1 / 32

O PERFIL DO CONTADOR NO SÉCULO XXI

O PERFIL DO CONTADOR NO SÉCULO XXI. Professor: Danilo Polacinski. O contador deve possuir uma formação humanística, uma visão global que o habilita a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido,tomando decisões em um mundo diversificado e interdependente.

terrell
Download Presentation

O PERFIL DO CONTADOR NO SÉCULO XXI

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O PERFIL DO CONTADOR NO SÉCULO XXI Professor: Danilo Polacinski

  2. O contador deve possuir uma formação humanística, uma visão global que o habilita a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido,tomando decisões em um mundo diversificado e interdependente.

  3. O contador necessita de uma formação técnica e científica para desenvolver atividades específicas da prática contábil, com capacidade de externar valores de responsabilidade social, justiça e ética, precisa ter competência para compreender ações, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações.

  4. CARACTERÍSTICAS PROFISSIONAIS DO CONTADOR Visão humanística Formação técnica e científica Iniciativa Visão de mercado e futuro Flexibilidade Liderança Comunicação Ética Atualização constante Responsabilidade social

  5. MERCADO DE TRABALHO A profissão contábil está regulamentada pelo Decreto-lei nº 9.295/46, e posteriores resoluções complementares. O mercado de trabalho para contadores é o que mais proporciona oportunidades para o profissional, a área de atuação é ampla, oferecendo inúmeras alternativas de trabalho.

  6. ÁREAS DE ATUAÇÃO C O N T A D O R EMPRESAAUTÔNOMO ENSINOÓRGÃO PÚBLICO

  7. NA EMPRESA PLANEJADOR TRIBUTÁRIO: Orientador de processos de redução da carga tributária; especialista em fusões, incorporações, cisões e transformações de empresas; orientador contábil e financeiro na sucessão de empresas.

  8. NA EMPRESA ANALISTA FINANCEIRO: Analista financeiro; de crédito e cobrança; de desempenho operacional; do mercado de capitais; de investimentos; de custos operacionais.

  9. NA EMPRESA CONTADOR GERAL: Contabilidade de custos ou industrial; bancária; de seguros; rural e de cooperativas rurais; hospitalar; imobiliária; turismo e hotelaria; de transportes; comercial e de redes de lojas; fiscal e tributária; financeira e gerencial; condomínios e administração de bens.

  10. NA EMPRESA CARGOS ADMINISTRATIVOS: Analista financeiro de custos; tesoureiro; dirigente financeiro e de custos; operador de comércio exterior; executivo nas áreas de contabilidade, administração financeira e de pessoal.

  11. NA EMPRESA AUDITOR INTERNO: Auditor de custos e sistemas operacionais; fiscal e tributário; de gestão administrativa e financeira; de controle orçamentário; de fraudes financeiras e documentais.

  12. NA EMPRESA CONTADOR GERENCIAL: Controladoria em nível de diretoria de empresas (holding); contabilidade internacional; controladoria de custos e orçamento; contabilidade ambiental e social (Balanço Social); contabilidade e controladoria estratégica.

  13. COMO AUTÔNOMO AUDITOR INDEPENDENTE: Auditor de sociedades de capital aberto; de entidades do sistema financeiro nacional; fiscal e tributário; de fraudes financeiras; de custos e orçamento.

  14. COMO AUTÔNOMO CONSULTOR: Consultor na avaliação de empresas; de planejamento tributário e fiscal; de custos para fins de planejamento; de planejamento estratégico e orçamentário.

  15. COMO AUTÔNOMO EMPRESÁRIO CONTÁBIL: Escritório de contabilidade; empresa de auditoria independente; centro de recrutamento de pessoal; centro de treinamento nas áreas contábeis (contábil, tributária, trabalhista, previdência social, controles de estoques e custos).

  16. COMO AUTÔNOMO PERITO CONTÁBIL: Perito contador nas áreas: Justiça Cível Falência e concordata Justiça do Trabalho Extrajudicialmente (assistente técnico)

  17. NO ENSINO PROFESSOR: Professor em cursos técnicos; cursos de treinamento em empresas; cursos de reciclagem e aprendizado continuado; em faculdades.

  18. NO ENSINO PESQUISADOR E ESCRITOR: Escritor de artigos na área contábil, de livros didáticos; pesquisador autônomo para empresas; pesquisador de entidades de pesquisa científica e tecnológica na área de contabilidade e auditoria.

