Elisa friedrich martins
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 8

Objetos de aprendizagem PowerPoint PPT Presentation


  • 73 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Elisa Friedrich Martins. Objetos de aprendizagem. POLIMINÓS E HEXAMINÓS No BIOE, a partir da busca por animações de Matemática para as Séries Finais do Ensino Fundamental com a palavra “figuras“. Onde e o que encontrei?.

Download Presentation

Objetos de aprendizagem

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Elisa friedrich martins

Elisa Friedrich Martins

Objetos de aprendizagem


Onde e o que encontrei

POLIMINÓS E HEXAMINÓS

No BIOE, a partir da busca por animações de Matemática para as Séries Finais do Ensino Fundamental com a palavra “figuras“

Onde e o que encontrei?


Conte do matem tico e linguagem

O Hexaminós está mais coerente, pois afirma que o objeto pode ajudar na familiarização com o conceito de área (apesar de não falar sobre o conceito) e equivalências de produtos (também não diz onde se nota isso). Além do mais, explica que o jogo tem esse nome por se tratar de peças compostas por seis quadrados iguais.

O Poliminós fala apenas que “Poliminós são peças formadas por vários quadrados iguais. Com combinações dessas peças você pode formar vários retângulos de mesma área, como um quebra-cabeças.“ Mas quando apresenta as peças nem apresenta a divisão nos falados quadrados... Esse jogo também não diz como se faz para jogar nem comenta que o mesmo apresenta duas opções distintas...

Conteúdo matemático e linguagem


Hexamin

HEXAMINÓ


Polimin

POLIMINÓ


Aspectos did ticos

Os dois objetos apresentam as mesmas carcterísticas de programação. São bastante livres para a manipulação. O Hexaminós, por apresentar os quadradinhos, facilita a visualização da equivalência das áreas das peças e das diferentes figuras montadas. Talvez a liberdade de manipulação na hora de girar as peças seja um complicador, pois não pé simples fazer um girto de exatamente 90° e encaixar as peças de maneira perfeita. Talvez esse aspecto leve os alunos a pensar que não é possível montar algum dos quebra-cabeças.

Outra crítica seria a evidência de um botão que apresenta a resposta. Quando é muito fácil ver pronto, alguns alunos deixam de tentar e olham a resposta correta.

Considero os dois adequados para o 6º ano do Ensino Fundamental e penso que os alunos podem não só desenvolver a habilidade de montar quebra-cabeça como visualizar problemas com mais de uma solução, vivenciar a equivalência de áreas de figuras distintas.

Aspectos didáticos


Aspecto visual

A programação é simples e indicada de maneira clara. Apenas o início é que não está bem descrito (como citei anteriormente).

Utiliza pouco texto, o que é interessante do ponto de vista do jogo – uma vez que você não precisa ler instruções ou grandes textos para entender o material; porém, poderia apresentar questões desafiadoras como “Você é capaz de olhar para uma figura e dizer se ela pode ou não ser decomposta em peças de áreas equivalentes?“

Aspecto visual


Se eu usaria

Com certeza! Estou trabalhando com medidas e pretendo falar sobre medida de área. Os dois objetos permitem discutir a equivalência de áreas, mas o Hexaminó, por apresentar os quadrados, permite se falar sobre o perímetro das figuras montadas e ver que são diferentes.

Os alunos adoram ir para o Laboratório de Informática e costumam se interessa por desafios propostos nesse ambiente. São quebra-cabeças interessantes e pertinentes para a aixa etária com a qual atuo.

Eu trabalharia com esses objetos pedindo que montassem pelo menos dois deles e escrevessem, em primeiro lugar, qual acharam mais difícil e explicassem porquê. Além disso, antes de conhecer o objeto eles já teriam recebido algumas perguntas referentes ao Hexaminó e que teriam que reponder enquanto o manipulavam... “Quantods quadradinhos cabem na figura que precisa ser montada? É possível descobrir esse valor usando somente uma peça? Por quê?“

Se eu usaria?


  • Login