazer individual, ficando confinada na maioria das vezes a lugares privados. • O movimento teve como base a arte mexicana pré-colombiana e a ideia de arte pública, uma arte para falar com as multidões, com o povo.

  4. Diego Rivera, José Clemente Orozco e David Alfaro Siqueiros, usufruíram do financiamento de órgãos governamentais para fazer murais, pinturas em locais públicos e em grandes formatos, pela causa da Revolução, ocorrida em 1910. • Suas obras denunciavam as injustiças sociais, ocorridas na história mexicana. As piinturas mostravam imagens de índios oprimidos e explorados pelo violento colonizador.

  5. ALÉM DAS FRONTEIRAS • Esse movimento aconteceu no México, mas influenciou a arte da América do Norte e Latina. • No Brasil, Cândido Portinari foi um artista que trabalhou em murais sob influência desse movimento, embora as condições políticas aqui tenham sido muito diferentes e ele tenha tratado temas religiosos, feito retratos e produzido muita pintura de cavalete.

  6. DIEGO RIVERA (1886-1957) • Foi o mais famoso do movimento muralista mexicano. Sua figura era carismática. Uma de suas mulheres foi Frida Khalo. • Rivera conheceu Picasso e artistas modernos na Europa, onde ficou de 1907 a 1921. O muralismo, a pintura monumental de afresco, foi a contribuição mais importante à arte mexicana moderna. Seus murais são muitas vezes didáticos, combinam figuras estilizadas e realistas com muita criatividade.

  7. JOSÉ CLEMENTE OROZCO (1883 – 1949) Seus afrescos eram politicamente engajados. Começou sua carreira fazendo caricaturas populares com o objetivo de provocar as massas, na maioria composta por analfabetos, para que se rebelassem. Fez murais também nos EUA, onde viveu de 1917 a 1919. Fez murais de edifícios públicos e escolas.

  8. SIQUIEROS ( 1896 – 1974) • Foi o que mais militou politicamente. Ativista desde os 15 anos, sempre mostrou uma grande energia: juntou-se ao exército revolucionário e o general vitorioso lhe custeou os estudos na Europa. Em 1922 voltou ao México, e participou do movimento artístico de seu país. • Produziu muito em murais e cavalete. • Seu trabalho mostra vigor emocional e combina realismo e fantasia.

  9. PORTINARI ( 1903 – 1962) • Um dos pintores brasileiros mais conhecidos. Nascido e Brodósqui, no interior de São Paulo, sua primeira experiência com pintura foi na igreja matriz da sua cidade. • Na sua pintura retratou a vida de camponeses e trabalhadores, fez murais para instituições no Brasil e no exterior. Um dos mais famosos foi feito na sede da ONU, em Nova York. Além disso fez retratos e pinturas de cavalete sobre outros temas, incluindo os religiosos.

More Related