  19. EM ÓRGÃO PÚBLICO CONTADOR PÚBLICO: Contabilidade pública e governamental; controladoria da união, estados e municípios; gerenciador de finanças de órgão públicos; assessor de prefeitos no gerenciamento da responsabilidade fiscal.

  20. EM ÓRGÃO PÚBLICO AUDITOR FISCAL: Auditor fiscal de rendas; auditor fiscal do INSS; auditor do Banco Central ou da CVM; auditor fiscal dos tribunais de contas; auditor fiscal da SUSEP. Obs.: O contador é o único profissional com poderes para exercer a função de auditor fiscal quando a base da fiscalização for a contabilidade, a documentação contábil e as demonstrações contábeis.

  21. EM ÓRGÃO PÚBLICO TRIBUNAL DE CONTAS: Controladoria pública; fiscalização de órgãos da administração pública; perícia e fraude no erário público; auditoria pública; análise de contas públicas; análise, controle e avaliação do Patrimônio público.

  22. EM ÓRGÃO PÚBLICO OFICIAL CONTADOR: Oficial intendente do exército, marinha e aeronáutica; contador e auditor com patente de General de Divisão.

  23. EM ÓRGÃO PÚBLICO OUTROS CARGOS PÚBLICO: Controlador de arrecadação; contador do Ministério Público; fiscal do Ministério do Trabalho; analista do Banco Central do Brasil; inspetor da Comissão de Valores Mobiliários; auditor fiscal do Tesouro Nacional.

  24. DESAFIOS DO CONTADOR DO SÉCULO XXI • NOTA FISCAL ELETRÔNICA CERTIFICAÇÃO DIGITAL NORMATIZAÇÃO INTERNACIONAL

  25. NOTA FISCAL ELETRÔNICA O Projeto NF-e tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir a sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

  26. NOTA FISCAL ELETRÔNICA De maneira simplificada, a empresa emissora de NF-e gerará um arquivo eletrônico contendo as informações fiscais da operação comercial, o qual deverá ser assinado digitalmente, de maneira a garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor. Este arquivo eletrônico, que corresponderá à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), será então transmitido pela Internet para a Secretaria da Fazenda de jurisdição do contribuinte que fará uma pré-validação do arquivo e devolverá um protocolo de recebimento (Autorização de Uso), sem o qual não poderá haver o trânsito da mercadoria.

  27. NOTA FISCAL ELETRÔNICA Benefícios para as administrações tributárias: Aumento na confiabilidade da Nota Fiscal; Melhoria no processo de controle fiscal, possibilitando um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos; Redução de custos no processo de controle das notas fiscais capturadas pela fiscalização de mercadorias em trânsito; Diminuição da sonegação e aumento da arrecadação; Suporte aos projetos de escrituração eletrônica contábil e fiscal da Secretaria da RFB (Sistema Público de Escrituração Digital – SPED).

  28. CERTIFICAÇÃO DIGITAL Um certificado digital é um arquivo eletrônico que identifica quem é o seu titular, pessoa física ou jurídica, ou seja, é um Documento Eletrônico de Identidade. Cartões e-CPF e e-CNPJ aprovados pela Secretaria da Receita Federal.

  29. CERTIFICAÇÃO DIGITAL A Certificação Digital, utilizada nas transações eletrônicas garante: • Privacidade nas transações • Integridade das mensagens • Autenticidade • Assinatura Digital • Não-repúdio (não poderá ser negada pela parte que a utilizou)

  30. NORMATIZAÇÃO INTERNACIONAL Sistema contábil não homogeneo em nível internacional PRINCIPAIS FATORES: • Globalização • Empresas multinacionais • Usuários internacionais • Mercados de capitais • Comércio mundial • Moedas distintas • Auditoria internacional • Crises financeiras

  31. NORMATIZAÇÃO INTERNACIONAL Problemas contábeis para empresas multinacionais: • Distintas Moedas • Preços de Transferência • Diferentes Legislações Fiscais • Consolidação de Balanços • Culturas Distintas • Inflação

  32. NORMATIZAÇÃO INTERNACIONAL  Consolidação de Balanço em empresas multinacionais: • Quais os riscos de diferentes informações contábeis? • A informação contábil serve para o planejamento estratégico? • Que informação necessitam usuários globalizados?

More Related